SEO, otimização do XOOPS para motores de busca

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
Edu Oliveira  Regular De: Belo Horizonte - MG - Brasil  Postagens: 43
volto a perguntar pois tudo que me disseram falhou e no outro tópico ninguem mais responde, então vamos la, alguém por acaso conhece algum texto que fale como otimizar portal em XOOPS? consigo colocar qualquer portal na primeira página do google, menos os feito em XOOPS e eu sei que é possível pois este mesmo é um que tudo que você digita a respeiro de XOOPS ele sai na primeira página, até agora estou quebrando a cabeça com as urls amigaveis, tudo que eu tento da erro, mesmo fazendo o passo a passo que a comunidade me passou aqui, levou uns anos para mim aprender a "tatear" pelo XOOPS e acredito que começar agora com outro CMS seria ainda pior, pois fazendo comparaçoes acabamos por crer que o XOOPS realmente tem mais recursos mas o problema é, vivo de portais, não entendo muito de PHP pois todos sabemos que não precisa ser o genio do PHP para criar um bom portal rssrs, só que http://meusite.com.br/modules/smartfaq/phphistory?ide=?2165456132165156135165 não me ajuda nada a ganhar posiçoes no google, e sabemos que um portal fora dos buscadores é a mesma coisa que não ter um site. acho que estamos nos preocupando tanto com módulos, tanto com temas e outras coisas e nos esquecendo do primordial, um portal que seja visivel aos motores de busca, afinal tem portal bem "feinho" por ai ocupando as primeiras posições, acho que para o XOOPS ser completo precisamos pegar nesse ponto, urls amigaveis e dicas pros motores de busca, e tenho certeza que essas informaçoes não iriam beneficiar só a mim, pois não é atoa que todos estamos aqui, estamos para aprender, ensinar e melhorar esse CMS querido por todos nos, vamos lá gente, alguém ai sabe como melhorar nas buscas?

Editado Tirado caps do titulo. Para melhor leitura
Carlos Eduardo Santana Lorenzon  Participativo De: Florianópolis - SC - Brasil  Postagens: 123
Bom para deixar os módulos mais agradáveis aos buscadores deve ser feita uma boa de uma alteração nos mesmos.

Em alguns módulos eu deu uma tapeada nada que resolva 100% os problemas (liaise e conteúdo) porem isso leva tempo e hoje tempo é $$$.

Como meu ganha pão não é desenvolvimento de portais não consigo tempo para trabalhar nisso, leva bastante tempo estudar o código do módulo ver aonde ele gera as URLs, aonde gera os meta dados para depois fazer uma rewritealização (palavra inventada agora).

Um grande problema que enfrento em várias comunidades que participo, não estou dizendo que é seu caso.

é a falta de incentivo, não digo incentivo financeiro digo incentivo a filosofia open source.

Dar um exemplo da comunidade CentOS que faço parte e sou administrador.

Lá a gente faz scripts, aplicativos e libera para os usuários resolverem seus problemas, de configuração de samba, kernel, apache, PHP enfim tudo relacionado a Servidores.

Estes usuários pegam estas soluções feitas gratuitamente e de código aberto, fecham o código mudam o nome e vendem como soluções deles, nenhum mérito a comunidade, o cliente nem sabe da existência da comunidade, acha que a empresa ou eupresa do cara que desenvolveu a solução.

O mundo open source precisa do incentivo para continuar crescendo.

