Moodle

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Conforme projeto definido aqui passarão a existir tópicos numerados visando uma sistematização de processos.

Os números inicialmente definidos são:
50 - Claroline 55 - Dokeos 60 - Belts 65 - Moodle.
70 - O-LMS - Open Learning Man.System 80 - TelEduc.

Quem possuir tópicos que se enquadre, conforme acima, pedimos que postem 'treads" nomeadas desta forma.

Neste primeiro tópico dedicado ao Moodle incluimos.

Manual do professor:

O presente texto é uma adaptação do item "Teacher Manual" contido em: http://moodle.org/doc/


Esta página apresenta um guia rápido para criação de cursos online com o Moodle. Aqui apresentamos as principais funcionalidades disponíveis, bem como as principais decisões que o educador precisará tomar.

Seções deste documento:

-Iniciando com Moodle.
-Configurações... (Criando um curso)
-Arquivos... (O Conteúdo do durso):
-Ajustando as atividades.
-Aplicando o curso.
-Considerações finais.




Iniciando com Moodle:

Este tutorial assume que seu portal Moodle está configurado, ainda sem cursos iniciados e que o professor está conectado utilizando seu registro de administrador.

Existem três modos gerais de auxílio para seu início.

1) Não tema em utilizar todos. É muito improvável que você danifique algo no sistema, mas caso consiga derrubá-lo normalmente será possível normalizar tudo bem rápido!

2) Utilize os pequenos ícones:

- O ícone do editor (uma mão com caneta) conduz a qualquer alteração do que estiver indicado a seguir.

- O ícone de auxílio (?) abre uma janela de auxílio como esta: "http://moodle.org/help.php?file=index.html"

- O ícone "olhos abertos" esconderá algo dos alunos.

- O "olhos fechados" reverte o procedimento e disponibilizará o ítem escondido.

3) Use a barra de navegação no topo de cada página, ela impedirá que se confunda sobre sua posicão no portal.




Configurações... (Criando um curso):

Antes de tudo verifique sob o endereço "Administração" em seu portal de cursos e clique "Ativar edição..."
Este endereço que acessa toda a seção administrativa e estará disponível somente aos utilizadores administradores, os estudantes nunca mostrarão este item.
Na página de configurações digite os dados sobre seu curso, tempo de duração, data de início, etc.
Sempre haverá o ícone de auxílio, uma interrogação, com textos que descreverá detalhes adicionais.
O mais importante porém é a forma do curso. Decida-se sobre o modelo básico de seu curso, existem três formatos básicos, futuramente teremos mais.

Nota: Sugestões e novasideias sempre serão bem-vindas através de email para martin@moodle.org!

Eis aqui estão algumas imagens dos três modelos, ignore as cores que são definidas separadamente.

Formato "Semanal"

Formato "Tópicos"

Formato "Social"

Repare que os formatos "Semanal" e "Tópicos" possuem estrutura muito parecida, sua principal diferença reside em que cada box do formato "Semanal" cobre exatamente uma semana, como o próprio nemo indica, e no formato "Tópico" cada box se extende quanto você desejar.
O formato "Social" não utiliza muito conteúdo e é todo baseado no fórum - ele é usado na página inicial de http:/moodle.org
Repare os botões de auxilio (?) nas configurações de curso, clique-os ao desejar saber para mais detalhes.

Orientadores ou tutores.

Para adicionar os tutores, deve-se previamente cadastrá-los.

A seguir basta revisar os ítens:
- Participantes.
- Backup.
- Restore.
- Escalas.
- Notas.
- Logs.




Arquivos... (O Conteúdo do curso):

Adicione ao seu curso qualquer conteúdo que possuir, tal como páginas web, vídeos, textos ou animações em flash.
Qualquer tipo de arquivo pode ser enviado e armazenado, movido, renomeado, alterado e apagado de seu servidor.
Todos os arquivos posuirão links em seu menu de administração.

A seção de arquivos terá o seguinte aspecto...

