Como Instalar Apache + MySQL + PHP no Windows XP

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
 
soninha  Iniciante   Postagens: 1

Lendo em grupos de discussão, fóruns, etc, percebi que o pessoal tem várias dificuldades e ou problemas para conseguir instalar e configurar o "WAMP" (Windows + Apache + MySQL + PHP). Frente a isso, escrevi esse artigo que mostra todos os passos e configurações a serem feitas para que você tenha o PHP funcionando no seu sistema Windows.

1. Download dos itens necessários

Primeiro, descarregue dos programas a serem usados.

Quanto ao Apache, usaremos o Apache 1.3.*, visto que na documentação do PHP existe a seguinte recomendação: "Não use Apache 2.0 e PHP em um sistema de produção, seja no Unix ou no Windows" (https://xoops.net.br/docs/php/manual/install.apache2.php).

- Apache: http://mirrors.uol.com.br/pub/apache/httpd/binaries/win32/apache_1.3.31-win32-x86-no_src.exe

- MySQL 4.1.8: http://dev.mysql.com/get/Downloads/MySQL-4.1/mysql-4.1.8-win-noinstall.zip/from/http://linorg.usp.br/mysql/

- PHP 5.0.3: http://br2.php.net/get/php-5.0.3-Win32.zip/from/this/mirror

2. Instalação

- Execute a instalação do Apache e o instale com as configurações padrões. Se quiser, pode escolher outro diretório para a instalação.

- Extraia o MySQL em uma pasta qualquer. Recomendo dentro da pasta onde você instalou o Apache. Ex: C:\Arquivos de Programas\Apache Group\Apache\mysql.

- Extraia o PHP 5 na pasta C:\php5

3. Configuração do PHP

Vá para a pasta c:\php5 e copie o arquivo php5ts.dll para a seguinte pasta, de acordo com o seu Windows:

- c:\windows\system (em Microsoft Windows 9x/Me)

- c:\windows\system32 (em WindowsXP)

- c:\winnt\system32 (para Microsoft Windows NT/2000)

Copie também o arquivo c:\php5\libmysql.dll para umas das pastas ditas acima, de acordo com o Microsoft Windows em uso. Esse arquivo é necessário para o funcionamento do MySQL no PHP.

Ainda no c:\php5, renomeie o arquivo "php.ini-dist" para "php.ini" e abra-o. Procure a linha extension_dir = "./" e a altere para extension_dir = "c:/php5/ext/", é o diretório onde ficam as extensões do PHP (MySQL, Curl, GD, etc). Agora, localize a linha ;extension=php_mysql.dll e tire o ; do início dela. Se quiser também, já aproveite e faça o mesmo na linha ;extension=php_gd2.dll, caso queira a biblioteca GD para a manipulação de imagens. Salve as alterações e mova o "php.ini" para a pasta:

- c:\windows (em Microsoft Windows 9x/Me/XP)

- c:\winnt (para Microsoft Windows NT/2000)

4. Configuração do Apache

Vá para a pasta onde você instalou o Apache e abra o arquivo conf/httpd.conf em qualquer editor de texto. (Ex: Bloco de Notas).

1º) Localize a linha #LoadModule unique_id_module modules/mod_unique_id.so e logo abaixo dela adicione:
LoadModule php5_module "c:/php5/php5apache.dll"

2º) Localize a linha AddModule mod_setenvif.c e logo abaixo, adicione:
AddModule mod_php5.c

3º) Localize AddType application/x-tar .tgz e logo abaixo, adicione:
AddType application/x-httpd-php .php

AddType application/x-httpd-php-source .phps


4º) Localize:
<IfModule mod_dir.c>

    DirectoryIndex index.html

</IfModule>


E logo ao lado do index.html adicione:
  index.php default.php main.php

5. Configuração do MySQL

Não há nada para se configurar no MySQL, você só deve iniciar o mesmo. Vá para a pasta que instalou o MySQL, então abra o bin/mysqld.exe, iniciando o servidor do MySQL.

Lembre-se que sempre você terá de iniciar o MySQL. Se não quiser ir na pasta toda vez que iniciar o computador, crie um atalho para o bin/mysqld.exe e coloque no "Iniciar, Programas, Inicializar (ou Iniciar, de acordo com o windows)".

6. Falta pouco!

Agora, vá em "Iniciar, Programas, Apache HTTP Server, Control Apache Server, Restart", para reinicializar o Apache com as alterações feitas. Pronto! Agora você pode tem PHP5 + MySQL em seu Windows!.

Para efetuar um teste, crie um arquivo chamado phpinfo.php, com o conteúdo:

<? phpinfo(); ?> e o coloque na pasta htdocs dentro da pasta do Apache. Abra seu navegador e digite http://localhost/phpinfo.php. Se a página abrir com as informações do PHP, significa que tudo deu certo.

Observações: Lembrando que nos caminhos que mostrei, o C:\ deve ser substituído pela letra do disco rígido em que está seu Microsoft Windows e onde foram instalados os programas. Uso o C:\ no artigo, porque é a letra que é normalmente usada.

Caso queira register_globals no PHP, abra o c:\windows\php.ini, localize a linha "register_globals = Off" e arrume para "register_globals = On". Veja mais aqui: https://xoops.net.br/docs/php/manual/security.registerglobals.php

Descarregue do php.ini e do httpd.conf já configurados, você só precisará enviar cada um para as pastas aqui explicadas. Clique aqui para o download.

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 24 visitantes neste momento... (16 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 24

outros...

Banner XOOPS Cube