XOOPS trust path

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
 
Administração  Membro   Postagens: 2360

Criando XOOPS_TRUST_PATH

Para publicar um portal na web, é necessário que os arquivos estejam dentro de uma pasta [public_html] [www] ou, ainda, [httpdocs]. Isso gera um problema para a segurança no caso de arquivos vitais do sistema.

O conceito do Xoops_Truth_Path, é criar uma pasta que fique fora da visão Web [do acesso por web], ou seja, fora da pasta [httpdocs] ou [public_html][www] e onde os arquivos possam ficar armazenados com menor risco.

O nome Xoops_Truth_Path é apenas uma referência - como você verá nas figuras abaixo.. Imp: Qualquer nome poderá ser usado por você. Os exemplos abaixo são da visualização da estrutura básica de pastas em um painel tipo Plesk [figura 1] ou Cpanel [figura 2].

Figura 1 [Plesk]

xoops trust path 01

Figura 2 [Cpanel]

xoops trust path 02

Repare que nesse caso, a pasta xtrustpath (nome escolhido no exemplo, mas você pode colocar o nome de sua preferência) está fora da pasta www [ou public_html ou httpdocs], que é onde os arquivos de um portal ficam.

Essa pasta será utilizada nos próximos passos, “Instalando o Protector” e “Protegendo seu arquivo mainfile.php”. Alguns módulos [em especial os criados por GiJoe - veja seu portal clicando aqui- também requerem esta pasta para instalação, portanto sempre que for instalar um módulo, verifique as instruções para saber como proceder.

O que estamos dizendo é que você deve CRIAR [usando seu programa de FTP, ou pelo painel de controle do seu host] uma pasta como demonstrado acima.

Tendo você já feito isso ... está na hora de alterar o mainfile.php do seu XOOPS. Lembrou de fazer um backup deste fundamental arquivo? Não? Então faça ANTES do próximo passo.

Para alterar o mainfile.php de forma a usar o recurso XOOPS_TRUST_PATH você deve incluir a linha:

define('XOOPS_TRUST_PATH', '/caminho/xoopstrustpath*');

antes da linha:

// XOOPS Virtual Path(URL)

(* onde xoopstrustpath deve ser trocado pelo nome de sua pasta e '/caminho/' pelo caminho [path] de seu servidor. [Você percebeu que trocamos o nome xtrustpath para xoopstrustpath, não é? É óbvio que você deve usar o nome que criou para sua pasta com seu XOOPS_TRUST_PATH.]

Uma última lembranaça: ...Não esqueça do ponto e vírgula no fim e cuide para manter as aspas!)

Vejamos isto com imagens ...

  1. O mainfile.php ANTES de incluir o código definindo o caminho para o XOOPS_TRUST_PATH ...

Arquivo mainfile original

Agora o mainfile já com o caminho para XOOPS_TRUST_PATH definido...

Arquivo mainfile alterado

Nota: Lembre também de ler os arquivos de explicações que acompanham cada módulo. [pagebreak] Parte II . Instalando o Protector

Neste momento você já alterou o seu mainfile para operar com XOOPS_TRUST_PATH. Vamos ao segundo passo: instalar o Protector. Antes de mais nada verifique se você tem a última versão do Protector,
1. Visualização inicial:
Primeira imagem do protector

2. Vamos olhar o conteúdo da pasta HTML [figura 1] e da pasta xoops_trust_path [figura 2] :

Pasta html:

Segunda imagem do protector

Pasta XOOPS_TRUST_PATH:

Terceira imagem do protector

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 16 visitantes neste momento... (8 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 16

outros...

Banner XOOPS Cube