Esta interface não estará disponível ao estudante, arquivos individuais poderão lhes ser disponibilizados mais tarde conforme a próxima seção "recursos"
Pode ser criado qualquer número de diretórios para organizar os arquivos.
O envio de arquivo é restringido a um de cada vez, pode-se zipar um arquivo e expandí-lo no portal, um ícone de unzip surgira ao lado do arquivo.
Para examinar qualquer arquivo transferido basta clicar em seu nome.
Seu navegador questionará se deseja mostrar ou baixar o arquivo respectivo.
Arquivos em formato HTML e textos poderão ser editados remotamente, outros tipos deverão ser baixados, alterados em modo local e transferidos de novo.
ão transferir um arquivo com mesmo nome ele será automaticamente sobrescrito no servidor. Po isso tome cuidado para não perder arquivos importantes!

Observação final: Caso seu conteúdo resida fora da Web não será necessário baixar os arquivos para alteração, pode-se apontar diretamente para dentro do curso, vide módulo de recursos, adiante.




Ajustando as atividades:

Construir um curso envolve adicionar os módulos de atividade ao mesmo, na ordem em que os estudantes irão realizá-las. Esta ordem poderá ser trocada a qualquer momento.
Alterne para editar clicando em "mudar para editando" sob ambiente de administração, este controle mostra ou esconde controles adicionais que lhe permitirão manipular sua página principal de cursos.
Note que a primeira tela abaixo ( do formato "Semanal" ) mudará para "ligado"
Para adicionar uma nova atividade simplesmente escolha "Semanal"ou "Tópico", ou partes da tela onde você deseja adicionar algo. e selecione o tipo de atividade a partir do menu "pop-up".
Após adicionar atividades estas poderão ser movidas para cima e para baixo com os ícones em forma de setas, apagadas utilizando-se o ícone em forma de "X" ou re-editadas com o pequeno ícone em forma de mão com caneta.

Aqui está um resumo de todas as atividades padronizadas no Moodle 1.0:

Lesson( nome original Assignment):

Em "Lesson" é onde configuramos as tarefas devidas, datas e prazo máximo. Estudantes serão habilitados a transferir arquivos, requisitos do curso. As datas das transferência sempre serão registradas.
A seguir poderá ser visualizada uma página simples com cada arquivo e comentários. Meia hora após um e-mail de notificação será automaticamente enviado ao estudante.

Pesquisa de opinião:

A atividade "Pesquisa de opinião' é simples - Faz-se a pergunta e especifica a resposta. Estudantes podem fazer suas escolhas, e o professor terá o relatório com os resultados. Isto é útil para desenvolver enquetes ou eleições.

Forum:

Este módulo é de longe o mais importante - Nele reside toda a discussão. Quando adicionamos um novo fórum seremos contemplados com uma escolha de diferentes tipos - um simples tópico de discussão. um fórum livre a todos ou uma discussão definida por utilizadores.

Journal:

Cada atividade "journal" é acessível durante todo o curso. Para cada um pode ser especificada uma questão em aberto que estimulará ao estudante escrever, uma janela surgirá a cada vez que a atividade estiver sendo executada( no formato "Semanal" apenas).
A regra geral é criar um "journal" por semana. Encorajar os estudantes a escrever e criticar durante estas atividades, disponíveis apenas para o aluno e o professor. A seguir o professor será habilitado a dar nota e comentar por semana ou por tópicpo, o estudante receberá automaticamente e-mail com a resposta. "Journals" não são desenhados para serem continuadamente adicionados.

Material:

Trata-se do conteúdo do curso. O recurso pode ser em forma de qualquer tipo de arquivo, ou um enderêço da Internet. Também pode-se impostar um texto diretamente no formulário.

Questionário:

Este módulo permite desenvolver e configurar um conjunto de questões, consistindo de multipla escolha, falso-verdade, e respostas curtas. Estas questões são mantidas e categorizadas na base de dados, e podem ser re-utilizadas em outros cursos. Permite-se também multiplas tentativas onde cada tentativa é automaticamente registrada, o professor pode escolher entre revisar o assunto ou mostrar a resposta correta. Este módulo inclui ainda muitos outros recursos.

