Uma espiada no futuro do e-learning

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Fernando  Iniciante   Postagens: 3

Todos que trabalham com as maravilhas da tecnologia em prol da educação já se perguntam "como será no futuro?" Pois bem, em alguns parágrafos proponho um provável cenário de ensino-aprendizagem integrado a futuras ferramentas de apoio ao ambiente educacional. Como os alunos e professores se utilizarão dessas ferramentas? Não sei exatamente, mas preferi fazer uma outra pergunta: O que a tecnologia estará apta a fazer daqui a duas décadas?

Doze anos atrás ? quando a internet engatinhava - visitei pela primeira vez uma BBS (Boletin Board Sistem) e lá tive a minha primeira experiência de aprendizagem à distância, onde em murais virtuais adquiri conhecimentos necessários para desvendar um velho sistema operacional chamado Unix. Foi difícil, mas sem as lições daquele muralzinho virtual de dicas quentes? talvez não tivesse ingressado neste maravilhoso mundo da Informática.

Hoje, seja em ambiente acadêmico, corporativo ou até mesmo governamental podemos tranquilamente utilizar plataformas LMS nacionais como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Naturalmente, todos que trabalham com as maravilhas da tecnologia em prol da educação já se perguntam ?como será no futuro? Pois bem, em alguns parágrafos proponho um provável cenário de ensino-aprendizagem integrado a futuras ferramentas de apoio ao ambiente educacional. Como os alunos e professores se utilizarão dessas ferramentas?

No Futuro veremos a:

-Popularização de Tecnologias:
Hand-Held computers dotados de altíssima capacidade de processamento e armazenamento serão tão comuns entre os jovens como são os celulares hoje, ainda sim, terão um custo muito mais acessível. Integração de Eletrônicos como tendência já confirmada atualmente, teremos em um só aparelho várias funcionalidades, como: internet, gravador e reprodutor de vídeo e áudio, câmera digitalizadora, banco de textos e imagens, entre outros; tudo na forma wireless, ou seja, sem fio.

-Maior valorização da Andragogia:
Haverá mais empresas e consultores trabalhando no estudo da melhor formação de adultos, conforme as competências demandadas pelas empresas.

-L-Games (Learning Games):
Serão criadas empresas voltadas para criação de jogos educacionais em ambientes LMS, para viabilizar a construção de simulações colaborativas de interação e aprendizagem. Os jovens poderão viver personagens do passado histórico da humanidade, simulando julgamentos em tribunais ou até mesmo sendo personagens de uma obra de Shakespeare, como nos jogos RPG.

-Comunidades Peer-to-Peer de e-Learning:
Como nas comunidades colaborativas de sistemas tipo Kazaa ou Imesh, existirão redes de computadores compartilhando informações organizadas por conteúdos específicos de aulas a serem presenciadas, como vídeos, gravações, fotos e documentos.

-Weblogs Escolares:
Cada aprendiz terá em seu meio de estudo, o seu diário escolar pessoal, que através de uma LMS poderá configurar quem terá ou não acesso a determinadas partes do mesmo, assim, ele poderá repassar seus resumos, anotações, e provas realizadas a outros alunos e turmas mais atrasadas. Aqui se formarão as primeiras comunidades virtuais informais de ensino-aprendizagem.

-TSP (Teaching Sistem Provider):
Sistemas Provedores de Ensino serão criados no formato parecido com os Call Centers, de forma a venderem para instituições de ensino interessadas os serviços de *Tira-Duvidas* por matérias, via telefone ou Chat-on-line, para que seus alunos tenham mais opções e ferramentas que lhes facilitem o processo de absorção do conhecimento. Aqui teremos mais uma especialização para o profissional de ensino, o tutor virtual.

Uma boa fórmula para que tudo isso seja bem aproveitado é esta: *Futuro da Educação = Tecnologia + Professores + Nova Mentalidade. Pois de nada adiantam ótimas tecnologias sem profissionais bem preparados; investir nos professores é premissa fundamental. Ainda assim, se não houver a participação dos pais facilitando e participando da adequação do ensino a distância a vida normal do estudante, desde o ensino fundamental, não teremos ambientação facilitadora para a motivação do aluno nas ferramentas propostas. A Tecnologia por si mesma não é nada, é apenas ferramenta sem aplicação útil ou correta. A combinação do ser humano explorando o máximo de sua capacidade e criatividade, usando como facilitador as novas tecnologias é que trará um real benefício a sociedade.

"" Autor: Nihad Faissal Bassis.



Editado:

Atendendo nosso pedido o Fernando transferiu este tópico para a tread "20 - Textos de apoio"
Grato.
Lehy.


Rodrigo Ribeiro Neto  Ocasional De: Amparo - SP - Brasil  Postagens: 33

Super legal isso... Poderia virar matéria!
Acho legal termos o WF-Sections ou similar para matérias como essa.

Obrigado!

fora  Regular De: -  Postagens: 48

Ae Tupet,

Sempre mandando coisas interessantes, excelente.

Curti esse logotipo também Hehehehe

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Hehehe.

Este é o fernandimmm!

Escuta, aproveitando este ARROUBO inspiracional, porque você já não começa a pensar em "pequenos módulozinhos" voltados para a área, hein?

Belo texto!

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Todos que trabalham com as maravilhas da tecnologia em prol da educação já se perguntam "como será no futuro?" ...

Achei este discurso um pouco utópico, talvez até seja por falta de sonhos, diante da realidade dura que enfrenta a Educação.

Professores mal remunerados, organizações educacionais inteiras direcionadas a preparar alunos para o vestibular e não para vida, é aquela choradeira geral. Quem está no "ramo" já conhece.

Diante destes aspectos, e de acordo com o processo de evolução, faço apenas " mais me adaptar à realidade e menos tentar modificá-la".

Esse pensamento me direciona a prática, faço minha as palavras do Wilson: "
... porque você já não começa a pensar em "pequenos módulozinhos" voltados para a área, hein?

Tenho me dedicado um pouco ao "moodle", trata-se de um mecanismo completo, tal como é o XOOPS, com suporte ao nosso idioma, porém direcionado a cursos online.

Sistema bem atrativo. Um módulo interessante seria algo que permitisse integrar o Moodle ao XOOPS, com troca mútua de utilizadores e logins. Temas parecidos também seriam muito interessantes.

Curiosidade: o significado dos "...oo.." de ambos os sistemas é o mesmo!

Atenciosamente.

Lehy

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Fala Lehy.

Bacana você estár por aqui

Sabe eu baixei esses dias o moodle mas ainda não o instalei.
Acabei instalando o claroline, você conhece?

Gostaria que você discorresse mais sobre o moodle.
O que achou da criança?
Lendo alguns manuais, white papers e etc. , ele me pareceu bem interessante.
Tem um bom sistema de tracking e boas ferramentas para testes, fóruns e etc?

Qualquer informação sua será bem-vinda
[]´s

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

Wilson escreveu:
Fala Lehy.
Bacana você estár por aqui
...Acabei instalando o claroline, você conhece?.
Gostaria que você discorresse mais sobre o moodle.
O que achou da criança?

Legal o reencontro. Ainda não conheço o "Claroline".

Sobre o Moodle recebi vários contactos em torno do mesmo. que detalho em posts de apresentação:

E quanto a nós aqui estamos correndo por fora, mas vamos colocar muitos portal de ensino, dá para iniciarmos uma boa comunidade.

Atenciosamente.

Lehy

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Existe um fururo imenso no e-learning, eita nome dificil di iscreve para o anarga aqui.

As crianças de hoje já curtem com prazer a partir de 3 anos suas incursões aos teclados de micros e outros equipamentos eletronicos, alias, os meus micros que o digam... sofrem uma barbaridade.

Aos 4 anos já estão indo além de um simples paint e já conseguem atraves de icones viajar na net, experiencia propria e assim vai.

As novas gerações terão a necessidade de estar nesta nova onda e a demanda será brutal, é só aguardar.

Com certeza levy e demais membros, portais bem feitos, com conteúdo qualificado irão fazer o maior sucesso e esperamos ver o seu em breve aqui junto a comunidade.
Feliz

Fernando  Iniciante   Postagens: 3

Wilson escreveu:
Hehehe.

Este é o fernandimmm!

Escuta, aproveitando este ARROUBO inspiracional, porque você já não começa a pensar em "pequenos módulozinhos" voltados para a área, hein?

Belo texto!

Está nos meus planos... pretendo pegar pesado na área da educação... e o XOOPS vai comigo... e quem quiser que embarque junto... Estou apenas dando tempo ao tempo, aqui está muito corrido... já estou pensando no que vou fazer na próxima encarnação...rs

Celso Goya  Iniciante De: São Paulo - SP - Brasil  Postagens: 0

Outro dia estava conversando com o Wilson e estavamos discutindo uma coisa que é bastante importante. Se alguém for construir algo relacionado a e-learning é uma boa dar uma olhada em algumas coisas.