Mas para todos os outros casos existe o mastercard.

abs Desculpa o desabafo mas é algo que realmente me incomoda. (nada pessoal)
Edu Oliveira  Regular De: Belo Horizonte - MG - Brasil  Postagens: 43
Ótimo Lorenzon? Cara entendi o desabafo e concordo 100% com tudo que você disse, mas falta incentivo de outro lado tb, agora a pouco estava no tópico da Lucimara que esta com problemas no tema, tipo se uma pessoa que entendesse realmente de XOOPS e fizesse um único tema comentado para novatos ela não estaria precisando de uma receita de bolo, aposto que estaria aprendendo, entendeu? tipo ao inves de pegar scripts prontos (embora são muito uteis Hehe) aprender o basico de como funciona para também criar, e não só sugar dos outros, agora como vai haver colaboração de todos se não temos material para começar a aprender, por exemplo, meu portal deu problema no bloco, então eu posto aqui e alguém me diz como arrumar, quando na verdade eu quero é aprender a arrumar, não seria mais lucrativo para todos? Cansei de ver por ai, a pessoa tem uma duvida e alguém indica um portal em ingles, nem todo mundo fala ingles e traduzir páginas com scripts fica uma coisa meia sem nexo para quem não entende, então para finalizar, queria focar de novo nisso, se um, eu digo só um, se dispuzer a explicar e comentar um módulo bem simples, pequeno para não dar muito trabalho para ele, explicar o funcionamento basico e tal, vamos poder aprender e também contribuir para a comunidade, ao inves de ficar apenas sugando, queremos aprender, mas não tem com o que, abraço valeu!

Lembrando que sou totalmente contra a tirar os creditos de quem fez melhorias ou o script.
Andrax  Ocasional   Postagens: 27
Concordo com você que temos deficiências no que quesito documentação, mas de certa forma cada dúvida tirada no fórum serve de certa forma como uma maneira de explicar como funcionam as coisas... sempre que respondo uma dúvida, imagino que a pessoa vai buscar entender a solução apresentada e caso não entenda vai perguntar... e com certeza explicarei o porque de fazer daquela maneira! (isso quando já não o faço no tópico).

Sim, existe material explicando, mas como você sitou boa parte se encontra em inglês(ou outras linguas), temos algumas poucas coisas já traduzidas, mas que necessitam de uma revisão antes de serem compartilhadas... (já estou devendo isso a um tempão! :-/), mas vamos torcer para que 2011 seja um ano especial para o XOOPS, afinal ele faz 10 anos nesse novo ano, e que consigamos levar a comunidade a um novo patamar, melhorando em todos os sentido possíveis principalmente no quesito documentação!

Abração.
Carlos Eduardo Santana Lorenzon  Participativo De: Florianópolis - SC - Brasil  Postagens: 123
Temos que dar uma liberada em algum wiki, acredito que seja a maneira mais eficaz de conseguirmos uma boa documentação.

Acredito que assim todos poderão conforme vão aprendendo a colocar na wiki.
Edu Oliveira  Regular De: Belo Horizonte - MG - Brasil  Postagens: 43
Lorenzon, Amdrax, Primeiro de tudo, quero deixar claro que o que eu disse acima é uma critica sim, mas não ao portal e nem aos membros, de forma alguma eu pode faze-la, uma vez que essa comunidade e outras mais, são ainda as únicas fontes de informações sobre o XOOPS, fazem aqui um ótimo trabalho, afinal sem as comunidades aposto que a maioria já teria desistido.

Farei uma observação ao que tenho lido na comunidade, tornar o XOOPS o maior e o melhor CMS já feito (na minha opinião já é), é claro que isso é possível, mas não com tão poucas pessoas, não quero ser rude aqui de nenhuma maneira, e nem desmerecer o trabalho que fazem aqui, queria apenas que debatessem entre vocês se o que estou pedindo faz ou não sentido. Para uma familia que mora na praia não morrer de fome, deveriamos da-los uma vara para que pudessem pescar ou alimentalos com peixes todos os dias?

