Rpg?

  • Identifique-se para criar novos tópicos neste fórum
  • Visitantes anônimos não podem postar neste fórum
Renato Ferreira  Participativo De: Odi City  Postagens: 106

Gente sem querer parecer ignorante.
Que história é essa de RPG?
Único jogo que roda no meu computador é o Unreal, e não faço a minima ideia do que isso de RPG é.

Quem poder dar uma luzinha

Rodrigo Ribeiro Neto  Ocasional De: Amparo - SP - Brasil  Postagens: 33

Rpágina é a abreviação da sigla inglesa Role Playing Game, que já foi traduzida de várias formas em nossa língua, dentre as quais, uma das mais populares é Jogo de Interpretação. Apesar dessa tradução e de ser comum ouvir a expressão "Vamos jogar RPG!", o Rpágina não é exatamente um jogo. Ele é uma brincadeira de contar histórias.

A principal diferença que existe entre o contar histórias tradicional e o Rpágina é que no primeiro caso o narrador conta uma história que ele já conhece e praticamente nunca altera, a não ser por mudanças de inflexão ou pequenas improvisações. Num RPG, por outro lado, cada um dos ouvintes representa um personagem que faz parte da história que está sendo contada pelo narrador e interfere em seu desenvolvimento, transformando-a em uma criação coletiva.

O processo narrativo do Rpágina pode ser descrito da seguinte maneira: O narrador expõe uma situação e diz aos ouvintes o que seus personagens veem e ouvem. Em seguida, os ouvintes descrevem o que seus personagens fazem naquela situação e o narrador, então, diz qual o resultado das ações dos personagens dos ouvintes... e assim por diante. A história vai sendo criada pelo narrador e pelos ouvintes à medida que é contada e vivenciada como uma aventura.

É importante salientar que as atitudes e reações do personagem de cada ouvinte são escolhidas exclusivamente pelos ouvintes e que o resultado das ações dos personagens e suas consequências são definidas pelo narrador. A única exceção a esta regra são os personagens que fazem parte da história mas não são representados pelos ouvintes. Estes personagens ficam aos cuidados do próprio narrador.

Como toda atividade, o Rpágina tem também um jargão todo próprio e particular com o qual nós iremos aos poucos nos acostumando. No linguajar dos praticantes de RPG, por exemplo, os narradores são chamados de mestres, os ouvintes / participantes são chamados de jogadores e as histórias são chamadas de aventuras.

É possível contar histórias que se passam em qualquer lugar e em qualquer época. E nada implica que este lugar ou esta época tenham que existir no mundo real. Poderíamos contar uma história ambientada na Terra-média do Senhor dos Anéis, na Enterprise de Jornada nas Estrelas ou em um mundo qualquer que venha a ser inventado.

Normalmente, o local e a época em que a história está sendo contada são chamados de cenário. Existem diversos cenários prontos que você pode utilizar para ambientar suas histórias.

Da mesma maneira, as decisões que o narrador/mestre toma durante o desenrolar da história não são aleatórias nem arbitrárias. Ele usa um método para tomar estas decisões que os jogadores de Rpágina em geral chamam de sistema de regras. Existem centenas de sistemas de regras para RPG.

Fonte: http://rpgonline.com.br/

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Ufa!
Depois de uma super explicação dessa.
Bom logo você vai poder estar mais por dentro.
Ta quase pronto meu portal de Rpágina em xoops.
É só aguardar.

Renato Ferreira  Participativo De: Odi City  Postagens: 106

Gisa já conseguiu rodar o XOOPS lá no dots.ro?
Meu já está funcionando, mi aguardem...

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

ola.
Consegui sim...Obrigado.
Em breve venho aqui postar mais um portal em XOOPS.
E de Rpágina e você está convidado a participar
Conto com você
Beijos

Renato Ferreira  Participativo De: Odi City  Postagens: 106

É!
Quem sabe eu não acabo gostando
Tenho aqui um tema de rpágina aqui no comp, se quiser é só falar que meto no uploader.

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

ooooo.
Mais um para minha coleção.
Ganhei um do Fernando
Claro que quero!
To aguardando seu tema.
To tentando desenvolver um tb...mas so meio burrinha...sai todo errado no XOOPS.
Beijos

Salomão  Membro De: Brasília - DF - Brasil  Postagens: 503

Eu também ando dando minhas 'cacetadas' fazendo portais de Rpágina usando o XOOPS...

  Pesquisa avançada






Entrada

Codinome:


Senha:





Perdeu a senha?  |Cadastre-se!


Quem nos visita
Há 27 visitantes neste momento... (17 na seção Fóruns)

Associados: 0
Anônimos: 27

outros...

Banner XOOPS Cube