Existem dois protocolos voltados para e-learning, são o AICC e o SCORM, a grande maioria das empresas que usam ou investem em e-learning usam estes protocólos.

Os LMSs ou Learning Management Systems utilizam estes protocolos também. Na verdade estes protocolos são apenas um padrão de banco de dados ou um conjunto de campos obrigatórios, mas são muito bem vistos.

A maior empresa do mercado de LMSs é a Saba saba.com. Uma que eu conheço no Brasil é a Dexxo dexxo.com.br

Eu encontrei um software muito legal no Sourceforge chamado BELTS que utiliza estes padrões, mas infelizmente ainda não o testei.

[]'s.
Celso Goya.
Moinho.net

Celso Goya  Iniciante De: São Paulo - SP - Brasil  Postagens: 0

Fernando,

Só prá complementar, essa sua assinatura ficou muito legal, Hehehe os "zóinhos" estão show!

[]'s.
Celso Goya.
Moinho.net

fora  Regular De: -  Postagens: 48

Está cadastrado no concurso né?

Falando nisso... como está o andamento ?

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Oki escreveu:
...Existem dois protocolos voltados para e-learning, são o AICC e o SCORM, a grande maioria das empresas que usam ou investem em e-learning usam estes protocólos ...

Você já tinha me dito sobre estes protocolos, e que o LSM Moodle, já com suporte ao português Brasileiro, estaria planejando incorporar o SCORM a partir da versão 2.1.

O Moodle, é um sistema com blocos, tal como o XOOPS, apenas elaborando temas parecido e algum "patch" para compartilhar utilizadores, acredito que teremos dois sistemas conectados apresentando uma boa uniformidade.

Atenciosamente.

Lehy

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Aquela outra ferramenta que eu tinha citado Cloroline claroline.org parece que vai incorporar estes padrões à partir do segundo semestre.

Houve uma bifurcação de desenvolvimento e criaram a dokeos.com que basicamente usa a mesma ferramenta mas prestará algum tipo de servço comercial.

Inclusive a dokeos disponibiliza um espaço grátis de 50mb para a criação de um curso(s).

Está programado o lançamento de uma nova versão para o final de fevereiro (lá, eles não tem carnaval)

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Wilson escreveu:
... Houve uma bifurcação de desenvolvimento e criaram a dokeos.com que basicamente usa a mesma ferramenta ...

Vi que ambos "dokeos" e "claroline" já possuem suporte ao nosso idioma.

Mas não entendi bem. Eles são algo parecido com os pares Star Office - Open Office, Netscape - Mozilla.

Será que é isso?

Atenciosamente.

Lehy

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Agora você me pegou lehy

Mas acho que não.
O que parece que aconteceu foi uma subdivisão amigável.
Uma parte mais comercial e a outra mais livre.
Em dokeos.com e dokeos.org , você sentirá isto.
Agora o Claroline parece que ficou restrito ao desenvolvimento na faculdade onde surgiu.
Mas não tenho certea

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

Conseguiu localizar alguém que utilize sistema e-learnig lvre em nosso idioma?

No sistema Moodle já me correspondi com alguns professores, um deles declarou estar satisfeito após aplicar vários cursos. Me informou sua página "Ciência Aberta"... Trancrevo abaixo:

Para nós fica mais fácil se já existem outros utilizadores com comunicação mais acessível para troca de ideias.

...Sou um utilizador satisfeito do Moodle e creio que ele tem grande.
Potencial de expansão enquanto ferramenta educacional.
Já o utilizei corretamente para cinco disciplinas distinta atravé do meu portal (cursos.cienciaaberta.org) e também o estou implantando no meu local de trabalho atual (O programa de computação Científica da Fiocruz - procc.fiocruz.br/~cursos).
Tenho alguma experiência com o Moodle que posso, certamente, compartilhar.abraço,
Flávio

Atenciosamente.

Lehy

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Continuando.

Segue um endereço da Universidade do Paraná, onde o claroline(dokeos) já é utilizado há algum tempo.

http://virtual.unipar.br

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Boa noite.

Wilson escreveu:
...Acabei instalando o claroline, você conhece?

Acredito que precisamos avaliar algumas alternativas para só então optar por algo definitivo.

Me passe alguma dicas rápidas para instalação do Claroline. O Moodle, apesar de ter traduzido o readme.txt, não consegui iniciar o instalador.

Atenciosamente.

Lehy

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Caro lehy, você merece mais do que dicas rápidas,

Dê uma olhadinha:

INSTALLATION PROCEDURE
======================

NEW CLAROLINE INSTALLATION
--------------------------

1. Download 'claroline142.tar.gz'

Windows : download 'claroline142.zip'.

2. Open a shell, go to download directory and type.
Tar -zxvf claroline142.tar.gz

Windows : unzip 'claroline142.zip'.

3. FTP or move by any means 'index.php' file and 'claroline' directory.
To your portal on webserver (whether webroot or subdirectory).
'index.php' should remain where it is, outside 'claroline' directory.

Windows: If you use easyphp locally (http://easyphp.org), just.
Drag and drop 'index.php' file and 'claroline' directory into.
C:\Program Files\easyphp\www\

4. CHMOD 666 claroline/include/config.php if necessary.

5. Open Web Browser and go to.
http://mydomain.org/mysite/mydir/claroline/install/

Windows with easyphp locally, open:
http://localhost/claroline/install/ (don't forget the final /).

6. Follow instructions.

Windows: if you use easyphp out of the box, login and password.
For MySQL should remain empty.

Espero que seja isso que queria.
[]´s.
Wilson.

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Open Source Courseware -- Evaluation and Rating.

Vejam que artigo interessante publicado no portal xplana.
Ele traça um comparativo entre as ferramentas para e-learning mais utilizadas, além de atribuir uma nota de avaliação para cada.

Infelizmente o dito cujo está em inglês e é razoavelmente longo.Feliz

Mas vale a pena, leiam:
http://xplana.com/whitepapers/archives/Open_Source_Courseware.
Wilson.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Transferimos esta postagem, ao nível de utilizador, para o tópico(tread): "20 - Textos de apoio", solicitamos aos demais proprietários de "posts" relativos a bons textos publicados que também façam essa transferência.

Estaremos colaborando para que nossos pensamentos se tornem mais compreensivos ao leitor!

Atenciosamente.

Lehy.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Wilson escreveu:
Open Source Courseware -- Evaluation and Rating.
Vejam que artigo interessante publicado no portal xplana

Parece que estamos avaliando bons programas, chamou-me a atenção este trecho sobre o Claroline, sua nota geral 22 e seu sistema de administração que mereceu nota máxima:
If you don't need a robust grade book and you want estou focus on ease of use, collaboration and comforting design, Caroline is your program.. It is a popular program internationally and is easy estou administer as well as use.

Veja este trecho sobre do Moodle, que acabou ficando um pouco, acima com nota 23. Pela avaliação a escalabilidade dele é igual ao máximo ao compararmos com os outros mecanismos (parece que para cursos pequenos é melhor):
Moodle is one of the most user-friendly and flexible open source courseware products available. It has excellent documentation, strong support for security and administration...

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Recebi este e-mail de um administrador da Universidade Fereral do Rio Grande so Sul, temos mais um potencial colega para o grupo

e-mail recebido em 29 Fev 2004 19:17:48:

De: jas@if.ufrgs.br

Assunto: LSM Moodle.

Lehy,

Desculpe pela demora em responder sua mensagem. Sou administrador dos servidores de e-learning do instituto de física-UFRGS, e sou responsável pela implantação de sistema como o Moodle, Claronline, Teleduc e outros.

Testamos diversas plataformas(gratuitas) de e-learning e considero o Moodle como um bom ambiente, prático e extremamente leve.

Como soubes da existência de nossos servidores?

Estou disponivel para trocarmos informações.

Espero seu contato.

James

Com certeza faremos contactos.

Atenciosamente.

Lehy

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Ótimo Lehy.

Vamos engrossando nossa listinha

À propósito: o dokeos 1.5 está com um pequeno atraso em seu lançamento, mas o moodle lançou mias um beta e o desenvolvedor master garantiu que em uma ou duas semanas a definitiva já estará no ar

Abraço

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Transferimos esta postagem, ao nível de utilizador, para o tópico(tread): "40 - Instalando e testando", solicitamos aos demais proprietários de "posts" relativos a "implementações genéricas de e-learnig" publicados nesta "tread"que também façam essa transferência.

Estaremos colaborando para que nossos pensamentos se tornem mais compreensivos ao leitor!

