Erro no portal

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webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

galera, sou novato com o XOOPS, e sou estagiario na minah empresa, onde temos um portal funcionando perfeitamente com o XOOPS PHP 4 mysql 4 e apache nnum servidor linux. Mas tivemos problemas no servidor e tivemos que trocar o sistema, para PHP 5. Foi só trocar para o portal não funcionar. Na verdade, entramos na página inicial e aparece em branco sem codigo fonte. Será que o XOOPS tem conflito com php5? como resolvo isso?

Luix  Iniciante   Postagens: 1

olá webdjrafae,
Primeiramente seja bem-vindo ao XOOPS espero que transforme esta a sua comunidade XOOPS.

Para sabermos qual o problema, vamos precisar saber qual erro está acontecendo.

Para isso você terá que ligar o debug do XOOPS.
Como o portal não está acessando, leia este artigo, sobre como ativar o debug via banco de dados e depois copie e cole aqui o erro que vai aparecer na tela do navegador.

Como vocês tracaram o sistema, suspeito que o banco de dados foi apagado.

Qualquer dúvida estamos ai.

é isso

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

então luis, sua suspeita é errada. O banco de dados etsá intacto, tudo funcionando perfeitamente. E agora o que eu faço?

Luix  Iniciante   Postagens: 1

.

para sabermos qual o problema, vamos precisar saber qual erro está acontecendo.

Para isso você terá que ligar o debug do XOOPS.
Como o portal não está acessando, leia este artigo, sobre como ativar o debug via banco de dados e depois copie e cole aqui o erro que vai aparecer na tela do navegador...

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

então, eu li o tutorial, mais como não usei o phpmy admin, pedi para verem para mim , e a resposta foi que o banco de dados é simples e não tem erro...e que o banco de dados está correto!

Ricardo  Membro   Postagens: 172

vamos começar pelo básico?

Qual versão do xoops?
Qual versão do mysql?
Quais módulos usados?
Quais as versões do módulo?

APARENTEMENTE as tabelas sempre estão ok, mas vale a pena ressaltar que às vezes a tabela session está corrompida e parece estar ok e não está... com um banco em MYSQL é muito mais complexo você dizer se está ok ou não... um bom DBA sabe, mas... sempre é muito bom levantar dúvidas.

Outra coisa... certique que na mudanças as pastas.

Uploads.
Templates_c.
Cache.

Estejam com CHMOD 775.

Ainda limpe o diretório cache e templates_c deixando apenas o index.html nele.

Outra coisa... veja se no mainfile.php está o path correto do banco e do portal (caminho real e não virtual)

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

versão do XOOPS : 2.0.13
Versão do mysql: 5
Versão do PHP: 5
OS MóDULOS E VERSÕES, NAUM SEI COMO DIZER, porque não acesso nada, nem consigo entrar como admin, porque minah tela inicial do portal é em branco e sem codigo.já limpei os diretórios que falou e nada, e o mainfile.php está ok no path

Ricardo  Membro   Postagens: 172

não consegue nem entrar no FTP e olhar dentro da pasta modules?

Você consegue acessar o link: 127.0.0.1/user.php?

Tem vários módulos que não rodam com mysql 5

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

então é exatamente isso que eu estou dizendo, eu entro no endereço 127.0.0.1/user.php , mas aparece em branco, sem codigo, o mesmo para o ftp.
O problema é que os módulos rodavam com mysql 5 normalmente, foi só torcar de php4 para php5 no servidor que deu nisso.
E ai?

Ricardo  Membro   Postagens: 172

não consegue nem entrar no FTP e olhar dentro da pasta modules?
?

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

NAUM CONSIGO NEM ENTRAR NO FTP...E AI ME AJUDEMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Ricardo  Membro   Postagens: 172

sem informações não tem como ajudar.
Não tenho como adivinhar o que tem no site, mas é certo que tem algum módulo que não é compatível e que alguma tabela deve estar corrompida sim!

Os passos foram todos explicados como ligar debug, etc.

Mas acho estranho você ter uma hospedagem e não ter acesso ao painel, FTP e coisas básicas para você gerenciar seu site.

Quando o seu suporte resolver te ajudar de verdade e dar acesso às coisas básicas do seu site, favor postar aqui as informações necessárias.

Luix  Iniciante   Postagens: 1

olá webdjrafae,

Estamos tentando te ajudar, mas você precisa cooperar para podermos ter noção do que ocorre com o seu servidor.

uma dúvida... esse portal é uma intranet (você tem acesso físico ao servidor) ou um servidor web?

Vamos ver algumas coisas.

1) Ativar o DEBUG é importante...

então, eu li o tutorial, mais como não usei o phpmy admin, pedi para verem para mim ,

- Quando sugeri para você o artigo, era para que você ativasse o DEBUG diretamente no banco de dados, no tutorial (página 2) item 2.4 explico como ativar via administração e via banco de dados... como você ainda não consegue acessar o portal, a única opção que você tem para ativar o DEBUG é via banco de dados.

- No tutorial, uso o phpmyadmin, mas você pode acessar por qualquer gerenciador de dados.

