Rede Doméstica: o que você precisa para montar uma

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
 
Administração  Membro   Postagens: 2360

Rede Doméstica: o básico do que você precisa ter e/ou saber

Antes de comprar seus componentes de rede, você deve aprender os conceitos básicos. Você não precisa memorizar todos esses conceitos para aproveitar os benefícios da rede doméstica, mas pode se reportar a eles para compreender o crescimento da tecnologia. Lembre-se, quanto mais você compreender agora, menos você precisará da opinião de outras pessoas, ou pagar para que um técnico possa ajudar.

Rede Doméstica — Glossário Básico

Redes sem fio 802.11

Esses são os tipos mais comuns de redes sem fio, geralmente chamadas de redes Wi-Fi ®. Há três variedades de redes sem fio 802.11: 802.11a, 802.11b e 802.11g. Há também a Bluetooth ® ativada pela rede sem fio, embora possa não ser uma ótima opção de escolha para servir como backbone para grandes transferências de dados entre múltiplos computadores. A tecnologia Bluetooth oferece muitas vantagens para conectar computadores com dispositivos menores como impressoras e câmeras. Quando as pessoas se referem a "rede doméstica sem fio," falam sobre uma das 802.11.


Ponto de acesso (ou Access Point)

Muitas redes 802.11, chamadas de redes de infra-estrutura, usam uma peça central de hardware chamada de ponto de acesso. Os pontos de acesso ou APs são os hubs, roteadores , ou bases de estações. Você também verá termos como gateway residente ou Dispositivo de gateway de internet na documentação. Apesar do número de sinônimos, todos significam a mesma coisa em rede sem fio. Todos os computadores em rede se comunicam através desta peça de hardware. Um ponto de acesso age como um tipo de estação central que gerencia cada peça entre os computadores.


Ad hoc

Uma pequena porcentagem de redes 802.11, chamada de redes ad hoc, usam comunicação direta computador a computador. Uma rede ad hoc permite que os computadores "conversem" (enviem dados) diretamente entre eles.

Para uma rede ad hoc funcionar, cada computador na rede precisa de uma placa de rede sem fio instalada e você deve configurar suas placas de rede sem fio (instalada em cada computador da rede) no modo Ad Hoc.


Software antivírus

Não é a mesma coisa que firewall. Você precisa dos dois. O Firewall serve para ajudá-lo a manter os invasores e softwares perigosos longe de seus computadores; o software de antivírus serve para ajudá-lo a manter os vírus longe do computador e informar sobre o que fazer caso isso aconteça. O Firewall, por exemplo, não pega vírus enviados por e-mail.

Como sempre há ameaças de hackers criando vírus e outros problemas com os programas de software, você precisa manter seu antivírus sempre atualizado. Muitas empresas fazem excelentes softwares antivírus e atualiza-o regularmente. Se algum vírus novo chegar em seu computador, o software irá informar sobre ele e ajudará a excluí-lo.


Ponte

Uma rede com fio pode se comunicar com uma rede sem fio usando uma ponte de rede e ponte). Se você configurar uma rede sem fio 802.11, você provavelmente precisará compartilhar algo com sua rede com fio—uma conexão à Internet ou um dispositivo, como uma impressora. Quase todas as redes sem fio possuem poucas conexões com fio em qualquer lugar. Isto significa que você precisa traduzir os dados de uma rede à outra. Tradicionalmente, este serviço foi feito por uma peça de hardware chamada ponte. Atualmente, muitos roteadores são usados para fazer esse serviço e não precisa mais utilizar as pontes. Você ainda vai ouvir a equipe de vendas falar sobre pontes. O Windows XP e o Windows XP Service Pack 2 possuem essa capacidade de ponte embutida.


DHCP

Você já deve ter entendido como o Protocolo de Configuração Dinâmico (DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol) funciona com sua rede doméstica por anos, mas este termo pode surgir em discussões sobre conexões de rede sem fio e Internet.

Se você tiver um ponto de acesso que atue como uma roteador em sua rede sem fio, o DHCP ativa o roteador para atribuir um endereço de Protocolo de Internet (IP) temporário aos computadores em rede quando você estiver online. Muitos roteadores de banda larga realizam bem essa função, mesmo as unidades que não vem com hub embutido.

Ao solucionar problemas de conexão de Internet ou configurar um equipamento de conexão à internet sem fio, você deve se deparar com esse termo.


Compartilhamento de arquivo

Um dos benefícios da rede doméstica e também da rede de pequenas empresas é o compartilhamento de arquivos. O compartilhamento de arquivos é mais simples do que parece—mais de um computador e mais de um usuário podem compartilhar o acesso a um arquivo.