Atenciosamente.

Lehy.

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Com relação à dica do Smoka, alguns desses sistemas eu conhecia mas nunca instalei ou usei.

Sabe que às vezes penso numa maneira de se integrar o moodle ou o claroline/dokeos.

Você já chegou à pensar nisso lehy?
Será que seria muito complexo?

Smoka você conhece esses dois sistemas?
Vale à pena também dar uma checada

Por falar nisso, saiu o Dokeos beta 1.5 <Olha só!

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Wilson escreveu:
...Sabe que às vezes penso numa maneira de se integrar o moodle ou o claroline/dokeos...Você já chegou à pensar nisso lehy?
Será que seria muito complexo?

Sempre, desde o início no primeiro post que fiz desse nosso tópico sobre e-learning:
lehy Submetido a: 14/02/2004 04:59
...Um módulo interessante seria algo que permitisse integrar o Moodle ao XOOPS, com troca mútua de utilizadores e logins. Temas parecidos também seriam muito interessantes...

Também quando falou-sede subsites!
lehy Submetido a: 15/02/2004 15:26
Estou particularmente interessado neste tópico com o intuito de apadrinhar a integração Moodle - XOOPS.
Acredito que será bem mais eficiente criamos um conector entre os dois sistemas que criar um módulo e-learnig para o XOOPS.

Teve também em Alguns esclarecimentos
lehy Submetido a: 16/02/2004 16:29
...Moodle...Estou interessado em conseguir um conector dele com o XOOPS...

Agorinha sugeri um novo módulo em tópico específico, será que é ideia fixa isso .

Atenciosamente.

Lehy

Jordão Brasileiro  Participativo De: BH/MG/Brasil  Postagens: 131

As vezes o ComputerWorld publica artigos interessantes sobre o assunto, veja este:

E-Learning ainda enfrenta resistência no Brasil

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Jordan.

Cabe a nós desenvolvedores, consultores e inovadores, irmos quebrando essa resistência.

Existem grandes interesses por trás disto

Ps . Belo artigo...

guvilla  Iniciante   Postagens: 2

Saudações Xoopeiros!

Estou interessadíssimo em desenvolver um módulo de e-learning para o Xoop!
Trabalhei um ano com educação a distância na universidade de Sorocaba e sei bem onde estamos pisando. Mas gente, não se iludam! Há muita coisa a ser pensada a esse respeito.

Estou me dispondo a formar uma equipe (ou me unir a uma) para tal desenvolvimento com tanto que façamos a coisa da forma correta... pesquisando, planejando e desenvolvendo. Caso contrário esse tipo de iniciativa será só mais um sistema de e-learning "jogado" no mercado.

=)

Quem está disposto a encarar? Já existe alguma equipe ou vamos formar uma?

Conto com vocês! =)

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Gustavo Villa escreveu:
Saudações Xoopeiros!

Estou interessadíssimo em desenvolver um módulo de e-learning para o Xoop!
Trabalhei um ano com educação a distância na universidade de Sorocaba e sei bem onde estamos pisando. Mas gente, não se iludam! Há muita coisa a ser pensada a esse respeito.

Estou me dispondo a formar uma equipe (ou me unir a uma) para tal desenvolvimento com tanto que façamos a coisa da forma correta... pesquisando, planejando e desenvolvendo. Caso contrário esse tipo de iniciativa será só mais um sistema de e-learning "jogado" no mercado.

=)

Quem está disposto a encarar? Já existe alguma equipe ou vamos formar uma?

Conto com vocês! =)

Opa, pelo que estamos acompanhando tanto o membro Lehy e o membro Wilson estão a levantar e a convidar pessoas interessadas. Acreditamos que para um inicio de projeto neste sentido eles deveriam estar a par e em melhores condições de opnar a respeito.
Mas acho que tens inteira razão quanto a viabilizar este planejamento, mas acredito que isto está na mente dos dois membros citados.
Acredito até que existam outros membros na mira deste foco e será só questão de tempo a formação de uma equipe para este fim.

guvilla  Iniciante   Postagens: 2

Saudações Xoopeiros!

Estou interessadíssimo em desenvolver um módulo de e-learning para o Xoop!
Trabalhei um ano com educação a distância na universidade de Sorocaba e sei bem onde estamos pisando. Mas gente, não se iludam! Há muita coisa a ser pensada a esse respeito.

Estou me dispondo a formar uma equipe (ou me unir a uma) para tal desenvolvimento com tanto que façamos a coisa da forma correta... pesquisando, planejando e desenvolvendo. Caso contrário esse tipo de iniciativa será só mais um sistema de e-learning "jogado" no mercado.

=)

Quem está disposto a encarar? Já existe alguma equipe ou vamos formar uma?

Conto com vocês! =)

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Gisa escreveu:
Opa, pelo que estamos acompanhando tanto o membro Lehy e o membro Wilson estão a levantar e a convidar pessoas interessadas. Acreditamos que para um inicio de projeto neste sentido eles deveriam estar a par e em melhores condições de opnar a respeito.
Mas acho que tens inteira razão quanto a viabilizar este planejamento, mas acredito que isto está na mente dos dois membros citados.
Acredito até que existam outros membros na mira deste foco e será só questão de tempo a formação de uma equipe para este fim.

Gisa, Como vai?

Estava ontem conversando com o Oki por telefone sobre as minhas dificuldades técnicas com os sistemas de e-learning e ele me falou que vocês estavam discutindo isso aqui e que havia a possibilidade de desenvolver algo open-source e pensei: estou nessa! Quem me levou ao Oki foi o Hernani Dimantas que é meu parceiro em algumas pesquisas e como eu colunista da revista Novae.

Espero que o pessoal aqui não fique irritado por eu utilizar o PHP-Nuke na minha página. Mas se vocês virem o volume de conteúdo irão entender porquê. Bem estou esperando aquele sisteminha de migração que você disse que estava fazendo. Não posso dar-me ao luxo de perder todo aquele conteúdo. Espero também que tenham paciência com este senhor aqui que faz 54 anos semana que vem e que não conhece quase nada de programação. Mas creio que posso ser útil em alguma coisa, já que trabalho com o que vocês estão chamando e-learning há mais de 8 anos. Eu chamo de ?aprendizagem em rede?. ?Aprendizagem? porque trabalho sobre um novo enfoque da educação. ?Em Rede? dentro do enfoque colaborativo os participantes se conectam utilizado algum meio. No nosso caso estamos usando a tecnologia computacional e redes telemáticas. No futuro não sabemos se conseguiremos desenvolver algo mais eficiente. Confesso que tenho uma certa dificuldade de utilizar a telepatia para me comunicar com outras pessoas... no futuro quem sabe? Tem um biólogo inglês chamado Rupert Sheldrake que diz que isso será uma coisa natural daqui algum tempo... mas por enquanto vamos aqui de computador e Internet ligando as pessoas.

Bem, deixa eu me apresentar para o grupo. Meu nome CAlex Fagundes e sou organizador do Projeto Ponto-Futuro. O Projeto Ponto-Futuro é uma organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento da aprendizagem, a pesquisa e o trabalho colaborativos. Entre os nosso enfoques de pesquisa está o tal do ?e-learning?.

Estou fazendo doutorado na PUC-SP na área de Educação e Novas Tecnologias sob a orientação de José Armando Valente (NIED-Unicamp), Valente é um dos principais introdutores do e-learning no Brasil. Ele fez o doutorado dele no MIT. Gosto muito dele como pessoa e como professor.

A minha pesquisa de doutorado trata de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa. É bom que eu diga que, quando me refiro a ?comunidades colaborativas? não estou falando de Yahoo nem de listas de discussão e sim, comunidades como esta aqui do XOOPS.

Pois bem, se vocês pretendem avançar nesses estudos e talvez desenvolver um open source colaborativamente podem contar comigo.

Já dei uma geral nas mensagens que aqui rolaram, mas ainda não respondi a nenhuma porque preferi me apresentar a quem não me conhece antes.

É um prazer estar aqui com vocês!



Editado:
Este tópico foi duplicado na tread '1 Quem somos'
Grato.
Lehy.

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

calex escreveu:

Gisa, Como vai?

Fala Calex, já tinha lhe enviado uma Mp a poquinho antes deste seu envio. Poxa sabe que é um prazer imenso ter você conosco de novo.

Pessoal o Calex além de ser uma pessoa ponderadissima é uma pessoa excelente... Que bom que esteja conosco..

Estava ontem conversando com o Oki por telefone sobre as minhas dificuldades técnicas com os sistemas de e-learning e ele me falou que vocês estavam discutindo isso aqui e que havia a possibilidade de desenvolver algo open-source e pensei: estou nessa! Quem me levou ao Oki foi o Hernani Dimantas que é meu parceiro em algumas pesquisas e como eu colunista da revista Novae.