- se você usa na intranet (servidor dentro da empresa)... vá até ele, abra o navegador e digite: http://localhost/phpmyadmin/ ... claro, pode ser que não seja esse o método no servidor, mas garanto que é o padrão, então a maioria funciona assim.

- se você usa um servidor Web terceirizado, você tem duas opções... via painel de controle ou via programa gerenciador.

-- via painel de controle [na maioria dos servers é assim:] acesse http://127.0.0.1/cpanel, digite o usuário e senha da conta do host... vai abri uma tela com muitos ícones, um deles é do MYSQL, clique nele, na nova página, role até o final e vai encontrar um link: PHPMYADMIN, clique nele... vai abrir em uma nova janela o acesso administrativo ao banco de dados... aí é só seguir o que diz o artigo indicado acima.

-- via programa gerenciador, configurando o endereço do host, usuário e senha, conecte e procure a tabela indicada no tutorial, ache a linha indicada no tutorial, promova a modificação (alterando de 0 para 1), salve e desconecte.

- após realizar estas operações acesse o portal... a tela vai continuar em branco (ou seja, o portal vai continuar não funcionando), porém vai aparecer o resultado da depuração de erros, que vai indicar o que está falhando ou não funcionando como se deve.

O resultado é mais ou menos assim:


- copie e cole tudo o que aparecer aqui no fórum, que lendo esse relatório, é provavel que identifiquemos o erro e possamos indicar alguma solução.

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2) Banco de dados...

então luis, sua suspeita é errada. O banco de dados etsá intacto, tudo funcionando perfeitamente...

... e a resposta foi que o banco de dados é simples e não tem erro...e que o banco de dados está correto!

Acredito não ser tão absurdo suspeitar do banco de dados.
De qualquer forma, o banco de dados do XOOPS não é simples, ele tem dezenas de tabelas, todas contendo centenas de linhas de dados (conteúdo do portal) e configurações... em outras palavras todo o cms XOOPS depende do banco de dados... e você ou alguém terá que acessar diretamente o banco de dados para ativar o debug pelos motivos que expus acima.

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3) Versões...

Outras suspeitas, estas levantadas pelo RedEye também são muito objetivas.

- os dados básicos você já passou (versão do XOOPS, PHP e mysql), mas os dados dos módulos também são importantes, nesse "grande mistério".

- são importante porque alguns módulos foram escritos de maneira que só funciona no php4 e alguns foram escritos de forma que funciona tanto no php4 quanto no php5.

- identificando os módulos, podemos ver se tem algum que já sabemos que não funciona no php4 e sugerir que o desative temporariamente para o portal voltar a funcionar.

- sabemos que o portal não está funcionando, então, como saber dos módulos? de duas formas:

1) via cpanel: acesse seu portal http://seusite/cpanel, na tela cheia de icones clique em "Gerenciador de Arquivos" (pode estar em ingles), vai abri outra janela, com a mesma estrutura do Microsoft Windows explorer, clique na pasta "public_html" depois na pasta em que estiver instalado o XOOPS, pocure e clique em "modules" e vai aparecer um monte de pastas... cada pasta (a priori) será um módulo... dentro da pasta de cada módulo você vai encontrar um arquivo chamado xoops_version.php, nele nas primeiras linhas vai conter a versão do módulo.

2) via ftp: por qualquer programa FTP ou até mesmo o navegador, acesse o endereço ftp, geralmente é ftp.127.0.0.1, informe o usuário e senha da conta, e acesse as pastas como descritas nas linhas acima.

- eu sei que é um pouco trabalhoso, mas para consertar é preciso tentar de tudo.

E na medida que você for informando, vamo daqui, eliminando alternativas até achar o erro e sua possível correção.

muitas pessoas não conseguem a ajuda que precisam, porque não informam o solicitado, muitas vezes não sabem como pedir ou descrever o problema... e acabam achando que o pessoal do fórum que não ajudou... logo você vai ver que esta comunidade é muito ativa, a melhor que já conheci... e aqui vai encontrar pessoas dispostas a ajudar sempre... porém temos nossos empregos e familias... nem tudo sai na hora que queremos... etc etc.

------

4) Segurança...

Outra dica: o XOOPS 2.0.13 está desatualizado e já foi alvo de ataques (saiba mais)... sugiro atualizar para o XOOPS 2.0.16 e instalar os módulos PROTECTOR e XOOPSINFO entre outros... ou corrigir baixando o path no xoops.org, conforme indicado no endereço anterior.

------

5) Pastas e permissões...

Importante também:

outra coisa... certique que na mudanças as pastas.

Uploads.
Templates_c.
Cache.

Estejam com CHMOD 775.

Ainda limpe o diretório cache e templates_c deixando apenas o index.html nele.

Outra coisa... veja se no mainfile.php está o path correto do banco e do portal (caminho real e não virtual)

Por enquanto é isso.

Aos poucos vamos resolvendo esse problema

izzy  Iniciante   Postagens: 0

olá webdjrafae, estamos tentando te ajudar, mas você precisa cooperar para podermos ter noção do que ocorre com o seu servidor...


