KIT Ambiente de Desenvolvimento Portátil

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
Angelo Rocha  Membro De: Fortaleza - CE - Brasil  Postagens: 613
Em fevereiro quando começamos a reformular o XOOPS Brasil eu, como todo mundo, queria sair para curtir o feriadão de carnaval, não gosto muito de notebook e todas as minhas ferramentas de trabalho estão em meu computador de casa, bom, eu saí.

Um grande problema que vejo em trabalhar no chão é que todas as nossas ferramentas ficam presas as nossas máquinas, seja ela seu notebook ou seu desktop, o que é bastante ruim, pois como possuo uma instalação XOOPS de teste no meu computador com muitos módulos alimentados para desenvolvimento de temas ou estudo se torna um problema quando mudava de computador, foi o que aconteceu.

Diante deste problema resolvi testar uma ferramenta desenvolvida pelo usuário kris_fr o administrador do portal xoofoo, o XOOPS Mini Server.

Esta ferramenta é baseada em outra solução, com o mesmo propósito, chamada Unifor Server, porem com algumas modifucações, o download deste software pode ser feito neste link.

O pacote acompanha os seguintes recursos: Apache 2.2.22 MySQL 5.6.4 m7 PHP5.3.11 RC1 MiniPerl MemCached 1.6.0-dev OpenSSL 1.0.1 Fake Sendmail v32 Adminer 3.3.4 BigDump 0.34b APC Cache 1.2.9 eAccelerator 1.0 svn427 NuSphere PhpExpress 3.0.2 ionCube PHP Loader 4.0.14 Debug 2.2.0 RC1 Suhosin 0.9.33

Não sei por qual motivo ele não colocou o phpmyadmin para gerenciar o mysql, acabei por criar um fork para mim, que sempre estou modificando, acrescentei para meu uso o SqlBuddy, que acho bem mais amigável que o phpmyadmin dentre outras firulas.

Sim, o fim da história, acabei adotando este servidor para meu uso particular, hoje não uso mais o WAMP, xammp, vertrigo e, etc. Peguei meu hd externo e taquei o servidor lá dentro onde ele roda todas as minhas aplicações.

Vale lembrar que o servidor roda por padrão na porta 8101, e o MySQL não me recordo, mais ele trás estas informações na index da página inicial que é executada, falo que não lembro porque para mim alterei para as portas default, ou seja, internet 80 e MySQL 3306, mais isso não impede o uso, alterei por motivos pessoais meus.

Quando você baixar o pacote basta extrair ele em uma pasta e executar um aplicativo que tem na raiz, ele vai mostrar um ícone na bandeja então você clica nele em seguida na opção de startar o servidor, pronto!

Os arquivos dos seus portais devem ficar na pasta www, para acessar no browse a lista de seus projetos basta ir no enderoço de local serviço de hospedagem e digitar "server.php" ou ir no endereço que tem no rodapé.

Bom galera, achei importante compartilhar isso com vocês, espero que seja útil pois para mim esta sendo bastante, até mais.
Angelo Rocha  Membro De: Fortaleza - CE - Brasil  Postagens: 613
Há! Ja ia esquecendo, no portal citado ainda é possível baixar um pacote com um monte de navegadores portateis também, para testes de compatibilidade.

Ele trás alem de navegadores mais modernos as versões do Internet Explorer mais antigas, vale apena conferir:

http://labs.xoofoo.org/modules/news/

Clica lá em Pack Browsers e o download inicia.
Antonio Carlos  Ocasional De: Mairiporã - São Paulo  Postagens: 23
Angelo esse ambiente funciona com linux também?
Angelo Rocha  Membro De: Fortaleza - CE - Brasil  Postagens: 613
Não, somente para windows.

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 27 visitantes neste momento... (20 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 27

outros...

Banner XOOPS Cube