Avaliação do curso:

Este módulo provê um número pré-definido de instrumentos úteis na avaliação do conhecimento de sua classe de alunos. Correntemente inclui ferramentas "COLLES" e "ATTLS". Elas podem ser fornecidas ao estudante logo de início para diagnosticar o nível de enquadramento do educando, ou no final para avaliar o aprendizado ( sugere-se utilizar uma vez por semana).

A seguir atividades verificadas no Moodle 1.2.1:

Chat:

Abre uma sala de bate papos que pode ser definida como aberta para todos os inscritos ou não.

Diário:

Solicita-se uma pergunta ao diário, parece(?) ser algo em direção a uma agenda de questões principais ou coisa parecida.

Glossário:

Outro recurso que, tal como o Chat, pode ser global ou inserido a um curso em particular.

Rótulo:

Apresentará um novo endereço logo abaixo do curso, parece(?) ser uma apresentação acessória.

Tarefa:

Esta é a tarefa para casa, define-se possibilidade de enviar arquivos, se será executado on ou off line, quanto vale na nota, etc.

Workshop:

Parece (?) que aqui está a ferramenta Wikki que se reportaram anteriormente neste fórum. Esta atividade permite inclusão contínua de conteúdos.




Aplicando o curso:

Aqui estão alguns dos grandes planos para ampliação do presente documento para torná-lo um tutotial competente. Por enquanto temos poucas ideias:

1) Inscreva-se em todos os fóums assim você se manterá em contacto com as atividades de sua classe;

2) Encorage todos os estudantes a preencher seu pefil completamente, incluindo fotos e leia todos - isto auxiliará a resolver situações mais tarde com soluções otimizadas às necessidades individuais;

3) Mantenha anotações próprias e privativas no fórum dos professores. Isto é útil quando existe um grupo de professores;

4) Utilize o links de registros (logs) para acessar anotações gerais, o linq atualiza a cada seis segundos e mostra as últimas atividades. Ferramenta útil para manter aberto seu terminal o dia todo e assim acompanhar o andamento do curso;

5) Utilize o relatório de atividades, próximo a cada nome da lista. Trata-se de uma boa maneira de ver como a pessoa está se conduzindo no curso;

6) Responda rapidamente aos estudantes. Não deixe para depois, Isto não é apenas fácil como torna-se necessário com o volume de questões que podem se acumular, trata-se de uma parte cruscial da manutenção da comunidade em um curso.




Considerações finais:

Caso tenha qualquer problema com seu portal contacte o administrador de seu servidor.

Caso surja uma boa ideia para implementação no Moodle, ou se tiver algo a nos dizer, contacte-nos que adicionaremos ao curso denominado "Using Mooidle". Gostariamos de ouvir sua opinião você pode auxiliar na melhoria contínua de nosso mecanismo.

Caso deseje contribuir com novos códigos ou módulos, ou documentando, contacte-me: Martin Dougiamas ou navegue no portal "bug tracker" do Moodle, em "moodle.org/bugs"

Finalmente lembre-se de utilizar o ícone de ajuda( ? ), ao final deste texto existe um endereço para o índice de todos os arquivos de auxílio do Moodle.

Grato por utilizar o Moodle - e seja feliz em seus cursos!

"http://moodle.org/doc/"

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

Transferimos para esta "tread" o tópico abaixo, visando organizar melhor o assunto:

"INSTALE O MOODLE COM APENAS UM CLIQUE ..."

Utilizando uma rotina desenvolvida aqui no XOOPS, pelo Lucastd, instale o Moodle v 1.1.1 via Web. Inscreva-se em um servidor qualquer com suporte PHP/MySQL e com os dados para acesso via FTP imposte-os no portal abaixo e clique em Copiar MOODLE!:

http://matheus.50free.org/moodle/copymoodle.html

Trata-se de um cliente FTP via Web previamente alimentado com o instalador do Moodle. Os arquivos serão transferidos servidor->servidor. Pode fechar seu navegador e até desligar o computador. A transferência será efetuada remotamente.

Atenciosamente.