Eu mesmo faria o que estou pedindo, se soubesse fazer, como eu disse estou a 5 anos no XOOPS, e não consigo progredir muito devido a falta de informação, aprendi muita coisa, erros de instalação, módulos em branco, deixar a template da forma que eu quero, colocar umas páginas em html no XOOPS, mas isso não basta, por exemplo, se preciso colocar um cupom no anuncio de algum cliente já não sei por onde começar, e posso garantir a vocês que não aprendi mais por falta de vontade, pois descobri a comunidade agora, os anos atras foi só quebrando a cabeça sozinho mesmo, agora que encontrei vocês quero ir mais longe do que consegui ir sozinho. Pensem comigo

images <!-- Esta pasta guarda as imagens do módulo --> header.php footer.php index.php blocks <!-- Configuração dos blocos -->

Mesmo devagar, um micro módulo, sendo comentado pouco a pouco, sei lá uma vez por semana, orientando o que cada função faz, o que chama as urls, como esse módulo se conecta ao banco de dados, digo assim, para não sobrecarregar ninguem, pensem bem, quando todos aprenderem a criar um módulo, ai sim o XOOPS sera o maior CMS do mundo!

abraço a todos
Carlos Eduardo Santana Lorenzon  Participativo De: Florianópolis - SC - Brasil  Postagens: 123
É que assim, antes de podermos ensinar a criar um módulo, temos de ensinar a programar em PHP.

Pois para fazer um módulo em XOOPS precisa dos requisitos.

Saber PHP Saber conectar banco de dados MySQL com o PHP Orientação a objetos Trabalhar com smarty templates (esta etapa não é obrigatória, porém ideal)

Para ai sim podermos ir para a segunda etapa que seria mostrar estrutura de um módulo

Mas concordo contigo, este tipo de material com certeza seria de grande ajuda para a comunidade e ao XOOPS em geral.

Mas meu tempo assim como acredito que o tempo do camarada também é escaço. Fica muito complicado fazer tais materiais.

Oque conheço de XOOPS aprendi vendo estruturas de módulos prontos, não conheço muita coisa mas oque aprendi é analisando trechos de códigos.

Aconselho quem quer aprender a trabalhar com módulos dar uma olhada nos módulos da Mastop (o publish e o go2), pois os mesmos são bem fáceis de entender, pela maneira como foram feitos.

Mas vou ver de fazer alguns artigos de themes e módulos.
Andrax  Ocasional   Postagens: 27
Como disse antes, esse material já existe, mas a grande maioria ou não está atualizado, ou ainda não foi traduzido.

Acredito que um WIKI deve ajudar bastante nesse sentido... Vou aproveitar que nesse início de ano terei um pouco mais de tempo livre por conta das férias na faculdade... e providenciar a instalção do Wiki(entre outros módulos já prometidos), bem como uma revisão e liberação de alguns conteúdos disponíveis.

Ainda assim vou ficar na expectativa para ver os artigos do camarada.
Carlos Eduardo Santana Lorenzon  Participativo De: Florianópolis - SC - Brasil  Postagens: 123
Definindo o wiki, pode deixar o mesmo que eu instalo e crio algumas categorias, assim dividimos o trabalho

eu voto no dokuwiki, por ser simples de administrar e armazenar em arquivos os dados.

e o módulo dokuwiki venho usando a um tempo e esta dando conta do recado.
Edson Oliveira  Membro De: R. Liberdade, Centro, Atibaia - São Paulo, BR   Postagens: 730
Não sei bem se é o caso, mas o meu portal não tem nada de urls amigaveis (é claro, que não pode se fazer comparação ao que você quer) mas está normalmente na primeira página do Google digitando "xoops", mas reparei que dependendo módulo já ajuda, vou dar um exemplo, tenho o módulo wfdownloads(1ª página do googlecom "xoops") instalado no meu portal, nestas de ficar mudando de servidor resolvi alterar para TDMDownloads cai para a 4ª e cheguei a ver na 7ª página do google, voltei para o wfdownloads 1ª página dnovo, isto com 10 portal por página. Então não é exatamente só as urls amigaveis que faz a otimização, e sim o módulo que é produzido o portal e suas periodicas atualizações do conteúdo do site.