Cagaio, com os dois, então estava em ótimas mãos.
Aliás, qualquer dia deste vamos ter a honra de receber o disco rígido (Hernani Dimantas) para um tutorial de comunidades, ehehehe.

Espero que o pessoal aqui não fique irritado por eu utilizar o PHP-Nuke na minha página. Mas se vocês virem o volume de conteúdo irão entender porquê. Bem estou esperando aquele sisteminha de migração que você disse que estava fazendo. Não posso dar-me ao luxo de perder todo aquele conteúdo. Espero também que tenham paciência com este senhor aqui que faz 54 anos semana que vem e que não conhece quase nada de programação. Mas creio que posso ser útil em alguma coisa, já que trabalho com o que vocês estão chamando e-learning há mais de 8 anos. Eu chamo de "aprendizagem em rede". "Aprendizagem" porque trabalho sobre um novo enfoque da educação. "Em Rede" dentro do enfoque colaborativo os participantes se conectam utilizado algum meio. No nosso caso estamos usando a tecnologia computacional e redes telemáticas. No futuro não sabemos se conseguiremos desenvolver algo mais eficiente.

Rapaz este sisteminha eu lembro. No meu caso apelei federal mas não tinha tanta coisa como você, sabemos o quanto isto é dificil, mas quando fizermos isto, será um monte de portais sendo portado para o XOOPS. Já recebemos diversas solicitações, se cobrasse por isto dava para ganhar uma graninha, rs, mas sabes que não é este o caso, fazemos isto por gosto e para a comunidade.

Bem, deixa eu me apresentar para o grupo. Meu nome CAlex Fagundes e sou organizador do Projeto Ponto-Futuro. O Projeto Ponto-Futuro é uma organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento da aprendizagem, a pesquisa e o trabalho colaborativos. Entre os nosso enfoques de pesquisa está o tal do "e-learning".

Pode se considerar bem apresentado e trazido a nós por boas mãoes, rs. Com certeza o pessoal envolvido no e-learning daqui irá ficar muito contente com sua experiencia e presença.

A minha pesquisa de doutorado trata de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa. É bom que eu diga que, quando me refiro a "comunidades colaborativas" não estou falando de Yahoo nem de listas de discussão e sim, comunidades como esta aqui do XOOPS.

Aliás, baseado na sua experiencia já de longa data, Quero receber impressões suas sobre os processos que estamos realizando e se estamos rumando para um caminho sólido em busca do futuro.
Sabes bem que tentamos levar uma comunidade diferente a pouco tempo e digamos que estava sendo um sucesso creio.

Pois bem, se vocês pretendem avançar nesses estudos e talvez desenvolver um open source colaborativamente podem contar comigo.

Já dei uma geral nas mensagens que aqui rolaram, mas ainda não respondi a nenhuma porque preferi me apresentar a quem não me conhece antes.

É um prazer estar aqui com vocês!

Poxa, vamos seguir em frente. Existem muitas ideias, maneiras e estudos a serem elaborados. A parte organizacional ainda bem embrionária e pelo que estou acompanhado ainda em fase de estudos e levantamento de viabilidades, mas as pessoas envolvidas a meu ver parecem bem sérias para tocar isto em frente.
Acho que ajuda qualificada como a sua será muito bem-vinda.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

Gustavo Villa escreveu:
...Estou interessadíssimo em desenvolver um módulo de e-learning para o Xoop! Trabalhei um ano com educação a distância na universidade de Sorocaba...

calex escreveu:
...Pois bem, se vocês pretendem avançar nesses estudos e talvez desenvolver um open source colaborativamente podem contar comigo...

Sejam bem-vindos Gustavo Villa e Calex. A primeira providência que estamos a sugerir é a criação de um módulo que permita conectar os mecanismos "Xoops" e "Moodle".

Compartilhariamos utilizadores, notícias e outros outros módulos que julgarmos de interesse comum.

Paralelo a isso, utilizamos este fórum para reunir as anotações das experiências.

Tencionamos eleger um site, já rodando o mecanismo Moodle, onde acomodariamos alunos e professores para um projeto modelo.

Mencionamos o Moodle por já termos localizamos muitos "Moodlers" no Brasil e em Portugal, mas será bem-vinda qualquer opinião a respeito.

Atenciosamente.

Lehy

guvilla  Iniciante   Postagens: 2

Pois bem,

Conheço muito bem o TelEduc, desenvolvido pelo NIED da Unicamp. É um sistema excelente principalmente por ser bem intuitivo. Tem fórum, troca de arquivos, área para grupos, etc.
Mas não acredito que seja uma opção boa para integrar o sistema... ele tem uma arquitetura no mínimo "curiosa".
Cada um dos cursos criados utiliza 1 banco de dados.
Isso mesmo 1 banco para cada curso. Imagine uma universidade com vários cursos... Antes dessa última versão era preciso cadastrar uma vez em cada curso.

Mas a ideia dele é boa.

Eu tenho uma pesquisa que fiz a respeito de outros sistemas de EaD onde identifiquei os pontos fortes de cada um deles... Cheguei a uma alternativa muito interessante. O que mais me preocupa com esse tipo de iniciativa é que convivi com alunos que utilizaram o sistema e não sabiam o que era fórum por exemplo (palavra comum em nosso meio), assim como não entendiam o que significa login... enfim... o sistema a ser desenvolvido tem que contemplar PRINCIPALMENTE isso.

A Microsoft por exemplo é uma "nhaca" em vários programas que lança, porém ninguém questiona a facilidade de uso que ela oferece. Esse com certeza é um dos fatores que a mantém lider de mercado inclusive em segmentos em que não é especialista.

Acho interessante esse post aqui, mas Quero sugerir a abertura de um novo tópico para discutirmos o sistema em si. Assim deixamos o post mais voltado para o desenvolvimento.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Oki escreveu:
Existem dois protocolos voltados para e-learning, são o AICC e o SCORM, a grande maioria das empresas que usam ou investem em e-learning usam estes protocólos.

Os LMSs ou Learning Management Systems utilizam estes protocolos também. Na verdade estes protocolos são apenas um padrão de banco de dados ou um conjunto de campos obrigatórios, mas são muito bem vistos.

Oki,

Explica uma coisa: qual a finalidade desses protocolos? Para que servem?

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

lehy escreveu:

O Moodle, é um sistema com blocos, tal como o XOOPS, apenas elaborando temas parecido e algum "patch" para compartilhar utilizadores, acredito que teremos dois sistemas conectados apresentando uma boa uniformidade.

Realmente achei o Moodle muito semelhante com o XOOPS.
Mas qual seria a vantagem de integrar o dois? O aproveitamento da base de dados dos utilizadores?

O que mais?

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

calex escreveu:
...Realmente achei o Moodle muito semelhante com o XOOPS.
Mas qual seria a vantagem de integrar o dois? O aproveitamento da base de dados dos utilizadores?O que mais?

Banco de dados, quanto menor a quantidade, melhor. Com o XOOPS teriamos o horário de intervalo "chats", a biblioteca "artigos", eventos sociais "agenda", eleições de diretores "enquetes", etc.

As atividades de ensino, por outro lado, bastante específicas, se quisermos criar um módulo XOOPS para todo o serviço, faremos um trabalho menor e deixaremos de aproveitar a energia de outra comunidade focada totalmente na área.

Como atividades de ensino possuem pouca, ou nenhuma, relação com módulos XOOPS, teremos pouca redundância de variáveis de ambiente e outros quesitos que faria depreciar o desempenho do sistema.

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

calex escreveu:
...qual a finalidade desses protocolos? Para que servem?

Vou explanar aqui apenas o que estou entendendo. A mim parece que o objetivo todo é iniciar uma ampla base de dados para, daí em diante, o educador simplesmente indicar que parte do conteúdo vai ensinar ou o nível do teste que precisa aplicar. Automaticamente, o plano de aula, ou as questões da prova, serão produzidas.

Boa parte do trabalho mecânico do educador poderá ser terceirizada, com as inserções e classificação de conteúdos.

Existe um aplicativo do projeto do KDE (KEduca) que transforma questões cadastradas em jogos do tipo Show do milhão. Caso seja isso mesmo, acredito que as perspectivas são imensas.

Marcelo R. Minholi escreveu:
... Para entender melhor o SCORM é preciso que obtenha informações sobre o conceito de "learning objects", que propôe o reaproveitamento de objetos de ensino entre cursos desenvolvidos em um ambiente compatível com SCORM.
Por exemplo, se um mapa mundi é utilizado em um curso de geografia ele pode ser reaproveitado em um curso de oceanografia, etc.
... pode existir benefício ao utilizar o SCORM, porque haveria um tipo de auto-cadastramento dos objetos de ensino e isso acabaria por constituir uma base de dados de forma passiva.