Quer ouvir músicas de um computador em outra sala? Você usará o compartilhamento de arquivos. O mesmo ocorre se você quiser assistir a um filme enquanto o mesmo não está armazenado onde você acha que estaria (talvez você queira assisti-lo em um monitor maior ou mesmo em sua TV). Trabalhe junto em um projeto e atualize arquivos ou planilhas — Compartilhe os arquivos.

Muitos usuários iniciantes de rede domésticas se surpreendem ao descobrir como podem economizar tempo—usando esse recurso básico de rede. Compartilhar filmes, músicas, fotos e outros arquivos apenas concluem o negócio.


Tecnologia de Firewall

O Firewall faz muitas coisas. Eles ajudam na segurança de seu PC agindo como guardião, fazendo co que apenas dados aprovados entrem e saiam de seu computador. Os dados vêm em pequenos pacotes (são mesmo chamados de "pacotes" — um dos termos técnicos que mais aparece em computação). O firewall verifica cada permissão de pacote antes de proceder. Os computadores permitem a entrada e saída de dados através das portas. Você pode virar seu computador para baixo para ver as portas; uma metáfora da engenharia. O Firewall abre e fecha as portas. Você decide quais portas permanecem abertas e quais programas podem ser usados. O Firewall ajuda também a ficar de olho em seu computador, ajudando a proteger as informações particulares.

O Microsoft Windows XP inclui um firewall embutido, mas muitas empresas vendem seus próprios firewalls, que você pode instalar e executar em computadores com o Windows XP. Os fabricantes de equipamentos de rede também incluem firewalls nos produtos vendidos.

Você deve executar um firewall para cada equipamento em uma rede, mas não deve executar mais de um em qualquer computador. Se você tiver um firewall instalado em um computador com o Windows XP e ambos os firewalls estiverem ativados, você pode ter conflitos entre os dois. Você pode perder grande parte da velocidade de computação, especialmente ao fazer o download de arquivos da rede ou da Internet.


Hub

Um hub de rede é como uma roda. Ele liga as linhas de comunicação de um local central, fornecendo uma conexão comum a todos os computadores e dispositivos de sua rede. Com um hub, seus computadores estão conectados um ao outro, mas eles não transmitem os dados tão rápido quanto com um dispositivo chamado switch. Quando você expandir sua rede para mais de quatro computadores (um bom número), a falta de velocidade do hub se tornará mais aparente e você pode querer alterá-lo para um switch. Você pode usar um hub ao invés de um switch; você economizará dinheiro, mas tornará o sistema mais lento.


Endereço IP

Um endereço de Protocolo de Internet (IP) é uma sequencia de números única que identifica seu computador e se parece com isto: 192.168.0.99—quatro conjuntos de dígitos separados por pontos. Um endereço IP é como número de telefone fixo para um telefone específico. O endereço IP de seu computador será trocado cada vez que você entrar na internet através de uma rede diferente, portanto não pense que o endereço IP de seu trabalho é o mesmo do de sua casa. Desde que os "servidores" que enviam os dados de e para a internet saiba para onde está enviando as coisas, eles precisam de uma maneira de identificar qual computador possui cada dado.

Se estiver falando com um técnico sobre sua rede, sobretudo sobre conexões de internet, você deve perguntar pelo seu endereço IP. Você certamente não precisará memorizá-lo, mas às vezes ele ajuda a saber algumas informações.


Latência

Latência é o tempo que um computador gasta ao esperar pelo download (ou outra solicitação de dados) começar. É bem diferente de largura de banda. A largura de banda é o tempo necessário para mover cada dado. Se você tiver baixa latência ou conexão "low ping", seu download começará antes. Se você tiver uma conexão de largura de banda alta, seu download terminará antes. Pense numa mangueira de jardim versus uma mangueira de bombeiro: se a mangueira de jardim for executada antes, ela terá "latência" mais baixa do que a mangueira de bombeiro. Mas a mangueira de bombeiro esguicha mais água, portanto sua "largura de banda" é maior.


Roteador NAT com rede sem fio

Quando você tiver uma rede com fio (como Ethernet®) e também tiver uma sem fio, você pode ligar as duas através de um roteador NAT com suporte sem fio. Este é um roteador NAT com ponto de acesso 802.11 e ponte embutidos. Algumas vezes são chamados de roteadores cabo/DSL com suporte sem fio. Na loja, leia cuidadosamente a embalagem para certificar-se de que está obtendo o melhor para você no que diz respeito a roteador. Unidades combinadas como estas não estão informadas no rótulo como deveriam.

Com este tipo de roteador, você pode aproveitar todos os benefícios de permanecer online em computadores conectados de formas diferentes: com fio ou sem fio. Por exemplo, você deve ter uma rede Ethernet pequena com uma conexão à Internet em casa e ocasionalmente você traz o laptop do trabalho para casa. Você precisará de uma conexão a Internet sem fio para o laptop para obter arquivos e ler e-mails. Um roteador NAT com suporte sem fio permite que você conecte aquele laptop em sua conexão à Internet de casa.