Citando:
. não entendo muito de PHP pois todos sabemos que não precisa ser o genio do PHP para criar um bom portal rssrs, só que http://meusite.com.br/modules/smartfaq/phphistory?ide=?2165456132165156135165 não me ajuda nada a ganhar posiçoes no google, ...
Eu também não entendo nada de PHP, eo que entendo foi no proprio XOOPS msm, é alterando coisa para ver o resultado e fazendo busca no Google para ver como é o que se deve ser alterado no código. E por falar nisto estou fazendo um hack para o módulo TDMDownloads com endereço com o nome da categoria e do nome do título do arquivo, que acho que seria algo que você imagina @Eduardo. Estou trabalhando nele ainda, mas talvez até final de semana eu libero para vocês verem um demo de como vai ficar, a alteração é simple uma linha em um arquivo do módulo e umas linha no .htacces.
Edison Pinho  Iniciante   Postagens: 9
Edu Oliveira, à algum tempo atrás, fiz a tradução do material do @kaotik, que é o Construir um módulo, o camarada iria fazer essa conferência, acredito que ele não conseguiu tempo devido a faculdade, se alguém poder conferir a tradução e passar para ele, acho que já ajudaria bastante e acredito que ele colocaria aqui no XOOPS para o pessoal baixar e ter um material para se aperfeiçoar e começar a aparecer gente criando módulo aqui no Brasil.

O material está com o original e a tradução.
Edu Oliveira  Regular De: Belo Horizonte - MG - Brasil  Postagens: 43
Vou dar uma repassada na tradução, lembrando que apenas a tradução, uma vez que não entendo muito de php, bem mal o basico, mas obrigado a iniciativa, é disso que nos precisamos!

Citando lá em cima, aprendi html, css, MySQL fazendo portais, sempre dou uma estudada no PHP mas é meio ruim entender quando não sabe o que o script faz, então acredito que construindo um módulo sabendo para que é cada coisa da para se aprender PHP também para quem quiser etudar e tiver força de vontade, afinal na pratica é mais fácil aprender. Assim que terminar dou um toque
Angelo Rocha  Membro De: Fortaleza - CE - Brasil  Postagens: 613
Só complementando o que foi mencionado sobre documentação de criação de módulos. Realmente conteúdo em português é complicado, raridade, mais em inglês tem muita coisa boa.

Essa documentação do kaotic está muito boa e ajuda bastante, mais se não souber PHP e pelo menos o básico de MySQL não rola.

Comece pelo começo, aprenda o php, depois da uma olhadinha em smart PHP e tudo acabará bem! XD

Outra coisa, um material que gostei muito, inclusive aqui e ali assisto de novo, é um mini curso da XOOPS ES.

São vídeo aulas mostrando o passo a passo da criação de um módulo, vale apena dar uma olhadinha.

http://www.esxoops.com/modules/content/

São os últimos links.
Edu Oliveira  Regular De: Belo Horizonte - MG - Brasil  Postagens: 43
Fala camarada legal cara?

Ta ai uma coisa que eu siceramente não sabia, de que os módulos interferiam na colocação, ótimo saber disso, agora que você falou estou voltando a fita, eu ainda não tinha atinado, estou usando o AMS para colocar conteúdo no portal, todas vez que você digitava um titulo do meu artigo ele aparecia na primeira página, agora que você falou estava aqui raciocinando, depois que instalei mais módulos o meu portal praticamente sumiu do google, nem o AMS que até então mostrava os artigos na primeira página esta mais aparecendo, agora a coisa ficou curiosa Hehe, também uso o TDM Downloads, por alguma razão o WF não funciona no meu XOOPS 2.5, o hack de que você falou seria muito bem-vindo.
Edison Pinho  Iniciante   Postagens: 9
não estou criticando, apenas colocando o meu pensamento, e aceitando criticas.

Tenho visto o pessoal falando das matérias a serem colocadas aqui no XOOPS, de que os usuários tenha que ter conhecimento de uma ou outra linguagem senão seria muito complicado para eles; Não seria mais produtivo que o próprio usuário optar por baixar o material ou não, pois como saber se os usuários tem ou não conhecimento.

Com isto, talvez, aumentasse o números de acesso aos conteúdo com maior dificuldade trazendo pessoas com maiores conhecimentos para nos ajudar a entender melhor o nosso XOOPS.