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

...Eu tenho uma pesquisa que fiz a respeito de outros sistemas de EaD onde identifiquei os pontos fortes de cada um deles...

Poderia postar esta pesquisa aqui para a nossa comunidade?

Nota: Parte deste post foi transferido para "posts numerados"!

Atenciosamente.

Lehy

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

lehy escreveu: Banco de dados, quanto menor a quantidade, melhor. Com o XOOPS teriamos o horário de intervalo "chats", a biblioteca "artigos", eventos sociais "agenda", eleições de diretores "enquetes", etc ...

Se a ideia prioritária é a comunidade tem tudo a ver essa integração. Mesmo sendo a comunidade o entorno de uma esc faz sentido.

A escola envolvida por um centro de convivência - a comunidade em si - acaba construindo o que tem sido frequentemente esquecido pelos sistemas de e-learning: o pátio, a cantina, o grêmio etc. Os locais de convivêcia universitária que são fundamentais no meu modo de entender.

Os sistemas de e-learning, por si só, tem se demonstrado muito áridos justamenten por esquecer a conviência fora de aula.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Cagaio, com os dois, então estava em ótimas mãos.
Aliás, qualquer dia deste vamos ter a honra de receber o disco rígido (Hernani Dimantas) para um tutorial de comunidades, ehehehe...

O disco rígido é um cara de visão avançada. Volta e meia ele me aponta uma solução que eu estava queimando a mufa para sair do embaraço.

Essa indicação do Oki, por exemplo, foi ótima porque eu estava pensando em fazer um remendo em um modelo broadcast porque tem um pessoal querendo fazer cursos de forma não colaborativa.
Ou seja, uma coisa numa filosofia bem antiga: estuda e faz um teste no fim de cada lição.

A gente já conhece isso, não é?

Rapaz este sisteminha eu lembro. No meu caso apelei federal mas não tinha tanta coisa como você, sabemos o quanto isto é dificil, mas quando fizermos isto, será um monte de portais sendo portado para o XOOPS. Já recebemos diversas solicitações, se cobrasse por isto dava para ganhar uma graninha, rs, mas sabes que não é este o caso, fazemos isto por gosto e para a comunidade.

É... Não é esse o nosso caso. Se eu fosse empresa grande pagaria e manteria comunidades como esta, mas empresa grande geralmente está preocupada com coisas que também são caras e nem por isso mais eficientes. Elas ainda vão descobrir a importância das comunidades virtuais.

Eu estou tentando articular um trabalho para desenvolver essa conciência, mas os dirigentes não requentam os nossos portais. Não sabem o que estão perdendo.

Aliás, baseado na sua experiencia já de longa data, Quero receber impressões suas sobre os processos que estamos realizando e se estamos rumando para um caminho sólido em busca do futuro.
Sabes bem que tentamos levar uma comunidade diferente a pouco tempo e digamos que estava sendo um sucesso creio.

Eu vejo aqui nessa comunidade o que eu estou tentando desenvolver lá no Ponto-Futuro. Sempre gostei das pessoas ligadas ao XOOPS. E você em especial me recebeu muit bem naquela min ha primeira entrada no XOOPS. Foi de uma atenção muito legal.

Eu fiquei impressionado, mas acabei achando o PHP-Nuke mais fácil porque o meu host instalava ele de forma automática. E eu tinha dificuldades que hoje já foram superadas.

Mas ao conversar com o Oki ontem vi que há toda uma filosofia muito legal. Vocês funcionam com anfitriões e recebem muito bem o pessoal que está chegando. Isso é fundamental! Porque a gente chega numa comunidade meio sem saber... meio tateando as cegas. é muito importante essa recepção.

Creio que vocês estão no caminho certíssimo!

Poxa, vamos seguir em frente. Existem muitas ideias, maneiras e estudos a serem elaborados. A parte organizacional ainda bem embrionária e pelo que estou acompanhado ainda em fase de estudos e levantamento de viabilidades, mas as pessoas envolvidas a meu ver parecem bem sérias para tocar isto em frente.
Acho que ajuda qualificada como a sua será muito bem-vinda.

Podem contar com a minha participação. Vou chamar umas pessoas interessantes e dispostas a aprender e ajudar com vocês.

Vocês sabem, né? A minha filosofia é que não existe sabedoria isolada. A grande sabedoria é a que se faz em rede da qual todos somos aprendizes. Para mim não existe mestre que não saiba ser aprendiz.

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Obrigado pelos elogios a nossa comunidade.

Podem contar com a minha participação. Vou chamar umas pessoas interessantes e dispostas a aprender e ajudar com vocês.

Vocês sabem, né? A minha filosofia é que não existe sabedoria isolada. A grande sabedoria é a que se faz em rede da qual todos somos aprendizes. Para mim não existe mestre que não saiba ser aprendiz.

Acho esta filosofia muito sábia mesmo, até proque, ao achar que já sabe tudo, irá fatalmente parar de aprender e evoluir.

E realmente, o grande sucesso aqui é o se doar um pouquinho de cada um. Claro que possuimos membros aqui de excelente qualidade como técnicos mas principalmente como pessoas e elas para mim, fazem a diferença em qualquer lugar.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

lehy escreveu:
Parece que estamos avaliando bons programas, chamou-me a atenção este trecho sobre o Claroline, sua nota geral 22 e seu sistema de administração que mereceu nota máxima.
Eu instalei o Claronline para testar... Achei bastante fácil a instalação. Mas quero ver ele funcionando na prática.

Vou fazer alguns testes com a minha comunidade. Se vocês quiserem participar.

Tenho um conteúdo bom para teste: o curso chamado Aprender a Aprender.

Vou ver se coloco no ar o quanto antes.

Veja este trecho sobre do Moodle, que acabou ficando um pouco, acima com nota 23. Pela avaliação a escalabilidade dele é igual ao máximo ao compararmos com os outros mecanismos (parece que para cursos pequenos é melhor)

Eu vou instalar o Moodle também... assim poderemos fazer uma comparação.

Lehy, você parece que gosta mais do Moodle, não é?

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Wilson escreveu:
Tem um bom sistema de tracking e boas ferramentas para testes, fóruns e etc?

É isso, Wilson, fiquei curioso se o Moodle atende a esses quesitos. O Claroline parece que atende bem, não é?

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

lehy escreveu:
Existe um aplicativo do projeto do KDE (KEduca) que transforma questões cadastradas em jogos do tipo Show do milhão. Caso seja isso mesmo, acredito que as perspectivas são imensas...

Você conhece o Hot Potatoes, ou HotPot, para os íntimos?

Ele é um bom sistema para criar testes e exercícios, mas tem uns esoterismos dentro que estragam tudo.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

No sistema Moodle já me correspondi com alguns professores, um deles declarou estar satisfeito após aplicar vários cursos. Me informou sua página "Ciência Aberta"...

Você já conseguiu instalar p Moodle?
Eu vou tentar fazê-lo amanhã.
Tem agum macete para passar?

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Gustavo Villa escreveu:
Conheço muito bem o TelEduc, desenvolvido pelo NIED da Unicamp. É um sistema excelente principalmente por ser bem intuitivo. Tem fórum, troca de arquivos, área para grupos, etc.
Mas não acredito que seja uma opção boa para integrar o sistema... ele tem uma arquitetura no mínimo "curiosa".
Cada um dos cursos criados utiliza 1 banco de dados.

Eu também conheço bem o TelEduc. Mas a instal~ção dele é complicadíssima, além de ter de ser instalado no root.

Os arquivos de dados são uma mixórdia. Não é um sistema orientado para objetos e ainda não entendi para que ele usa o MySQL se não armazena os dados dos cursos lá.

O mru orientador é um dos coordenadores do NIED/UNICAMP onde foi desenvolvido o TelEduc.

Realmente ele é bem intencionado... mas fazer um back-up dele é uma loucura.

Parece - eu não conheço - que os sistemas que fazem mais sucesso são esses vendidos a peso de ouro pela Micropower. Eu particularmente não gosto desses sistemas caríssimos que consomem máquina demais e acabam sendo uma coisa pesada que acaba só funcionando bem em Intranets.

Não é o caso o TelEduc... mas é extremamente difícil encontrar uma hospedagem compartilhada disposta a instalá-lo. Eu consegui, mas isso foi a duríssimas penas.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

calex escreveu:
Lehy, você parece que gosta mais do Moodle, não é?

Não posso dizer de qual gosto mais, ainda não utilizei nenhum, tenho apenas lido bastante sobre os dois (Moodle e Claroline)

Minha tendência ao moodle é primeiro pelo visual que permitirá ótima integração com o XOOPS e evitará a impressão de que nos distanciamos demais da escola.

