Manual de instalação tende a confusão, até rimou

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
Roger-X  Ocasional De: Santos - SP - Brasil  Postagens: 23


É meu 1o tópico nesse fórum, até gostaria que fosse um assunto mais alegre e tals, mas como sou newbie e estou encontrando algumas dificuldades para começar no XOOPS...vamos lá.

Peguei o tal do manual de instalação aqui no portal (arquivo InstallXoops_CHM.zip) que é quase uma tradução literal do manual americano.

O problema é que ele é quase totalmente voltado a instalação local, o que induz a erros e uma certa confusão, veja meu caso.

To tentando faz 3 dias instalar o XOOPS no portal 100WebSpace e não consigo ! (detalhe, para eu instalar o Mambo foi MUUUUUIIITO mais facil)

Porque não consigo? Primeiro, o download que vocês deixam para todos pegarem tem ferramentas para tanto instalação remota como local, certo?

Porem não tem um FAQ ou readme para explicar isso, so depois de "cavucar" é que eu que entendi que para eu fazer a instalação no 100WebSpace eu teria que entrar na pasta /drive/ xserver/htdocs/xoops2 e o conteudo dessa xoops2 é que tinha que mandar para o servirdor remoto, não tem nenhuma documentação falando isso ! Pq não?

E ainda, no manual fica confuso como instalar numa pasta correta o XOOPS, explico, até agora não sei como fazer que meu index (minha página é http://rogerxx.freeprohost.com ) seja o XOOPS, porque se instalo ele com o caminho que esta no manual, o XOOPS se instala no http://rogerxx.freeprohost.com/XOOPS e não na raiz do portal.

Alguém pode me ajudar, porque não estou entendendo direito, faço mesmo so o upload da pasta .../xoops2 para o servidor remoto? (ficaria então http://rogerxx.freeprohost.com/xoops2 ) e depois, como faço para apontar logicamente para raiz?

Detalhe, fiz isso no ato da instalação (nos menus) e não deu certo.

Obrigado,

Roger

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Roger-X

Seja muito bem-vindo ao XOOPS!
Aproveite e divirta-se.

Vamos lá:

Peguei o tal do manual de instalação aqui no portal (arquivo InstallXoops_CHM.zip) que é quase uma tradução literal do manual americano...

É isto mesmo, você está certo.

O problema é que ele é quase totalmente voltado a instalação local, o que induz a erros e uma certa confusão, veja meu caso.

Mai uma vez você está certo. Este manual realmente é voltado para a instalaçõa local do XOOPS.

Pq não consigo? Primeiro, o download que vocês deixam para todos pegarem tem ferramentas para tanto instalação remota como local, certo?

Aqui não, nós não oferecemos nenhuma ferramenta adicional para instalação. Somente o XOOPS que pode ser instalado aonde você quiser, em um server remoto ou no seu localhost.

so depois de "cavucar" é que eu que entendi que para eu fazer a instalação no 100WebSpace eu teria que entrar na pasta /drive/ xserver/htdocs/xoops2

Roger não poderíamos fazer um manual com características específicas para cada host, você ainda não concorda?

alguém pode me ajudar, porque não estou entendendo direito, faço mesmo so o upload da pasta .../xoops2 para o servidor remoto? (ficaria então http://rogerxx.freeprohost.com/xoops2 ) e depois, como faço para apontar logicamente para raiz?

Lógico que podemos ajudar, afinal esta é a função, não é?

=======================================
Para você reseolver o seu problema de endereço, você tem que jogar o CONTEÚDO da pasta "html" do XOOPS para a RAIZ do seu server, entendeu? Lembre-se , só o CONTEÚDO e não a pasta inteira, ok?
=====================================

Detalhe importante, lembre-se que se o seu plano for o "Grátis" lá no 100webspace, você ainda não terá a funcionalidade de emails pop e smtp, fator que talvez dificulte a interação do seu portal com futuros utilizadores. Agora se você quiser somente utilizar seu endereço para testes e talzzzzz, perfeito, o 100webspace, ainda é um dos melhores serviços para isto.

Lembre-se de dar uma olhada na sessão FAQ : https://xoops.net.br/modules/wffaq/

E na sessão artigos:
https://xoops.net.br/modules/wfsection/

Onde você encontrará uma série de dicas interessantes.

Espero ter ajudado.
Abraço,
Wilson

costacafj  Iniciante   Postagens: 0

Seja bem-vindo, Roger-X! Esperamos que você se apaixone pelo XOOPS da mesma forma que nós já somos (q bonitinhu...). Não se esqueça de dar uma passada lá no fórum Apresentações e deixe seu histórico, para que nós possamos saber um pouco mais sobre você.

Bom, a respeito das suas dúvidas, vamos lá.

1) Peguei o tal do manual de instalação aqui no portal (arquivo InstallXoops_CHM.zip) que é quase uma tradução literal do manual americano.