Quem tem que ter preocupação é o usuário e não os postadores de conteúdo.
Edu Oliveira  Regular De: Belo Horizonte - MG - Brasil  Postagens: 43
Tudo ótimo?

Então cara, acho que você não entendeu o que o Lorenzon disse, quando falou de ter que saber PHP é porque realmente é obrigatorio entender PHP para se criar um módulo, eu sei o basico do php, mas nada sobre o funcionamento dos módulos, então ele mostrando como funciona bem explicado a estrutura de um módulo, quem realmente quiser aprender corre atras de aprender PHP entendeu? O que estão explicando a respeito dos módulos é o que cada arquivo faz, então no meu caso, como já sei o basico do php, agora vou ter a oportunidade de saber direito como funciona um módulo e vai ficar facil, mas o que eles disseram é fato, sem aprender PHP só iriamos copiar um módulo e não criar, e não é linguagem essa ou aquela, uma vez que o XOOPS é baseado em php, valeu, só queria esclarecer, afinal não vamos desanimar os caras que estão tentando nos ajudar! Lembrando mais uma vez que sabendo como funciona um módulo, nos possibilita tanto criar um, quanto alterar a gosto os já existentes.
Dilmar Schmitter  Participativo De: Curitiba - Paraná - Brasil  Postagens: 99
Esse assunto também me incomoda muito! Alguns clientes meus desistiram, desanimaram por não aparecer na busca do Google.Tem portais que fazemos, cadastramos do mecanismo de busca do Google (gratuito) e nunca aparece nas pesquisas ou se aparece aparece muito longe... resumindo o que o colega camarada falou sobre por

Exemplo:

o módulo wfdownloads, tenho um portal que é PageRank 1 no google, aparece em primeiro sempre http://www.sindsec.com e talvez seja pelos módulos ou pelo domínio (.com) nunca cadastrei ele em nada e aparece na primeira posição... Precisamos entender esse funcionamento, Vou as escuras por enquanto, coloco alguns scripts do google, para ver se de alguma forma ele "captura" o portal (talvez seja coisa de novato apressado, prá não falar "burrice" minha) mas como não temos uma fonte de pesquisa maior ainda, vamos "tateando" e tentando acertar! Aos feras do XOOPS e PHP, desculpem a minha ignorância como novato se falei "besteira" (apesar de estar há uns 5 anos também no XOOPS) ah, e tem esse negócio agora de "link patrocinado" me interessei em aprender mais sobrei isso, acho que é um caminho.
Edu Oliveira  Regular De: Belo Horizonte - MG - Brasil  Postagens: 43
Vou dar uma repetida rapida para gente não perder o foco, eu coloco qualquer portal na primeira página, menos os portais feitos em XOOPS, vou te explicar, eu sei em partes (não tenho certeza de algumas coisas) do que o XOOPS precisa para ser otimizado, o problema maior é como fazer as alterações, pode te afirmar com toda a certeza pois estou falando certeza depois de milhoes e anos de textes que o titulo e a descrição da página contam pelo meno 80% na hora do Google indexar o seu portal, o XOOPS tem o mesmo nome para cada página e isso já ferra tudo, outra coisa que eu reparei, sabe o módulo AMS? O Google estava indexando todos os meu artigos, e eu construindo o meu portal, de repente notei que de uns dias para ca o Google passou a me ignorar totalmente, agora como falou o camarada e tal do módulo WF Downloads, estava voltando a fita e a fixa está caindo que depois que eu instalei esse módulo e mais dois que passei a ser ignorado, e agora Hehe? como resolver um problema que você não sabe nem por onde começar! estou contigo e não abro, hoje em dia cliente que não tem o seu portal no Google não quer o portal, ou a sua empresa para fazelo rHehe resumindo, o XOOPS esta se tornando inviavel para quem vive de webdesigner! Alguma ideia do que eu possa fazer para melhorar o meu portal nas buscas? http://grupobrasilonline.com.br se alguém quiser dar uma olhada e apontar os erros que achar que deve vou ficar agradecido, abraço a todos.
Andrax  Ocasional   Postagens: 27
você utiliza as ferramentas do Google analytics e o webmaster tools? Geralmente se consegue ter ideia do que está acontecendo com o portal a partir das informações disponíveis lá.

