Iniciando com o XOOPS

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
Marcelo R. Minholi  Iniciante   Postagens: 0

pessoal do Xoopers,

Antes de mais nada Quero agradecer o convite para participar da comunidade, feito inicialmente com vistas à uma possível integração/criação de um módulo de e-learning para o XOOPS.

Finalmente arrumei tempo para começar a brincar com o XOOPS e estou vendo que ele evoluiu muito em relação à última vez que tinha visto ele funcionando. A forma que encontrei para começar a minha incursão no mundo XOOPS foi montar um novo portal pessoal, agora hospedado em meu computador particular no endereço http://minholi.tk.

Bem, sem mais delongas vai aí a minha pergunta. Existe um módulo de workflow para o XOOPS? Eu explico. Precisavamos adotar um CMS na UNIPAR que permitisse não só publicar conteúdos mas também submetê-los à processos internos de aprovação/publicação. Até agora o que encontrei que é capaz de fazer o serviço é o Zope/Plone que possui toda uma estrutura interna de controle de fluxo de documentos, mas como é relativamente mais difícil de encontrar pessoas capacitadas para trabalhar com Python para programação e ZPT para criação de templates do que é para encontrar ou capacitar pessoas para trabalhar com PHP e Smarty, eu resolvi unir o útil ao agradável, ou seja, tentar procurar uma alternativa (a primeira que me veio em mente foi o xoops) para a construção do novo portal da nossa Universidade.

Claro que, convém dizer, que se adotassemos o XOOPS como CMS isso nos levaria a desenvolver um módulo de LMS mais cedo ou mais tarde para suprir as nossas necessidades.

Espero não ter enrolado muito... Se não me fiz entender me avisem!

mauricio  Iniciante   Postagens: 2

Olaaa,

Seja bem-vindo e boa sorte.

Você diz que precisa de gerenciador de conteúdo capaz de filtar o que foi enviado e que este material fique na "banheira" até a aprovação. Se for isso, o XOOPS dá conta do recado sim, claro que não tão personalizado quanto o Zope. mas que pode antender as suas necessidades.

Gostaria de lhe dizer também que estou trabalhando em um hack para o núcleo do XOOPS, especificamente no módulo News (notícias) o qual será uma derivação do mesmo e se chamará Multi-News.

Consiste em permitir que vários administradores cuidem do setor de notícias, e que possam ser designados por sessão, exemplo:

Um portal de educação tem duas várias disciplinas, citarei duas para encurtar.

A) geografia.
B) Física.

Imagine que fulano é o responsável por geografia (domina o assunto e tem maiores condição de aprovar as notícias deste setor) o mesmo acontece com o fídico Beltrano que aprovará as notícias de usa área.

Isso é o começo de um trabalho financiado por uma empresa, que está me pagando pelo serviço, no entanto não vejo porque, depois de acabado o projeto eu não doá-lo a comunidade.

Bem espero ter contribuido, e se for de seu interesse se corresponder comigo para saber quais as suas necessidades reais ficaria grato.

Marcelo R. Minholi  Iniciante   Postagens: 0

Maurício,

É mais ou menos o que você descreveu que estou procurando, mas acredito que a solução vá mesmo ser o Zope, já que a situação é bastante particular, em alguns casos é necessário que hajam vários níveis de aprovação para o conteúdo.

Quanto ao hack que você está trabalhando eu acredito que atenda a maioria das situações onde existem portais com maior complexidade, fico feliz de saber que alguém já pensou nisso.

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Marcelo.

Prazer tê=lo de volta
Olha, um mod que talvez valha a pena você dar uma olhada é o WS-Project.

Mesmo que não ofereça todos os recursos que você procure, ainda acho que vale a pena.
Abração,
Wilson

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite Marcelo!

Seja bem-vindo, você já foi citado por aqui antes de brindar-nos com sua visita.

minholi escreveu:
...Existe um módulo de workflow para o XOOPS?

Perdoe-me se perguntarei algo deslocado. Mas antes de gerar o workflow não deveriamos nos preocupar com os padrões a serem seguidos, tal como o "SCORM"?