Sua pontuação máxima para o quesito "escalabilidade", pretendo elaborar um curso pequeno, não direcionado para uma universidade e o Moodle,conforme pesquisas, se adapta melhor a qualquer tamanho de atividade.

A escalabilidade é notada pela grande quantidade de Brasileiros e portuguêses que estão utilizando e testando o Moodle, isso aumenta a chance de uma grande comunidade.

Sua compatibilidade programada com o SCORM permitirá compartilhar conteúdos com qualquer outro mecanismo não importará que mecanismo utilizemos.

Você já conseguiu instalar p Moodle?
Eu vou tentar fazê-lo amanhã.
Tem agum macete para passar?

Fiz apenas uma pequena tradução para o português do "readme.txt", que se constitui no Manual de Instalação do Moodle. Adicionei algumas dicas do Fernando e da Gisa, mas ainda não estão conclusivas... veja o texto todo em:
Instruções para Instalação do "Moodle - Learning Management System"

Atenciosamente.

Lehy

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Calex.

Mais um "bem-vindo ao XOOPS" para você

Ficamos realmente felizes em perceber que nosso "cantinho e-learnig" tem atraído o interesse de muitas pessoas da nossa comunidade e contamos muito com a sua colaboração/participação para que essa seja uma tendência duradoura.

Com relação ao Moodle, eu o instalei localmente(WIN,EasyPhp) sem nenhum problema e explorei apenas superficialmente suas funcionalidades.

Três modelos básicos de cursos, fórum, criação de exercícios etc.
Me chamou a atenção uma característica interessante na administração que é podermos traduzir on line todas as variáveis usadas para linguagem, entre outras.

Instalei também localmente corretamente o Claroline 1.4.2 que me pareceu bem robusto embora de interface bem "espartana", Hehe.

Aliás, houve uma divisão na equipe de desenvolvimento que originou a dokeos.com que acaba de lançar uma nova versão beta.
Embora bem calcado no Claroline, já podemos sentir uma diferença no roadmap, na inserção de mais funcionalidades e uma promessa de integração aos protocolos SCORM e AICC para o segundo semestre.

Realmente estas duas plataformas parecem um excelente ponto de partida.

Por outro lado às vezes penso assim...o que falta ao XOOPS para poder exercer plenamente o papel de única ferramenta em um projeto deste tipo?

Será que um belo e completo módulo de exercícios não seria um bom começo?

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

lehy escreveu:
Sua pontuação máxima para o quesito "escalabilidade", pretendo elaborar um curso pequeno, não direcionado para uma universidade e o Moodle, conforme pesquisas, se adapta melhor a qualquer tamanho de atividade.

Uma coisa que me parece um problema no Claroline: há cursos que você tem uma sequencia didática lógica. O aluno aprende o módulo A, depois o B, o C... e assim por diante. O bom desempenho de B depende co conhecimento que ele obteve em A. A estratégia didática natural é que você determine que A é pré-requisito de B e B de C.

Eu ainda não vi como fazer isso no Claroline. A solução seria criar os módulos em cursos isolados. Mas o pré-requisito seria verificado no olho? Imagine isso em um curso de 2.000 alunos, como existem casos.

Eu chamaria isso de "progrssão", e para mim seria um item de avaliação. Há algo assim nesse estudo comparativo que você leu? Eu não tive ainda condições de ler.

Minha tendência ao moodle é primeiro pelo visual que permitirá ótima integração com o XOOPS e evitará a impressão de que nos distanciamos demais da escola.

Sua pontuação máxima para o quesito "escalabilidade", pretendo elaborar um curso pequeno, não direcionado para uma universidade e o Moodle,conforme pesquisas, se adapta melhor a qualquer tamanho de atividade.

A escalabilidade é notada pela grande quantidade de Brasileiros e portuguêses que estão utilizando e testando o Moodle, isso aumenta a chance de uma grande comunidade.

O que é "escalabilidade"? Parece-me que quer dizer a quantidade de adotantes, não é?

Não tem relação com a "progressão" que eu falei acima, não é?

Sua compatibilidade programada com o SCORM permitirá compartilhar conteúdos com qualquer outro mecanismo não importará que mecanismo utilizemos

O que é o SCORM?

Estou com problemas de servidor. Fiz apenas uma pequena tradução para o português do "readme.txt", adicionei ao mesmo algumas dicas do Fernando e da Gisa, se quiser te envio por e-mail, mas ainda não estão conclusivas...

Gostaria que me enviasse. Os problemas de instalação é por causa de hospedagem remota?

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Antes de mais nada, mais um obrigado pelas boas vindas.

Wilson escreveu:
Com relação ao Moodle, eu o instalei localmente(WIN,EasyPhp) sem nenhum problema e explorei apenas superficialmente suas funcionalidades.

Eu quero ver é se ele não tem alguma pendência que atrapalhe a implantação em um host alugado e compartilhado.

Três modelos básicos de cursos, fórum, criação de exercícios etc.
Me chamou a atenção uma característica interessante na administração que é podermos traduzir on line todas as variáveis usadas para linguagem, entre outras.

Ou seja, a usabilidade do Moodle é melhor que o Claroline, não é?

Imagino que você deva estar chamando de "espartano" são os recursos que o Claroline usa de recorrer vez por outra ao PHPAdmin, não é? Isso foi uma apelação sem fim para mm.

Wilson escreveu:
Aliás, houve uma divisão na equipe de desenvolvimento que originou a dokeos.com que acaba de lançar uma nova versão beta.
Embora bem calcado no Claroline, já podemos sentir uma diferença no roadmap, na inserção de mais funcionalidades e uma promessa de integração aos protocolos SCORM e AICC para o segundo semestre.

Mas o Dokeos é pago, não é?

Wilson escreveu:
Será que um belo e completo módulo de exercícios não seria um bom começo?

Bem... eu tenho um projeto conceitual e lógico para módulo de exercícios e testes. Esse Módulo chegou a ser desenvolvido em ASP. Se alguém quiser daer uma ollhada, posso disponibilizar.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3


Estou estranhando algumas coisas no Claroline.

1. Parece que ele não é preparado para uma quantidade grande de utilizadores. Não tem nem busca para achar utilizador.

2. Acho que falta um perfil com foto, ou croquis, ou avatar que seja, isso ajuda um bocado a aproximação.

3. Há muitos textos que não foram traduzidos ou pior, com erros grosseiros de português.

4. Os links e textos abrem em cima do curso e isso é ruim porque o aluno tem que entrar no curso de novo... lá vamos nós abrir o código e achar onde colocar o "target=_blank"

Hei administradores... Não está na hora de abrir um Forum para e-learning?

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

calex escreveu:
... há cursos que você tem uma sequencia didática lógica. . a estratégia didática natural é que você determine que A é pré-requisito de B e B de C...

Isso me parece muito básico para faltar no moodle ou no Claroline. Estarei formulando esse questionamento para pessoas que já utilizam os sistemas.

O que é "escalabilidade"? Parece-me que quer dizer a quantidade de adotantes, não é?

Escalabilidade é a capacidade de amplitude de um sistema em atender demandas. Um dos recursos mais notáveis no Linux é sua escalabilidade, funcional desde o palm-top até o main-frame.

Daí a nossa preferência pelo Moodle, que pode atender desde um pequeno curso de bairro até uma grande universidade.

Segue-se aí uma consequência natural, um sistema mais escalável possuirá uma comunidade maior.

O que é o SCORM?

Trata-se de uma padronização de conteúdos, um conjunto de campos obrigatórios para a inclusão do material de ensino. Justamente o que permitira intercâmbio de conteúdo entre instituições diversas, veja este tópico.

Manual de Instalação do Moodle

Reitero aqui a pequena tradução para o português do arquivo "readme.txt", ao qual adicionei dicas do Fernando e da Gisa. Embora ainda não conclusivo... veja o texto todo em:
Instruções para Instalação do "Moodle - Learning Management System"

Atenciosamente.

Lehy.

Giovanni Farias  Iniciante De: Campina Grande PB  Postagens: 7

Conheço os dois (Moodle e Claroline), e outros pagos (Blackboard), são os melhores. Mas o Moodle é imbatível para ensino que envolve processos interacionais mais sofisticados.Feliz

O Moodle tem mecanismos de controle das interações bem mais sofisticado também. Para quem vai administrar, é uma mão na roda, porque oferece alguns mecanismos que facilitam a vida: backup automático, upload de utilizadores em batch, inscrição automática de utilizadores com auto-cadastramento, etc.