Recomendo que dê uma estudada no assunto, qualquer coisa é só falar
Edson Oliveira  Membro De: R. Liberdade, Centro, Atibaia - São Paulo, BR   Postagens: 730
Citando o que o nosso amigo camarada escreveu Citando:
ferramentas do Google analytics e o webmaster tools?
Ajuda a você a tem as palavra que são buscadas no seu site.

No portal do Google "Ajuda do Ferramentas do Google para webmasters" tem um arquivo PDF Otimização do mecanismo de pesquisa que ajuda a dar um melhorada no portal, lembrando qu não é só você qua esta vendo concerteza muitas pessoa já viram, então não espere milagres.
Edson Oliveira  Membro De: R. Liberdade, Centro, Atibaia - São Paulo, BR   Postagens: 730
Eu vi em um portal estes dias a seguinte situação para otimização, que é relevante a este arquivo PDF que citei antes: Evite exceder a quantidade de caracteres nos seguintes itens: Título - 90 (por ex. o Google mostrar somente 63 caracteres do seu título). Meta Keywords - 200 Meta Description - 250 (por ex. o snippet do Google mostrar somente 160 caracteres da sua descrição). Caso ultrapasse, não tem problema, só que não se fala se o itens que exede consta em na busca.

O PageRank funciona mais ou menos assim. Vou dar um exemplo o meu portal com a palavra "xoops" pois seguindo as metas palavras-chaves e descrição, o meu portal é um portal de "criação de portais, programação PHP, MYSQL, HTML, e etc num modo deste genero. onsirerando os PageRanks atuais: - xoops.eti.br - PageRank 3 - XOOPS.net.br - PageRank 5 - xoops.org - PageRank 8

Agora o exemplo, eu coloco o endereço do meu portal em 10 portais que tem o PageRank 0 e coloco o endereço do meu portal no xoops.org e XOOPS.net.br. Os endereços vão ser considerados um tipo de pontos, por exemplo, os portais que o PageRank 0 vai ser considerado com um ponto de cada site(pelo que eu entendi só vale um endereço por site), e o valor do ponto do xoops.org, vale tipo 8 vezes a mais e o do XOOPS.net.br 5 vezes mais que os portais com PageRank 0. Agora por exemplo portais que não são relacionados ao que meu portal oferece, vai ser considerado um endereço de PageRank 0, por exemplo o portal www.victoriassecret.com(foi o que vei na cabeça que sobre moda) este portal não tem nada haver com meu portal, então o ponto dele vale com um, mesmo tendo um PageRank 6. Então resumindo, Vale colocar endereço dos seu portal em vários outros portais? Sim vale, mais lembre se o portal tiver a mesma coisa que você oferece e tem um PageRank maior vai ser melhor para o seu portal subir de nivel.

Obs.: Eu sou apenas um curioso e o que eu citei sobre o PageRank, foi o que achei em vários portais e ia ficar enornme de grande o texto, então resumi ao minimo e que acho que vão entender.
Angelo Rocha  Membro De: Fortaleza - CE - Brasil  Postagens: 613
Ótima citação, explicou o pagerank de uma forma muito simples, entendi corretamente, engraçado, eu pensava que o rank se dava por visitação e não compreendia porque diabos um portal com mais de 800 visitas tinha pagerank 0 e outro com menos de 20 alavancou em dois meses pagerank 2.

Muito bom.
Guilherme  Regular De: Contagem-MG  Postagens: 50
Consegui colocar um portal que fiz em primeiro lugar traquilamente. Mas reescrevi todos os templates de todos os módulos

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 21 visitantes neste momento... (15 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 21

outros...

Banner XOOPS Cube