Primeiro eis como estou entendendo a expressão "workflow", se houver engano gritem ai:

Workflow define a dinâmica do processo e pode ser dividido em duas vertentes principais :

1) produção de conteúdos para um eventual "br.moodle.org" que pode se constituir inicialmente em um pequeno portal para necessários testes em nosso idioma. Idealizado para adoção por uma entidade de ensino que ofereça alguns cursos realmente gratuitos;

2) resultado direto do item um, trata-se da produção e disponibilização de conteúdos pedagógicos padronizados com vistas à sua pronta utilização. Educadores e técnicos, preferencialmente participantes do grupo, poderão utilizar este material nos mais diversos cursos que criarem individualmente.

Caso estejam corretas as premissas indicadas acima, o reaproveitamento posterior do nosso trabalho será meta importante.

Utilizando padrões aceitos universalmente teremos a "massa passiva" de dados à disposição de qualquer mecanismos de LMS.

O SCORM pelo visto está se tornando o formato preferido, até parecendo uma reedição do antigo "dBase" agora direcionado ao e-learning.

Exatamente sobre Workflow, foi o assunto do contacto com nosso colega lusitano "Manuel Almeida" <almeidam@idogoglobal.org>, a saber:
...Como o projecto involve um grupo internacional e uma audiencia global é no interesse do projecto nesta fase começar a expo-lo em várias linguas. O sistema em si já se adapta falta agora é os conteudos.
A formação de equipes de linguas para fazer essa transição estava projetada falta criar o "workflow"...


minholi escreveu:
... se adotassemos o XOOPS como CMS isso nos levaria a desenvolver um módulo de LMS mais cedo ou mais tarde para suprir as nossas necessidades.


Módulos e mais módulos, XOOPS <-> LMS, para o Moodle em particular, é o que todos desejamos. O Moodle está adotando o SCORM e a linguagem PHP deverá facilitar na produtividade do processo.

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

Estou tentando fazer uma consulta com o Martin, mas está difícil de me fazer entender. Alguém pode auxiliar-me neste post?

Tenho dificuldades com a sintaxe do idioma britânico?

Só tenho recebido respostas do tipo:

"Sorry, I don't understand what you're asking! "

Como diz a Microsoft, vamos aos fatos.

Eis o que tenciono comunicar:

Boa tarde!

Prezado Martin.

Tencioamos instalar multiplos portais Moodle com conteúdos comuns utilizando técnicas de espelhamento de portais, tal como a discutida neste tópico "SINCRONIZANDO
SITES"


Quando precisamos de 3 portais em 3 domínios, ou subdomínios, diferentes, com apenas um banco de dados MySQL. No sistema XOOPS, dynamic OO (Object Oriented) based open source portal . precisamos apenas trocar o arquivo "mainfile.php" por um novo arquivo com o conteúdo a seguir:

?php.
If (!(isset($subdomínio)))
{
$subdomain = $HTTP_HOST;
$subdomain = str_replace(\"\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".com\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".net\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".org\",\"\",$subdomain);
}
If (!(empty($subdomain)))
{
Include($subdomain.\"mainfile.php\");
}
?>


Quando desejamos compartilhar a tabela de utilizadores entre estes três domínios, basta procarmos os seguintes códigos em todos os arquivos do XOOPS:

Onde existia isso.

>$xoopsDB->prefix(\"


Incluimos isto.

>$xoopsDB->(\"xoops_


Este recurso pode funcionar também com o Moodle ? Caso positivo uma sala de aula poderá ser divulgada como se fossem três salas de aula ou mais.

Em promoções do Moodle, algum evento paralelo aos "Install Fest" do Linux, este recurso adicionado de outros tais comoeste upload automático nos auxiliaria na instalação de vários portais em vários servidores simultâneamente.

Com as tabelas MySQL compartilhadas, bastaria renomear os prefixos das tabelas e executar um comando "insert" em "sql" e pronto, teriamos mais um portal instalado.

Exemplo: Lucastd possui um portal que demonstra este recurso implementado:

XOOPS multi-sites.
... portais com arquivos separados, porém algumas tabelas compartilhadas.

Veja aqui o comportamento separado em setores, um utilizador cadastado no Setor Alfa acessa o Setor Beta sem novo login:

Alpha: Aceste aqui o setor Alpha

Beta: Acesse por aqui o sertor Beta

Aqui um código optional apresentado pelo reynaldo, para utilização no lugar de mainfile.php:

It's interesting we arrived at the same solution with.
Different code.