Não se iludam, entretanto, com a sofisticação do Moodle em relação ao Claroline. A objetividade da interface do usuário conta pontos positivos quando consideramos que muitos professores mal sabem o que é um fórum de discussão. Apresentar uma ferramenta poderosa como o Moodle para alguns destes professores é fazer se passar por demente. E eu não estou falando de professores de escola não. Recentemente mostrei o Moodle para um professor colega meu na Mackenzie, ele ficou com cara de bobo, constrangido por não saber nem argumentar a respeito.

Quem quiser ler mais sobre nuances de Educação à Distância, visitem minha coluna no Jornal do Commércio, em jc.com.br

Qualquer dúvida, é só contatar, faz tempo que uso estes dois softwares, principalmente o Moodle.

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Caro Giovanni.

Seja muito bem-vindo ao XOOPS, faça desta a sua casa.

Muito nos alegra realmente perceber que este tópico aqui levantado tem atráido muito interesse dos participantes de nossa comunidade.

Como você com certeza percebeu, estávamos realmente pesquisando algumas destas ferramentas, pensando numa possível integração com a plataforma XOOPS.

Por falar em XOOPS, qualquer dúvida que por ventura você possa ter em relação a esta ferramenta, não se constranja, pergunte à vontade

Temos certeza que sua participação só fará engrandecer nossa comunidade, além do nosso "Cantinho do E-learning", onde toda sua experiência no assunto será fundamental para nós.

Caso queira, coloque um endereço direto para sua coluna para facilitar aos utilizadores um rápido acesso.

Um forte abraço.

+++++++++++++EDITANDO++++++++++++++++++

Aliás Giovanni, seria para nós uma honra caso quisesse publicar seus artigos, colunas e o que achasse pertinente aqui em nossa sessão de notícias ou artigos.
Sinta-se em casa.

Jordão Brasileiro  Participativo De: BH/MG/Brasil  Postagens: 131

Pelo visto vamos ter que criar um fórum só para e-learning, ou um site, Hehee.

Engraçado como são as coisas, hoje cheguei em casa e chequei meu email, o único que não era spam é uma confirmação de inscrição de um curso on-line de administração pelo sebrae, curso que tem um tempo que fiz inscrição e estava aguardando vaga. Ai vou remover os spams (sim eu não uso filtros porque tem coisa que eu até gosto de receber, ehheh) e olha qual era o primeiro email:


ABREOL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ON-LINE

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Boletim de novidades ABREOL

E-Learning cresce 36% no 1º semestre de 2003
De acordo com pesquisas realizadas, as escolas de e-learning tiveram um crescimento médio de 26% no 1º trimestre de 2003. Esse dado aponta a pré-disposição dos internautas em estarem realizando cursos virtuais, e mostra a confiança que as escolas on-line adquiriram nos últimos anos.

Cursos 24 Horas implanta sistema de apoio do conteúdo através de Flash.
A Escola virtual Cursos 24 Horas (cursos24horas.com.br) já conta com sistema de apoio ao conteúdo através de Flash. Segundo o diretor da esc Mário Tavares, o sistema já está implantado no 2º módulo do curso de "Aprenda a fazer um site". O Sistema de apoio em Flash consiste em uma apresentação interativa, mostrando passo a passo através de um vídeo como fazer o que é proposto nas apostilas do curso. Em nossa última pesquisa popular, o Cursos 24 Horas alcançou o 1º lugar, e dentre os cursos oferecidos (Jornalismo On-Line, Marketing Pessoal, Flash 5, Crie um site, Escrita e Redação, Administração do Tempo, Recolocação Profissional, Liderança, Negociação, ASP, Linux e Redes), o curso de Escrita e Redação obteve na média, a maior nota. Com cursos variando de R$20 a 40, o portal é uma boa alternativa para quem deseja aprender e incrementar o currículo sem gastar muito.

Crianças com acesso à WEB são mais inteligentes.
As crianças que estão habituadas ao mundo virtual apresentam um QI (quociente de inteligência) até 25 pontos a mais do que seus ascendentes, que são da geração pré-computador, segundo um estudo realizado na Universidade de Cornell, em Nova York.

Estamos planejando uma nova pesquisa de satisfação dos internautas sobre as escolas virtuais.

Em breve, nossos associados estarão recebendo um questionário por e-mail para preencher com suas notas, e o resultado será divulgado em nosso boletim de novidades.
Este exemplar é enviado aos cadastrados e colaboradores da ABED. Para deixar de recebê-lo, envie um e-mail para remov_abreol@hotmail.com com o assunto: Remover.

Informações ABREOL
Av. Visconde de Marques Brito II - 272
Seringas - PE
Abreol.org


Depois disso, abro o navegar, acesso o XOOPS e adivinha qual é o primeiro tópico do fórum? O mais movimentado nos últimos dias?

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

GFARIAS escreveu:
... o Moodle é imbatível para ensino que envolve processos interacionais mais sofisticados... para quem vai administrar, é uma mão na roda, porque oferece alguns mecanismos que facilitam a vida ... muitos professores mal sabem o que é um fórum de discussão...

Satisfação vê-lo por aqui, faço minha as palavras do Wilson, mas é exatamente o intuito de buscar maior disseminação de e-learning que nos move a lançar o presente tema.

A associação de um ambiente como o XOOPS, em volta de um ambiente sofisticado Moodle possui o intento de aliviar a aproximação da comunidade ao ensino virtual.

Acreditamos que poderá, em grande parte, ser como o game que integrou o computador ao cotidiano dos mais jovens.

Estariamos alcançando o "futebol e arte" ou como queira definir. Com XOOPS teremos os bate-papos dentro e fora da sala, aquele "off-topic". O livrinho de variedades durante o intervalo, com horóscopos e tudo. Quadro de avisos, eleições de diretores, reuniões do DCE, etc.

Assim ocorrendo teremos a satisfação de saber que, no final das contas, um colega até "folgado" interessou-se por esse tal de "e-learning" e, na conclusão, será ótimo para todos!

Atenciosamente.

Lehy.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Jordan escreveu:
Pelo visto vamos ter que criar um fórum só para e-learning, ou um site, Hehee ... Depois disso, abro o navegar, acesso o XOOPS e adivinha qual é o primeiro tópico do fórum? O mais movimentado nos últimos dias?

calex escreveu:
Hei administradores... Não está na hora de abrir um Forum para e-learning?

Bem, não sei se vou apenas "assanhar" os apetites, mas conversando com a Gisa poderemos logo levantar um portal com o Moodle, já iniciando alguns testes de compartilhamento de utilizadores.

Mas não esperariamos o compartilhamento ser desenvolvido e já iniciariamos alguns cursos modelo.

Visitei recentemento o portal do Fantástico e, adicionalmente, podemos utilizar a dica do Lucastd, daqui do XOOPS, e disponibilizar imediatamente um instalador automático com nossa versão personalizada do Moodle.

Atenciosamente.

Lehy

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

lehy escreveu:

calex escreveu:
... há cursos que você tem uma sequencia didática lógica. . a estratégia didática natural é que você determine que A é pré-requisito de B e B de C...

Isso me parece muito básico para faltar no moodle ou no Claroline. Estarei formulando esse questionamento para pessoas que já utilizam os sistemas.

Depende da abordagem. Se um ambiente se baseia em aprendizagem colaborativa ele não irá dar a mínima para isso.

Esse detalhe é mais significativo para estruturas de ambientes broadcast.

Nós estamos traduzindo totalmente o o Claroline e estamos montando um curso-teste. Inclusive o disco rígido está por lá olhando também.

Veja em:

Ponto-Futuro - Universidade Aberta

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

GFARIAS escreveu:
Não se iludam, entretanto, com a sofisticação do Moodle em relação ao Claroline. A objetividade da interface do utilizador conta pontos positivos quando consideramos que muitos professores mal sabem o que é um fórum de discussão. Apresentar uma ferramenta poderosa como o Moodle para alguns destes professores é fazer se passar por demente. E eu não estou falando de professores de escola não. Recentemente mostrei o Moodle para um professor colega meu na Mackenzie, ele ficou com cara de bobo, constrangido por não saber nem argumentar a respeito.

Giovanni, prazer em conhecê-lo.

Permita-me discordar. Eu acredito que a sofisticação do modelo e sua flexibilidade de uso, bem como a descoberta gradativa de novas funcionalidades, pode ser um desafio e conduzir o educador a destrinchar complicadas malhas.

Os alunos, por sua vez, gostam de sofisticação. E os conheço bem... pelos meus corsos do Projeto Ponto-Futuro já passaram mais de 2.000 alunos dos mais diferentes estégios educacionais.

Trabalho com a formação de professores e estarei aprofundando esse tópico e dois cursos que irei seguir neste semestre.

