Incompatibilidades na alteração da versão do XOOPS

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
Dilson  Iniciante   Postagens: 7
Bom pessoal quero atualizar a versão do XOOPS e modificar o layout do portal que tenho on-line, porém, como já não entendo muito de XOOPS nem php, fico meio receioso em dar algum problema e não saber resolver, então, quero postar boa parte das minhas dúvidas aqui:

Estou com a versão do XOOPS 2.0.16 instalada tanto online quanto no servidor local (XAMPP), quero atualizar para a versão 2.4.4, que pelo que vi é a mais recente e estável no momento, certo? Então, como faço esta atualização online e local no XAMPP?

Além disso, estou com o seguintes módulos abaixo e Preciso saber se esta atualização vai ser incompatível com as versões deste módulos e quais as versões mais recentes e compatívéis com o XOOPS 2.4.4. Os módulos atuais são:

-System Admin 1.01 - Contact us 1 * - News 1.3 - Forum 2 * - Sections 1 - P'tites annonces 1.4 - RW-Banner 1.5 -multiMenu 1.7 -Pools 1.2 -Soapbox 1.51 -Formulaire 3.23 -Partners 1.1 * -Extcal 2.04 -Mastop Go2 1.0 * - Mastop Publish 1.1 *

* Atualmente não estão sendo usados, mas estão instalados no portal on-line.

Desde já agradeço pela atenção
Andrax  Ocasional   Postagens: 27
A melhor lista de módulos compatíveis com as versões mais recentes do XOOPS que eu conheço é a do babylonbyxoops... não está 100%, mas já é de grande ajuda.

Da sua lista aí eu posso adiantar alguns poucos. - News 1.3 ==> new 1.66 - Forum 2 * ==> CBB 3.08 - RW-Banner 1.5 -multiMenu 1.7 ==> multimenu 2.08 -Soapbox 1.51 -Extcal 2.04 ==> Extcal 2.08 -Mastop Go2 1.0 - Mastop Publish 1.1 (precisa de um hack)

Quanto a atualização, em primeiro lugar faça um backup completo do site(arquivos e base de dados), recomendo que faça primeiro um teste em 127.0.0.1 e só após verificar se algum problema ocorreu após a migração, realizar a migração no servidor... o procedimento para atualizações de versões do XOOPS 2.0.* (maiores que a 2.0.14) e da versão 2.2.* é o seguinte.

1. Após baixar e descompacte o arquivo... devem aparecer as pastas docs, extras, htdocs e upgrade. 2. Copie a pasta upgrade para dentro da pasta htdocs 3. na pasta htdocs apague o arquivo mainfile.php e as pastas install, templates_c e uploads 4. Envie todo o conteúdo da pasta htdocs para o diretório onde está instalado seu XOOPS, sobrescrevendo os arquivos existentes 5. Por questões de segurança é recomendável que você coloque as pastas xoops_lib e xoops_data fora do Document Root (public_html ou www), e com nomes diferentes. 6. Dê permissão de escrita no diretório xoops_data/cache e seus subdiretórios 7. Altere também as permissões do mainfile.php, dando permissão de escrita (chmod 755 ou desmarcar a opção somente leitura no windoes) 8. Se você tinha o Protector instalado no seu portal, abrao arquivo mainfile .php e remova as linhas
 include XOOPS_TRUST_PATH.'/modules/protector/include/precheck.inc.php'; include XOOPS_TRUST_PATH.'/modules/protector/include/postcheck.inc.php'; 
9. Acesse http://<o.endereço.do.seu.site>/upgrade e siga as instruções 10. Siga as instruções para atualização da sua base de dados. 11. Proteja de novo o arquivo mainfile.php (chmod 444) 12. Remova a pasta upgrade do servidor 13. Na área administrativa, atualize o módulo System.

Da sua lista de módulos, os mais antigos é provável que tenham problemas,

Exemplo:

news 1.3, multimenu, extcal, sections, etc. Recomendo uma estudada nos módulos lançados recentemente, alguns trazem alguns recursos bem interessantes.

Espero que consiga realizar a migração sem problemas, precisando de ajuda estamos ae.
Dilson  Iniciante   Postagens: 7
O procedimento para atualização é o mesmo tanto online quanto no servidor local (XAMPP)?

Atualmente estou com o portal online dentro de um diretório "htdocs" na raiz por erro de quem instalou. Para eu colocar o portal na raiz do ftp vou ter que alterar todos os endereços de páginas criadas no Xt_Conteudo, e também no banco de dados? Como proceder?

Grato pela atenção.
Andrax  Ocasional   Postagens: 27
Exatamente, o procedimento é o mesmo!

Xiii, tem muiiiitttoo tempo desde que utilizei o xt-conteúdo, para te orientar quanto a isso precisaria fazer uma instalação dele para lembrar Hehe, mas minha recomendação é que migre tudo para o mastop_publisher, é trabalhoso, precisa de uma pequena correção, mas é o ideal... alem do mais, o editor spaw que tem, no xt-conteúdo possui uma vulnerabilidade grave. (pode ser resolvido removendo o editor, mas ainda assim recomendo a migração para o Mastop Publisher )
Dilson  Iniciante   Postagens: 7
Com relação ao Xt_conteúdo, já tinha ouvido falar desta vulnerabilidade, como quero fazer um portal novo vou instalar o mastop_publish. Tem alguma recomendação para me dar com relação a esta mudança de Xt_conteúdo para Mastop_publish?