My code is just a little different from yours:

Database.php:

Function prefix($tablename='')
{
$mycommontables = array('avatar', 'avatar_user_link',
'online',
'priv_msgs', 'stories', 'topics', 'users');
$myprefix = '';

If (in_array($tablename,$mycommontables))
{
$myprefix = 'xoops';
}
Else $myprefix = $this->prefix;

If ( $tablename != '' )
{
Return $myprefix .'_'. $tablename;
}
Else.
{
Return $myprefix;
}
}

As i don't use the same files with different.
Domains/subdomains i didn't have estou include the.
Mainfile.php modification.

Eis agora o que enviei:
Good afternoon!

Sr.

I want double portais with one installation of Moodle, and improvement mirror portais, see the "SINCRONIZANDO
SITES"


If I want 3 portais in 3 subdomain, with one banco de dados MySQL. In the XOOPS ( dynamic OO (Object Oriented) based open source portal ) I needed change the mainfile.php with:

?php.
If (!(isset($subdomínio)))
{
$subdomain = $HTTP_HOST;
$subdomain = str_replace(\"\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".com\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".net\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".org\",\"\",$subdomain);
}
If (!(empty($subdomain)))
{
Include($subdomain.\"mainfile.php\");
}
?>


If I want shared the users table betwen 3 portais, I change this codes:

>$xoopsDB->prefix(\"


In all XOOPS files change to.

>$xoopsDB->(\"xoops_


I Can this perform in Moodle ? If yes, one classroom perform 3 classroom or more.

In a "Moodle Conference", this improvement add estou automatic installer help us in multiples installations estou a couple of servers. With shared of MySQL, run insert in sql with the renamed table prefix and end.

E.g: Lucastd show a demo portais with this improvement.
XOOPS multi-sites.
... portais with separated files. but a couple of tables.
Is shared, estou shared users in double installations.

See here Alpha and Beta sectors:

Alpha: The Alpha sector

Beta: The Beta sector

And here a optional code by reynaldo:

It's interesting we arrived at the same solution with.
Different code.

My code is just a little different from yours:

Database.php:

Function prefix($tablename='')
{
$mycommontables = array('avatar', 'avatar_user_link',
'online',
'priv_msgs', 'stories', 'topics', 'users');
$myprefix = '';

If (in_array($tablename,$mycommontables))
{
$myprefix = 'xoops';
}
Else $myprefix = $this->prefix;

If ( $tablename != '' )
{
Return $myprefix .'_'. $tablename;
}
Else.
{
Return $myprefix;
}
}

As i don't use the same files with different.
Domains/subdomains i didn't have estou include the.
Mainfile.php modification.


Tanks

Agradeço a atenção.

Atenciosamente.

Lehy.

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Pessoal, dá uma força para o membro lehy quem for fera em inglês para poder explicar o que ele está colocando sobre os sub-domínios.

É muito importante este assunto pessoal

Obrigado pela atenção.

silviotech  Iniciante   Postagens: 0

meu amigo por favor passe em português o que você Quero falar para o Martin que eu trascrevo para o bom inglês britânico.

Pode ser por e-mail silvio@silviotech.com.br

Assim que eu receber o seu e-mail eu no maximo em 1 hora lhe envio como o sr martin ira entender tudo.

Silvio Palmieri

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

...assim que eu receber o seu e-mail eu no maximo em 1 hora lhe envio como o sr martin ira entender tudo.

Silvio Palmieri

Legal.

Editei o tópico acima, eis um bom curso para iniciarmos com o nosso Moodle4xoops, comunicação escrita em Inglês. Que tal se increver como professor em nossos portais( quando estiverem rodando! )

Atenciosamente.

Lehy

silviotech  Iniciante   Postagens: 0

meu inglês é tecnico, não para aula de conversação.
Se servir posso ajudar sim.
Desculpe eu tive alguns problemas no dia de hoje como uma rede de um cliente deu pau e estou até agora refazendo os servidores de dele mas a noite vou trascrever a mensagem.

Silvio Palmieri

silviotech  Iniciante   Postagens: 0

Caro Lehy.
Acho que desta forma o Martin irá poder interpretar melhor sua mensagem.

Good afternoon!