Ao comprar um roteador, você deve comprar uma placa de rede (adaptador) para cada computador. Isto pode produzir algumas economias na rede, nos custos do hardware, mas a centralização dos dispositivos de hardware é o principal benefício.


PC Card (ou cartão PCMCIA)

A Associação Internacional de Cartões de Memória de Computadores Pessoais (PCMCIA) desenvolveu a Placa PCMCIA —geralmente chamada de Placa PC. Do tamanho de um cartão de crédito, é a placa no laptop que você pluga a conexão de rede.


PCI

As conexões do Interconector de Componentes Periféricos (PCI – Pheriferical Components Interconnector) e o Barramento Serial Universal (USB – Universal Serial Bus) são duas maneiras de conectar um equipamento em seu computador.

As placas PCI geralmente precisam ser instaladas dentro de sua máquina. Se os computadores de sua rede não possuírem essas placas, você deve pagar para alguém instalá-las, caso não consiga instalar sozinho. Esse inconveniente geralmente vale a pena, pois as placas PC podem deixar o desempenho mais rápido, mais confiável e mais flexível em termos de comunicação com outros hardwares que usem placas USB.


Compartilhamento de impressora

Um benefício fundamental de colocar seus computadores em rede é que você possa comprar uma impressora para que todos possam usá-la. Uma vez conectada a impressora em um computador em rede, ligue aquele computador e execute o Assistente para Configuração de Rede no Windows XP para disponibilizá-las para outros computadores com Windows XP.


Assistência Remota

Se você tiver o Windows Messenger instalado em dois ou mais computadores em rede, você pode usar o recurso de Assistência Remota embutido no Windows Messenger para ajudar qualquer pessoa a realizar seu trabalho ou solucionar um problema, em seu computador.

Este recurso do Windows Messenger é benquisto por pais de adolescentes (e em muitos casos, crianças que entendem mais sobre tecnologia do que os pais). Ajuda muito no trabalho quando uma pessoa auxilia outras a resolver problemas técnicos.


Roteador

Um Roteador é um dispositivo usado para conectar a Internet em muitas redes. Em alguns casos (especialmente em certos dispositivos sem fio 802.11) os roteadores possuem a funcionalidade de rede embutida. Os roteadores permitem que as comunicações à Internet (como navegação na Web, download e upload de arquivos, envio e recebimento de e-mail) fluam para ambos os caminhos, enquanto ajuda a manter a atividade de sua rede reservada do mundo afora.

As roteadores vêm com firewall embutido. Isto deve ser usado além dos firewalls dos computadores em sua rede.


Switch

Um switch é um dispositivo de conexão que permite que os dados se movimentem de e para vários computadores em sua rede ao mesmo tempo. Um switch custa mais do que um hub, mas pode mover dados mais rápido quando muitas pessoas estiverem usando a rede de uma só vez. Em redes menores (até quatro computadores), você pode usar um hub ao invés de um switch se o custo valer a pena.


USB

O USB (Universal Serial Bus) é a opção para a conectividade em relação ao PCI PCI. Cada computador em rede precisa do tipo certo de placa de rede para se comunicar com a rede. Você pode obter a placa certa para sua rede tanto na forma de PCI quanto USB.

A melhor coisa sobre as conexões USB é como elas são fáceis de serem usadas—muitos computadores novos possuem slots USB na parte da frente e talvez muitos outros possuam esses slots atrás. Conecte-o na tomada e pronto.

Com laptops, decida se vai utilizar USB ou Placa PCMCIA.


WEP (Wired Equivalency Privacy - Privacidade Equivalente à das Redes com fio)

O WEP é o padrão mais antigo para segurança e proteção de dados na rede sem fio. O padrão atual é WPA, mais forte, mas ainda não suportado em todos os dispositivos.


Wireless (Sem fio)

Quando as pessoas dizem "rede sem fio", se referem à tecnologia sem fio Bluetooth ou um dos tipos de rede sem fio 802.11. Geralmente são as de número 802.11.

As redes sem fio permitem que você mova dados sem precisar conectar os fios de um computador para outro. As redes sem fio possuem bom alcance, portanto mesmo em espaços relativamente maiores entre os computadores, elas podem ter bom desempenho.


WPA

O Acesso protegido Wi-Fi ® (WPA – WiFi Protected Access) é o padrão atual para segurança e proteção de dados em redes sem fio. Ajuda a evitar que usuários não autorizados se conectem a seu computador.

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 26 visitantes neste momento... (13 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 26

outros...

Banner XOOPS Cube