O problema é que ele é quase totalmente voltado a instalação local, o que induz a erros e uma certa confusão, veja meu caso.

Vacilão! está anotando?
Pra te falar a verdade, eu nunca li o manual, mas vamos dar uma olhada e revisadas nele.

2) Primeiro, o download que vocês deixam para todos pegarem tem ferramentas para tanto instalação remota como local, certo?

Na verdade, o pacote de arquivos serve tanto para instalação remota como local, não há distinção.

Porem não tem um FAQ ou readme para explicar isso, so depois de "cavucar" é que eu que entendi que para eu fazer a instalação no 100WebSpace eu teria que entrar na pasta /drive/ xserver/htdocs/xoops2 e o conteudo dessa xoops2 é que tinha que mandar para o servirdor remoto, não tem nenhuma documentação falando isso ! porque não ?

Opaaa! Perae! Neste mesmo manual que você baixou, no Ítem "Introdução" está dizendo isso sim, dá uma lida lá. Está escrito:

"Se você estiver instalando em uma máquina local, isto significa copiar todo o diretório HTML para o diretório onde seu Web server procurará os arquivos. Por exemplo, meu ambiente de teste é um pacote que eu obtive do Apache Friends, chamado WAMPP1. Em muitos destes pacotes, a raiz (root) é um diretório chamado htdocs, assim a primeira etapa é copiar todo o conteúdo da pasta HTML de modo que este fique dentro do diretório htdocs. Pronto? Mude agora seu nome para XOOPS, por exemplo. Isto implica que ao executar localmente, você terá que digitar http://localhost/XOOPS para acessar seu portal XOOPS.

Agora, se você estiver instalando seu portal em um Servidor Remoto, você terá que fazer o upload do diretório HTML para um dos diretórios que você tenha acesso. Neste caso, você terá provavelmente uma pasta public_html, sendo este o lugar para onde precisará fazer o upload do diretório HTML. Outra vez, após o upload (realizado provavelmente com um software cliente de FTP), mude o nome desta pasta para XOOPS. Desde que você tenha instalado em sua pasta raiz, você acessará seu portal digitando em seu browser http://yoursite.com . "

Como você pode ler, não é necessário enviar a pasta inteira (xoops2) nem para servidor local, nem para remoto. Em ambas as situações, basta enviar apenas a pasta "html".

E ainda, no manual fica confuso como instalar numa pasta correta o XOOPS, explico, até agora não sei como fazer que meu index (minha página é http://rogerxx.freeprohost.com ) seja o XOOPS, porque se instalo ele com o caminho que esta no manual, o XOOPS se instala no http://rogerxx.freeprohost.com/XOOPS e não na raiz do portal...

Neste caso, você pode instalar o XOOPS na pasta que você quiser, com o nome que você quiser, desde que esta pasta contenha todos os arquivos da pasta "html". Se você quiser instalá-lo na pasta raiz, basta enviar os arquivos da pasta "html" direto para o seu diretório raiz, que o indereço vai ficar: http://rogerxx.freprohost.com

Espero que tenha te ajudado. Não se esqueça: "A maior virtude do ser humano é perguntar. Afinal, existirá sempre alguém que sabe mais do que você."

Roger-X  Ocasional De: Santos - SP - Brasil  Postagens: 23

Amigos,

Obrigado ao Wilson e ao CCosta.

CCosta, eu peguei o arquivo "xserver-01.exe" deste site, e NÃO POSSUI a tal da pasta "html" (eu li sim que tinha que ter essa pasta, so não achei).

O que eu deduzi? Que o manual de vocês esta defasado e confuso, já que o XOOPS ficou em evidencia agora com a reportagem da Info Exame (e eu tenho certeza que aumentou o fluxo de visitas a vocês) não seria uma boa fazer um manual mais atual?

E de novo, cade a pasta "html" dentro do arquivo "xserver-01.exe" sera que vou levar o troféu Carla Perez de estão newbie ?

Obrigado!
Roger

Roger-X  Ocasional De: Santos - SP - Brasil  Postagens: 23

Wilson,

Obrigado pela resposta.

Os links https://xoops.net.br/modules/wffaq/ e https://xoops.net.br/modules/wfsection/ não contem respostas para as duvidas que tenho, antes de postar eu já tinha pesquisado...

O motivo que coloquei no 100webspace é que estou fazendo testes, tanto com o XOOPS quanto com o mambo, a intencao é testar, ver qual seria o melhor para minha demanda e após isso colocar numa hospedagem paga de qualidade.

Em tempo, olha o que eu respondi anteriormente, não achei a tal pasta "html" nessa última versão de XOOPS que vocês disponibilizaram.