Luix, não esquente a muringa rapaz , poupe seus dedos, apenas indique o regulamento do fórum

Abração,
Adinaldo

izzy  Iniciante   Postagens: 0

Ah, isso sem contar que em cada tópico aberto no fórum, tem uma dica enorme:

Este fórum contém muita informação útil e muitas perguntas já foram respondidas.

Para evitar tópicos com conteúdos iguais ou repostas idênticas àquelas que já foram respondidas, use primeiramente a ferramenta de pesquisa no portal ao lado direito da sua tela. Depois procure nas FAQs e nos Artigos. Quase tudo já foi respondido.

Procure sempre colocar qual sistema operacional você usa, versão do XOOPS, do módulo, do php, do mysql, se está online ou em localhost, mensagens de erros quando existentes e tudo mais que for ajudar!

Obrigado!


Abração!
Adinaldo

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

po show d ebola galera, fiz o que me pediram, depois de muito custo, eu colokei o phpmyadmin para funcionar e acionei o debug , eis os erros que apresentam:

.Debug mysql/banco de dados.
Registro(s) afetado(s): 1
Consulta SQL: UPDATE `oceanica_config` SET `conf_value` = '2' WHERE `oceanica_config`.`conf_id` =13 LIMIT 1 ;

Mostrando registros 0 - 29 (169 total, Consulta levou 0.0005 segundos)
Consulta SQL: SELECT *
FROM `oceanica_config`
LIMIT 0 , 30

E aí o que pode ser isso?

Luix  Iniciante   Postagens: 1

olá webdjrafae,

...e acionei o debug , eis os erros que apresentam:

.Debug mysql/banco de dados.
Registro(s) afetado(s): 1
Consulta SQL: UPDATE `oceanica_config` SET `conf_value` = '2' WHERE `oceanica_config`.`conf_id` =13 LIMIT 1 ;

Mostrando registros 0 - 29 (169 total, Consulta levou 0.0005 segundos)
Consulta SQL: SELECT *
FROM `oceanica_config`
LIMIT 0 , 30

Pois então, esses não são erros... são logs de atividade.

Esses dizeres que vieram do phpMyAdmin querem informar que a alteração que você promoveu tabela oceanica_config ocorreram corretamente.

Só de ver o primeiro aviso, eu sei que que você promoveu a alteração em uma linha.

Espero que tenha sido na linha 13, debug_mode alterado de 0 para 1...

Agora que você ativou o debug, acesse seu portal XOOPS, e lá na tela branca (que vai continuar branca) vai aparecer o anúncio dos erros (se houverem)... são esses erros que interessam para nós.

é isso

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

então, acessei o meu portal XOOPS, e a tela ocntinuou em branco sem erro algum...e aí o que pode ser?

FrodoBR  Iniciante   Postagens: 1

O portal está on-line ou localhost?

Se está on-line mande o endereço para nós XOOPS

Luix  Iniciante   Postagens: 1

olá webdjrafae,
Você pode descrever detalhadamente tudo o que você já fez desde o princípio do tópico? como fez? qual o resultado depois de cada passo, etc etc ...pois é muito vago... "não funcionou..."

Inclusive, se você puder passar imagens que mostrem seu problema... imagens das tabelas do banco de dados, inclusive o modo visualização da tabela oceanica_config, para ter certeza que a linha 13 desta tabela, debug_mode, realmente foi alterado de 0 (posição padrão) para 1 (debug php).

Sabemos que o problema foi migrar do php4 - mysql4 para o php5 - mysql5.

Por isso a relação dos módulos instalados é importante, para sabermos se algum deles é ou não compatível com o php5 e mysql 5 e se pode estar criando algum problema.

---

Agora, uma sugestão.

Fazer um backup do banco de dados do XOOPS, e instalar de novo o XOOPS, instalar os mesmos módulos com as mesmas versões, operar o XOOPS para ter certeza que está tudo funcionando e copiar (sobreescrever) o banco de dados devolta..., tabela por tabela, para garantir que todas estão devolta no lugar e funcionando.

é isso

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

então o portal está online sim, e agora estou testando localmente, o enderço é www1.oceanica.ufrj.br

Abraços

webdjrafae  Iniciante   Postagens: 4

Fiz a primeira etapa que me pediram, habilitei o debug php, banco de dados e smartyu , e nenhum apresentou erro. Entoa minah suspeita é de que o banco de dados esteja corrompido, porque outros portais com o XOOPS, mesma versão e mesmo módulos funiconam nos evridor mesmo depois de trocar de php4, para php5... alguém pode me ajudar a verificar erros ou em qual tabela etsá corrompido?

Edson Oliveira  Membro De: R. Liberdade, Centro, Atibaia - São Paulo, BR   Postagens: 730

Você tem algum outro portal rodando com estas configurações que você disse(php5 mysql5 rodando em xoops2.0.13)
Faça um teste para mim, se possivel. Instale o XOOPS que me parece que você falou que era o 2.0.13, se ele intala direito, porque não tenho certeza mais acho que esta versão não é compatvel com o mysql5, que no outro portal de suporte falou que estava tendo problemas também.

Desculpe-me seu eu estiver enganado

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