Respected Martin.

We would like estou install multiple portais Moodle with common contents using techniques of portais mirror, just as discussed her in this topic "SYNCHRONIZING
SITES"

When we needed 3 portais in 3 domains, or subdomains, different, with just a database MySQL. In the system XOOPS, dynamic OO (Object Oriented) based open source portal. we just needed estou change the file "mainfile.php" for a new file with the content estou proceed:

?php.
If (!(isset($subdomínio)))
{
$subdomain = $HTTP_HOST;
$subdomain = str_replace(\"\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".com\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".net\",\"\",$subdomain);
$subdomain = str_replace(\".org\",\"\",$subdomain);
}
If (!(empty($subdomain)))
{
Include($subdomain.\"mainfile.php\");
}
?>


When we wanted estou share the users' table among these three domains, procarmos is enough the following codes in all of the files of XOOPS:

Where found this code.

>$xoopsDB->prefix(\"


Should we include the code this way?

>$xoopsDB->(\"xoops_


Could this resource also work with Moodle? In case positive a classroom can be published as if they went three classrooms or more.

In promotions of Moodle, some parallel event estou "Install Fest" of Linux, this added resource of other such ones as este automatic uploading it would aid us in the installation of several portais in several servants simultaneously.

With the tables shared MySQL, renomear would be enough the prefixes of the tables and estou execute a command "insert" in "sql" and ready, we would have one more installed site.

Example: one of our user Lucastd possesses a portal that demonstrates this implemented resource:

XOOPS multi-sites.
... portais with separate files, however some shared tables.

See the separate behavior here in sections, an user registered in the Setor Alfa accesses the Setor Beta without new login:

Alpha: it Accesses the section here Alpha

Beta: it Accesses for here the sertor Beta

Here an optional code presented by another entitled user of reynaldo, for use in the place of mainfile.php:

It's interesting we arrived at the same solution with.
Different code.

My code is just a little different from yours:

Database.php:

Function prefix($tablename='')
{
$mycommontables = array('avatar', 'avatar_user_link',
'online',
'priv_msgs', 'stories', 'topics', 'users');
$myprefix = '';

If (in_array($tablename,$mycommontables))
{
$myprefix = 'xoops';
}
Else $myprefix = $this->prefix;

If ( $tablename != '' )
{
Return $myprefix .'_'. $tablename;
}
Else.
{
Return $myprefix;
}
}

As i don't use the same files with different.
Domains/subdomains i didn't have estou include the.
Mainfile.php modification.

I thank released attention at once.

Respectfully.

Lehy

Espero ter ajudado.

Satanas  Iniciante   Postagens: 14

to achando uma merda o XOOPS porque não enconterei e ninguem me ajudou a encontrar a maldita tradução para ptbr.

censurado

Luciano de A. Rodrigues  Membro De: Cabo Frio RJ  Postagens: 153

Se você soubesse pedir com educação eu já teria te mandado o Link para você.

E você só não foi ajudado ainda porque chegou aqui pensando que era a casa da mãe Joana e não é bem assim aqui somos amigos e não empregados.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite.

Satanas escreveu:
To achando uma m+++

Sentimos imensamente tal mensagens através desta "tread".

1) aqui é um local para discutirmos elearning;
2) XOOPS traduzido existem várias edições;
3) como bem citou o Lucar, basta pedir com jeito!
4) Tencionava apontar um endereço para o Martin neste post;
5) Gentileza evitarem respostas aqui, acertaremos em off.



Atenciosamente.

Lehy

Satanas  Iniciante   Postagens: 14

2) XOOPS traduzido existem várias edições;

Como assim?

censurado

Smurfius  Iniciante   Postagens: 8

Pergunta: Satanás não tinha acento? A treta do ptbr é para algum programa de alfabetização?
Pergunta: Como você acha ruim se nem consegue instalar? E quando consequir se acha que alguém vai te ajudar em algo depois de você meter o pau em todo mundo? Humm, acho você é do PT.
Pergunta: Cade o ADMIN do portal? Voto para excomungar esse diabinho chifrudo para o lugar de onde veio. BAN.BAN.BAN.BAN

Observação: Deu para resistir a reposta não chefe.

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 25 visitantes neste momento... (17 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 25

outros...

Banner XOOPS Cube