Dúvidas conceituais

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
nilcimar  Iniciante   Postagens: 4

vocês já devem conhecer do David (davidvocês) o projetoEVA. Eu iniciei como bolsista junto com ele e agora estou fazendo uma monografia sobre o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem com o uso de CMS, no caso XOOPS.

Mas estou com algumas dúvidas mais conceituais para questão de referencial teórico, por enquanto vão essas duas:

O mambo é pago mesmo, como foi a questão do mambo para joomla, não achei nada muito legal ou confiável na internet, alguém tem um endereço aí?

Outra coisa: Os CMS são um tipo de framework?

Por enquanto é isso, valeu?

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

vocês já devem conhecer do David (davidvocês) o projetoEVA.

Com certeza, david sempre foi um grande colabordor aqui também, alias onde estará ele ? XOOPS

Eu iniciei como bolsista junto com ele e agora estou fazendo uma monografia sobre o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem com o uso de CMS, no caso XOOPS.

Ótimo, provavelmente você irá ter relatórios interessantes que se desejar, poderá enviar para cá também.

Mas estou com algumas dúvidas mais conceituais para questão de referencial teórico, por enquanto vão essas duas:

O mambo é pago mesmo,

Hoje em dia sim, mas nem sempre era desta forma.

como foi a questão do mambo para joomla, não achei nada muito legal ou confiável na internet, alguém tem um endereço aí?

Também não sei de fontes que tratam desta nova criação, mas vou falar apenas o que eu sei e vivenciei.

Mambo era um projeto praticamente open-source, mas já tinha um suporte pago por uma empresa. Ele vivia das contribuições de suporte que ele cobrava para dar aos utilizadores e também das contribuições de código que eram feitas pela comunidade. A maioria era gratuita, praticamente 90%.

Existia alguns acordos entre poucos desenvolvedores que podiam anunciar junto ao fórum de suporte e em troca destinavam alguns códigos ao mambo.

Em um momento que não sei precisar com certeza, houve a grande mudança. Alguns colaboradores do mambo não gostando do fechamento do mesmo (mambo de free para pago), resolveram fundar o que conhecemos hoje com joomla. Um dos melhores casos de CMS até o momento e um sucesso para muitos.

Esta comunidade agora é GPL e opensource vivendo das contribuições voluntárias e também de algumas empresas que colaboram com códigos e assim também podem divulgar o seu trabalho.

Um caso aqui do Brasil que a maioria conhece no XOOPS seria o da mastop. Ela fabrica módulos para XOOPS e disponibiliza para a comunidade. Desta forma ela tanto ajuda o projeto XOOPS e todos os utilizadores e também pode divulgar o ótimo trabalho de sua empresa.

Outra coisa: Os CMS são um tipo de framework?

Eu não diria os CMS, mas alguns podem ser encarados com frameworks sim. Não totalmente, mas parcialmente.

No caso do joomla, ele tem algumas áreas que podem ser reconhecidas como framework. Dela você pode aproveitar o código gerado dando novos caminhos e uma facilidade de desenvolvimento padronizado.

O mesmo também ocorre com o XOOPS. Hoje em dia este processo no XOOPS está meio conturbado. Temos atualmente 5 frameworks dentro do XOOPS. O problema de uma vasta opção de frameworks é a quebra de padrão. O ideal no meu entendimento seria um bom acordo para unificar a maioria dos frameworks e deixar apenas 2 talvez.

1 - Seria o próprio framework kernel.
2 - Seria o framework padronizado e extensível.

Como o XOOPS é bem modularizado fica fácil criar um módulo que seria um framework para atender a muitas outras aplicações dentro do ambiente XOOPS de CMS.

Se voltarmos a sua dúvida inicial, podemos com certeza informar que hoje o Mambo é um CMS monolítico que mantém um único framework. E no caso do Joomla possui pelo menos uns 5 frameworks. Podemos entender como frameworks bibliotecas padronizadas, genéricas para múltiplos usos.

Infelizmente eu parei de estudar o joomla por questões de necessidade, mas é seguramente um ótimo projeto de CMS.

Espero ter ajudado em algum ponto aqui. XOOPS

Por enquanto é isso, valeu?

nilcimar  Iniciante   Postagens: 4

Com certeza, david sempre foi um grande colabordor aqui também, alias onde estará ele ?

Bem, nóis dois passamos para a petrobrás ano retrasado e fomos chamados. Eu não fui, mas ele foi corrompido pelo mercado capitalista.

Ótimo, provavelmente você irá ter relatórios interessantes que se desejar, poderá enviar para cá também.

A ideia é essa.

Em um momento que não sei precisar com certeza, houve a grande mudança.

Por esta mensagem foi no início de setembro de 2005. Ou seja, o nosso projeto iniciou em abril de 2005 então esse é um bom motivo para não utilizar o Joomla..

O mesmo também ocorre com o XOOPS. Hoje em dia este processo no XOOPS está meio conturbado. Temos atualmente 5 frameworks dentro do XOOPS.

Você pode falar mais sobre quais são esses fremaworks? Pq no meu referencial teorico tem as citações de Pressman e Sommerville que justicam o uso de frameworks, mas está faltando esse endereço com os CMS.

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 33 visitantes neste momento... (18 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 33

outros...

Banner XOOPS Cube