Como receber respostas rápidas para as suas perguntas

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Administração  Membro   Postagens: 2360

Vamos supôr que esteja usando ou deseja usar um determinado CMS e tem algum problema ou dúvida, seja com o sistema em si, ou para fazer uma coisa, como instalar ou modificar algo, etc. Evidentemente você deverá pedir ajuda na página de suporte em (português, castelhano, alemão, francês, persa entre outras) do projeto para preguntar; mas se você consegue falar em inglês, poderá se dirigir para a página oficial do projeto.

Muito bem, aqui estão alguns conselhosdeste e do outro lado“.

Ou seja: De alguém que está disposto a dedicar uma parte de seu tempo para ajudar outros usuários de um mesmo sistema.

  1. Não sair perguntando apenas, procure você mesmo buscar por si uma solução usando os conhecimentos que você tiver com os motores de busca da web (Google, Yahoo, pesquisar do site) e faça antes a pergunta para estes buscadores. É realmente desolador ver como se repetem várias vezes as mesmas perguntas nos fóruns, algumas vezes respondidas a poucos dias antes; ou ver como as vezes outros tentam fazer com quem faz este tipo de pergunta… claro que poderia ter feito isto sozinho sem a ajuda de ninguém. Como pode ver, queremos demonstrar que isto é uma “acomodação” e que seguramente se você realizar as pesquisas antes de perguntar, e mesmo assim não encontrar o que precisa, a sua pergunta terá um melhor exito em ser aceita e respondida.
  2. Tem problemas para formar uma expressão? Muitas vezes as solicitações de ajudar são formuladas da seguinte forma: “Não sei como fazer isto…” “Tentei fazer aquilo, mas não consegui” e coisas do gênero. Também é muito comum ver coisas escritas com se você estivesse em um médico e muito doente: “Estou doente”; “Socorro deu pau” ; “Ajuda-me por favor”; e assim por diante. Também vemos coisas como a resposta, “De que é mesmo a sua doença ?” ou outras respostas similares que normalmente sempre irão levar a outras perguntas e a solução cada vez mais longe de existir. Como podem ver facilmente, é impossível ajudar alguém quando não explica o que realmente precisa, sempre iremos ver as respostas assim: “qual é o seu problema”, “o que exatamente está fazendo” , “como o erro foi produzido”.
    Depois de vinte(20) ou trinta(30) vezes respondendo: “Por favor, poderia fornecer mais dados sobre o seu problema”, “Por favor, ativar o modo de depuração de erros para indicar os erros que estão ocorrendo”, “Pode dizer exatamente o processo que estava fazendo quando este erro ocorreu ?”, etc, etc… Isto irá levar em algum momento alguém responder, “como alguém pode colocar mensagens deste tipo no fórum” , mas o problema, continuará sem solução.
    Levando em conta que um desenvolvedor para solucionar um problema, irá tentar fazer é uma reprodução em seu local do mesmo erro: isto só pode ser feito se souber como este erro foi produzido exatamente e assim pensar em soluções possíveis. Com mensagens como puderam ler acima, não seria possível reproduzir o erro e novamente, não existirá uma solução e todos ficarão tristes.
  3. Ajude e te ajudarei“. Não seja um “cometa”, este é alguém que somente aparece nos foruns quando tem um problema e quando solucionado, não voltará tão cedo, a não ser que… exista outro problema. Alguém que não tenha conhecimentos profundos também podem responder algumas vezes. Existem muitos tipos de questões nos fóruns: simples, complexas; basta apenas alguém solucionar uma única vez o mesmo problema de quem perguntou. Levando-se em conta sobre quem perguntou é alguém que participa e tenta ajudar os outros, a motivação para ajudar vai ser muito maior, a chance de ser ajudado irá crescer enormemente se for um colaborador e não um “cometa”. Mesmo que a sua dúvida seja difícil, outras pessoas tentarão lhe ajudar.

Acredita que não tenha condições para responder a nenhuma pergunta dos outros usuários ? Não tem problema… se realmente desejar participar existem outras opções. Seguramente existem muitas coisas que você poderá fazer. Você poderá pesquisar pela WEB em busca de soluções para as perguntas. Talvez você não tenha o conhecimento para ajudar na resposta, mas poderá encontrar de uma forma diferente algum material relacionado que possa ser de grande ajuda.

Vejamos: Você está usando um CMS de Código Aberto (como XOOPS Cube, XOOPS Sphere, Drupal, Joomla, etc) que outros estão fazendo com este trabalho “gratuito”. Você usa em português ? quem fez esta tradução ? E podemos seguir, seguir, seguir….Em resumo: Está usando o trabalho de outros e não está pagando nada por isto, mas você poderá dizer, “é totalmente grátis”, sim, é totalmente grátis. Bom: Que tal dar quando se recebe ? Ou você não sabe conjugar os verbos “dar” e “ajudar” ou o que significa o substantivo “reciprocidade”.

Se cumprir estes três(3) “mandamentos”, te asseguro que quando perguntar algo deverá obter respostas e muito provavelmente, uma solução.

Completando:

Participe !

Se você é uma daquelas pessoas que está entrando agora, está com todas as boas intensões do mundo, saiba que há inúmeras formas de se colaborar com uma comunidade. A mais importante dela é sem dúvida ajudar a melhorar o software. Lembre-se que por mais que sejam importantes outras contribuições, a comunidade não existiria se o software não existisse. Esta deveria ser a meta de todos os membros da comunidade. No entanto segue algumas coisas que você pode fazer:

  • Ajude a escrever o software;
  • Se você não sabe programar, ajude a documentar;
  • Se não sabe documentar, ajude a traduzir,
  • Se não sabe traduzir, ajude outras pessoas a utilizar,
  • Se não sabe utilizar, ajude a divulgar,
  • Se não sabe divulgar ajude a testar.

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Coisas que aprendi em comunidades de Open Source

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