Lehy.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

Com vistas ao objetivo de sincronizar portais Moodle objetivando multiplicar as salas de aulas com o mesmo conteúdo, se isso demonstrar-se possível, estamos colocando mais um portal para testes.

O primeiro Concursos contemplou o conector Moodle4xoops.

Este segundo, que ora apresento, destina-se apenas para o Moodle. Mesmo assim foi definido com login forçado para aceitar autenticação externa.

Atenciosamente.

Lehy.













<iframe src="http://moodle.uni.cc/" width="100%"

Height="450">

izzy  Iniciante   Postagens: 0

Caríssimo Lehy,

Acessando http://concursos.uni.cc/

Aparece este erro:

Warning: main(db_D_concursos_uni_cc/mainfile.php): failed estou open stream: No such file or directory in /home/virtual/sitio2789/www/modules/moodle/config.php on line 70

Warning: main(): Failed opening 'db_D_concursos_uni_cc/mainfile.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/phpcgi4.3/lib/php') in /home/virtual/sitio2789/www/modules/moodle/config.php on line 70
Syntax error in file: /home/virtual/sitio2789/www/modules/moodle/lib/adodb/drivers/adodb-xoops_db_type.inc.php

ADONewConnection: Unable estou load database driver ''

Duas fortes iniciativas que culminou com a aprovação do MEC:
1 - Universia Brasil ; e.
2 - AIEC (Associação Internacional de Educação Continuada): clique aqui

Adinaldo.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

Adinaldo escreveu:
...este erro: Warning: main(db_D_concursos_uni_cc/mainfile.php): failed estou open ...

Tive dificuldades ao tentar atualizar o módulo. Parece que está sendo a diferença entre utilizador administrador do Moodle e o utilizador XOOPS

Estarei verificando isso este final de semana!

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

O portal anterior foi construído com moodle v 1.2.1:

lehy escreveu:
... sincronizar portais Moodle objetivando multiplicar as salas de aulas com o mesmo conteúdo...

Agora levantamos outros dois portais com Moodle 1.3 (rss habilitado!) prevenindo eventual incompatibilidade na base de dados entre as versões.

Quem tiver disposição para auxiliar basta solicitar acesso administrativo em OFF.

Também ofereço esses recursos aos técnicos e professores interessados que poderão seguir seus próprios projetos a partir do ponto em que estamos.

Atenciosamente.

Lehy.



  







<iframe src="http://escola.uni.cc/" width="100%"

Height="450">
<iframe src="http://universidade.uni.cc/" width="100%"

Height="450">

izzy  Iniciante   Postagens: 0

Lehy, tudo bom?

Estou conversando com o pessoal de uma escola Salesiana qui de minha cidade no qual eu estudei, desejo fazer umas implantações do moodle para o portal. Inclusive, quero reformular o portal deles porque é ruim.

Abraços,
Adinaldo

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

Adinaldo escreveu:
Lehy, tudo bom?

Estou conversando com o pessoal de uma escola Salesiana qui de minha cidade no qual eu estudei, desejo fazer umas implantações do moodle para o portal. Inclusive, quero reformular o portal deles porque é ruim.

Abraços,
Adinaldo

Estamos estudando também uma forma de compartilhar cursos entre portais o que poderá vir a ser útil para escolas deste tipo, que poderá atender várias unidades afins com conteúdos comuns. Assim escola Salesiana de outros municípios poderão ter cursos comuns com professores somando esforços.

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

Localizamos um portal bem útil em nosso querido idioma, embora seja o português de Castro Alves, mas tudo bem. Apensemos aqui uma homenagem a ele.

E sempre será mais agradável nos identificarmos com "brasil" e não "brazil"

http://edulivre.fe.up.pt/

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

Acabamos de reabilitar o portal concursos.uni.cc no mesmo domínio novoensino.com.br
Eis aí mais uma pendência resolvida.

Atenciosamente.

Lehy.










<iframe src="http://concursos.uni.cc/" width="100%"

Height="450">

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 28 visitantes neste momento... (15 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 28

outros...

Banner XOOPS Cube