Quanto a questão que falei antes sobre subir o portal que está em uma pasta "htdocs" para a raiz, tenho algumas dúvidas:

- Como o portal que estou trabalhando é de notícias, terei que mudar o caminho de todas as notícias uma por uma? Quais as alterações que terei que fazer neste caso?

- Seria melhor instalar o XOOPS 2.4.4 e os módulos já na raiz e depois transferir o banco de dados?

- A instalação do XOOPS, dos módulos e banco de dados na raiz, iria atrapalhar em alguma coisa no portal que está online na pasta "htdocs"?

Mais uma vez agradeço pela atenção.
Andrax  Ocasional   Postagens: 27
não me recordo os detalhes da migração do xt-conteúdo para o Mastop Publisher... infelizmente nem ao menos lembro se é possível migrar de um para o outro automaticamente...

Mas com relação a migração da pasta htdocs para o diretório raiz, o procedimento é simples... mova ou copie os arquivos da pasta htdocs para o diretório raiz e depois edite no mainfile.php os itens XOOPS_ROOT_PATH e XOOPS_URL, removendo o diretório htdocs, tipo:

 define('XOOPS_ROOT_PATH', '/home/seusite/public_html/htdocs'); 
. define('XOOPS_URL', 'http://127.0.0.1/htdocs');


Ficaria assim:
 define('XOOPS_ROOT_PATH', '/home/seusite/public_html'); 
. define('XOOPS_URL', 'http://127.0.0.1');


Limpa-se o cache e a pasta templates_c (não apague o index.htm), para apagar referencias ao antigo endereço e pronto

A grande maioria dos módulos não será afetada por essa alteração, mas endereços que tenham sido colocados com o endereço absoluto no conteúdo não funcionaram mais... é possível ajustar isso utilizando o mod_rewrite do apache caso seu servidor dê suporte a ele.

É possível migrar o portal para o endereço raiz e manter o da pasta htdocs funcionando, porém se você pretende mudar o diretório para depois atualizar e manter o antigo como uma garantia, recomendo que criei também uma base de dados paralela para o segundo site(nesse caso você deve também alterar no maindile.php as informações do novo banco), assim as alterações realizadas no processo de atualização não afetarão nada na instalação já existente.

Ps:Recomendo que antes de fazer qualquer coisa faça um backup completo do site!

Bom, no mais é isso aí.
Dilson  Iniciante   Postagens: 7
Se eu quiser instalar o XOOPS 2.4.4 e os módulos atualizados na raiz, como se fosse a primeira vez, sem trabalhar na pasta "htdocs" iria alterar alguma coisa do portal que está online dentro desta pasta?

Pois assim, eu pode trabalhar no novo e manter o velho online e atualizado até a migração do banco de dados.

Pensei em fazer isso e depois alterar o arquivo mainfile.php e limpar o cache e a pasta template_c, mas não sei se pode, acho que sim, mas, estou inseguro.
Dilson  Iniciante   Postagens: 7
Tenho visto aqui alguns tópicos sobre atualização do XOOPS, inclusive, este aqui aberto por mim quando da migração para o 2.44, agora, quero migrar deste para o 2.5.0 e tenho algumas dúvidas:

1- Tem alguma mudança na migração do 2.4.4 para 2.5 por ser de uma versão não tão antiga para a mais nova? Como fazer e se tem alguma recomendação especial?

2- Li em outro tópico que está existindo uma incompatibilidade de módulos com o XOOPS 2.5. Atualmente meus módulos são:

-System Admin 2 - News 1.66 - Forum 2 * - Sections 1 - P'tites annonces 1.4 - RW-Banner 1.5 -Pools 1.2 -Soapbox 1.51 -Partners 1.1 * -Extcal 2.04 * -Mastop Go2 1.0 - Mastop Publish 1.1

* Atualmente não estão sendo usados, mas estão instalados no portal on-line.

Alguém saberia dizer se as versões destes módulos acima têm alguma incompatibilidade com o XOOPS 2.5?

3- Posso reaproveitar o mainfile.php da versão atual online já que ele está com as configurações, inclusive, o caminho das pastas xoops_lib e XOOPS data?

Desde já agradeço pela atenção
Andrax  Ocasional   Postagens: 27
1 - O processo de atualização e gerenciável via sript que vem com o pacote, que também possui as instruções(em inglês), aqui no fórum temos alguns tópicos ensinando o passo a passo do procedimento(é bem simples)

2 - Infelizmente, não tenho informações referentes as versões dos módulos, a recomendação mais segura é fazer uma instalação em paralelo da versão mais recente do XOOPS e testar todos os módulos, caso tudo funcione adequadamente, você parte para a atualização.

3 - O próprio script de atualização fará as alterações necessárias no arquivo mainfile.php, para isso ele pede que seja concedida a permissão de escrita no arquivo antes de iniciar o processo (Para maiores detalhes sobre o procedimento de atualização faça pesquisa aqui no portal, existem alguns tópicos tratando sobre o assunto)

No mais, por enquanto é isso aí... qualquer dúvida é só dar um grito.

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 21 visitantes neste momento... (13 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 21

outros...

Banner XOOPS Cube