Obrigado mais uma vez,

Roger

costacafj  Iniciante   Postagens: 0

Download do Xooops 2.0.7.3 em Português:

https://xoops.net.br/modules/mydownloads/visit.php?cid=1&lid=13

Dentro deste arquivo você vai encontrar três pastas: extras, doc, e HTML (se não me engano). Esta pasta "html" é aquela que eu estava falando. Então você pode dar o upload da maneira que você achar melhor, tudo bema?

Roger-X  Ocasional De: Santos - SP - Brasil  Postagens: 23

CCosta,

Essa versão do XOOPS que você colocou como endereço eu não tinha, agora sim achei a tal pasta HTML...dã.

A que eu tenho (tinha, removi de raiva) era a xserver-01.exe, que se abria em várias pastas e nada de pasta HTML.

O que vou fazer? Usar essa versão, caso ocorra problemas, contato de novo.

De novo obrigado!

Roger

Roger-X  Ocasional De: Santos - SP - Brasil  Postagens: 23


Ultimo capítulo desse drama:

Finalmente consegui instalar o XOOPS!

Quais problemas ocorreram?

1) No portal http://br.xoops.org tem uma versão de XOOPS cuja documentação esta BEM CONFUSA (foi aonde eu peguei a 1a versão).

2) Uma coisa que notei, que alem da documentação estar bem confusa, falta informação sobre versões especificas, explico, cada grupo de utilizador faz uma versão dele, isso gera certa confusao ao newbie, (como eu) sugestão: que se melhore um pouco a documentação com explicações mais especificas principalmente ao newbie, eu mesmo já achei um portal de XOOPS for dummies, tem que ser no mesmo style...

3) Um dos motivos de minha instalação dar pau sempre era que meu gerenciador de FTP, o Cut FTP v. 4.0, não conseguia direito dar queue acima de 1.000 arquivos, entrava em um loop em algumas pastas e não saia mais delas, tive que entrar no superwdonwnloads e pegar o LeechFTP, que é FreeWare mas funcionou muito bem, deu conta do recado e consegui fazer o up da pasta HTML inteira em 15 min.

Agradeço aqui a ajuda, agora vou pegar as outras documentações e comecar estudar XOOPS e ver mesmo se ele se adapta as minhas necessidades.

Obrigado,

Roger

wilson  Iniciante   Postagens: 0

olá

Que bom que você conseguiu instalar

1) No portal http://br.xoops.org tem uma versão de XOOPS cuja documentação esta BEM CONFUSA (foi aonde eu peguei a 1a versão).

Esse portal é o REI da confusão mesmo .

Um dos motivos de minha instalação dar pau sempre era que meu gerenciador de FTP, o Cut FTP v. 4.0

Gozado eu uso uma versão anterior a esta( mas Pró) e nunca tive problema. INclusive até edito arquivos diretamente no server com ele. Gosto bastante do search and replace tb.

Mas agora ..." A primeira instalação agente nunca esquece", Hehehe.

Na verdade todo o processo é bem simples, não é?
Pode ser resumido praticamente em 4 fases:

Cria-se uma base de dados.
Tranfere-se a pasta HTML ou o seu conteúdo apenas para o server.
Checa-se as permissões requeridas.
Aponta-se o browser par o endereço e.

Já nas bancas.



Coloque a URL do teu portal para gente ver

Roger-X  Ocasional De: Santos - SP - Brasil  Postagens: 23

Pois é Wilson,

Percebi que aquele portal era confuso, e a versão de vocês era bem menos confusa, o problema são que cada um (grupo de utilizadores) faz uma versão diferente e nos, newbies, entramos numa espiral informações desencontradas.

Em relação ao cut, pode ser um problema de dll, ou sei la, vou reinstala-lo do zero, ele nunca tinha me dado problemas.

Em relação ao processo, foi super simples, acho que foi menos de 2 min para instalar.

Agora para personalizar...ai sim o bicho pega, nem sei por aonde começo a minha leitura...

Tens sugestão?

Quanto ao portal, eu so estou brincando com ele e nada mais...quando tiver algo decente eu coloco para todo mundo dar opiniao.

[]'s.

Roger

wilson  Iniciante   Postagens: 0

olá

Percebi que aquele portal era confuso, e a versão de vocês era bem menos confusa, o problema são que cada um (grupo de utilizadores) faz uma versão diferente e nos, newbies, entramos numa espiral informações desencontradas...

Aguarde que em breve seus problemas acabarão
Surpresa!

Na verdade só deveriam existir duas versões, acho que você pegou um rabo de foguete, Heheheh.

Uma boa dica agora que você terminou a instalação é instalar TODOS os módulos core, analisá-los com carinho, testar os blocos e funcionalidades de cada um, além dos temas é lógico.
Conte sempre conosco aqui, ok?

E aproveitando, acharam a mãe do meu craque ae na baixada?
Sacanagem, isto

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 38 visitantes neste momento... (21 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 38

outros...

Banner XOOPS Cube