Eu acredito que o problema de analdabetismo digital está muito mais ligado a representações sociais do cotidiano do que a propriamente a condições tecnológicas. Caberia talvez a leitura do libreto: "Informática na Educação - Representações Sociais do Cotidiano", de Raquel Carneiro, Editora Cortez. Essse livrinho poderá esclarecer alguns pontos da e-noia que acomete muitos de nossos educadores.

Esse analfabetismo digital, esse desacreditar no computador e na rede é tão ruim quanto a sua divinização. Assim, eu creio que devemos desmistificar a tecnologia, oferecer significados de solução de problemas... e não de "ser o problema".

Assim, se o Moodle é um sistema sofisticado: vamos a ele! Não se conhece a fenomenologia de cada professor para dizer que se a sofisticação é boa ou é ruim. Cada caso é um caso e qualquer generalização é perigosa e equivocada.

Assim, se o Moodle dá ferramentas a mais... vamos a ele! Excesso de ferramentas não é problema. É problema a falta delas! Então é que não se faz nada.

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Nós estamos traduzindo totalmente o o Claroline e estamos montando um curso-teste. Inclusive o disco rígido está por lá olhando também.

Calex, eu tenho um pacote com uma tradução mais atualizada do Claroline, se quiser eu mando por e-mail.

Vale a pena dar uma olhada também no Dokeos 1.5 beta.
Ele também é grátis e acho que está com o pacote de tradução mais atualizado.

Abração.

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Bem, não sei se vou apenas "assanhar" os apetites, mas conversando com a Gisa poderemos logo levantar um portal com o Moodle, já iniciando alguns testes de compartilhamento de utilizadores.

Esse apetite aqui já está mais do que assanhado, Hehehehe.
Só falta chegar a feijoada...opa está chegando!

Lehy, você já desenvolveu algo pensando nesse compartilhamento de utilizadores?

Abraço

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Wilson escreveu:
Bem, não sei se vou apenas "assanhar" os apetites, mas conversando com a Gisa poderemos logo levantar um portal com o Moodle, já iniciando alguns testes de compartilhamento de utilizadores.

Esse apetite aqui já está mais do que assanhado, Hehehehe.
Só falta chegar a feijoada...opa está chegando!

Lehy, você já desenvolveu algo pensando nesse compartilhamento de utilizadores?

Abraço

Vai amarrando as calças aí moçada.
A intenção ao instalar o sub-site é partir para cima de uma possivél interligação de cadastro, aguardem...!

Aqui nós não temos lombriga, é logo uma solitária mesmo neste assunto, ehehehe...

wilson  Iniciante   Postagens: 0

pessoal!

Será que valeria à pena dar uma olhada nessa frramenta desenvolvida pela UNICAMP?

(sic)O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet. Está sendo desenvolvido conjuntamente pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). <<

Vejam: http://teleduc.nied.unicamp.br/página/index.php

Descobri também um módulo de avaliação que ao que parece pode também ser integrado em outros aplicativos que não o teleduc.

Vejam: http://softwarelivre.unicamp.br/sl/projetos_software_livre.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Wilson escreveu: Calex, eu tenho um pacote com uma tradução mais atualizada do Claroline, se quiser eu mando por e-mail.

Vale a pena dar uma olhada também no Dokeos 1.5 beta.
Ele também é grátis e acho que está com o pacote de tradução mais atualizado.

Por favor me mande por email. Irá ajudar a nossa equipe de tradução. Instalei o versão claroline142 é a mais atual?

O Dokeos 1.5 beta não tem que ser pago?

Bem, hoje estarei instalando o Moodle.

Quem quiser participar do curso aberto "Aprendendo a Aprender" é so se inscrever lá em Ponto-Futuro - Universidade Aberta.

Estou convidado muitos professores e pesquisadores da área de Educção e Tecnologia e a ideia é ver como funciona o ambiente e pensar melhorias em conjunto. Vai ter mais de 100 pesquisadores no grupo.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Wilson escreveu:
Esse apetite aqui já está mais do que assanhado, Hehehehe.
Só falta chegar a feijoada...opa está chegando!
Abraço

Acho que isso podia virar Fórum para gente criar novos threads. Esse thread de 7 páginas muitas vezes me confunde.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Gisa escreveu: Vai amarrando as calças aí moçada.
A intenção ao instalar o sub-site é partir para cima de uma possivél interligação de cadastro, aguardem...!

Aqui nós não temos lombriga, é logo uma solitária mesmo neste assunto, ehehehe...

E de solitária para sucuri é um passo... e em festa de cantoras da MPB, gaúcho que é gaúcho fica com a retaguarda encostada na parede.

Pô Gisa, é tão complicado assim criar um Forumzinho, enquanto seu Lobo não vem? Ou ele já está em cima?

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Bem, Wilson o TelEduc é meio complicado de instalar em hospedagem externa compartilhada. Geralmente ele exige um servidor só para ele. Mas eu consegui resolver isso com muita conversa e negociação com o pessoal da Data Hosting.

Bem tenho a versão 1.8 instalada e em processo de upgrade. Eu não posso me dar ao luxo de optar por um único ambiente: o Ponto-Futuro é especializado em Educação.

Mas se vocês quiserem ver um grupo de estudos colaborativo funcionando no TelEduc posso dar acesso.

Wilson escreveu:
Será que valeria à pena dar uma olhada nessa frramenta desenvolvida pela UNICAMP?
Vejam: http://teleduc.nied.unicamp.br/página/index.php

Descobri também um módulo de avaliação que ao que parece pode também ser integrado em outros aplicativos que não o teleduc.

Vejam: http://softwarelivre.unicamp.br/sl/projetos_software_livre

wilson  Iniciante   Postagens: 0


Só por curiosidade científica, via iFrame, acabei colocando o Moodle que tenho instalado no meu localhost dentro de uma instalação do XOOPS igualmente local.

Vejam.
====================

===========================

Até aqui, sem problemas.

Entretanto eles logo começam a surgir quando por exemplo clicamos nos links internos do moodle que são programados como ..."_self" ou será "_blank"?
(Pensando bem isso não deveria ocorrer a não ser com"_blank" não é? Vou checar o código do iframe que coloquei.)

Então perdemos a interface do XOOPS.
Lógico que também não existe ainda nenhuma integração de BD´s.

Mesmo assim satisfiz uma curiosidade, Hehehe.
Abraço.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Wilson escreveu: Só por curiosidade científica, via iFrame, acabei colocando o Moodle que tenho instalado no meu localhost dentro de uma instalação do XOOPS igualmente local.

Rapaz você parece que matou o problema... acertar os targets é o de menos.

Giovanni Farias  Iniciante De: Campina Grande PB  Postagens: 7

Há uma configuração no Moodle, no modo ADministrador, que você dtermina aonde é para abrir links _top, _self, etc. Na versão que testei não funcionou bem, mas isso foi a 1.0.8, talvez esteja funcionando bem na 1.2.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3



Pelo que estou vendo o Claroline parece que tem uma série de configurações que tem de ser feitas no código mesmo.

Alguém tem um Manual do Administrador (não é o do Professor ou Aluno)... algo que indique onde estão os parâmetros e como configurá-los.

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Grande toque, Giovanni

Vou dar uma checada.
Obrigado

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Calex.

Eu só tenho os dois manuais que você mencionou.
Será que está documentação não se encontra só online?
Algum wiki ou coisa parecida?

Giovanni Farias  Iniciante De: Campina Grande PB  Postagens: 7

calex escreveu:
Bem, Wilson o TelEduc é meio complicado de instalar em hospedagem externa compartilhada. Geralmente ele exige um servidor só para ele. Mas eu consegui resolver isso com muita conversa e negociação com o pessoal da Data Hosting.

Bem tenho a versão 1.8 instalada e em processo de upgrade. Eu não posso me dar ao luxo de optar por um único ambiente: o Ponto-Futuro é especializado em Educação.

Mas se vocês quiserem ver um grupo de estudos colaborativo funcionando no TelEduc posso dar acesso.

Rapaz, gostaria de saber como você consegui instalar o Teleduc em shared host. Se possível arranja uma conta para eu ter acesso. Já fiz curso com ele, mas faz tempo, gostaria de ver os melhoramentos feitos nestes 12 meses que decorreram desde meu último contato. Por curiosidade, o que é Ponto Futuro? Qual é o endereço?

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

GFARIAS escreveu:
Rapaz, Quero saber como você consegui instalar o Teleduc em shared host. Se possível arranja uma conta para eu ter acesso. Já fiz curso com ele, mas faz tempo, Quero ver os melhoramentos feitos nestes 12 meses que decorreram desde meu último contato. Por curiosidade, o que é Ponto Futuro? Qual é o endereço?

Rapaz, foi uma luta. Mas consegui um host que estivesse a fim (e soubesse) mexer nas configurações do servidor. Que eu saiba é o único que faz isso procure o João Luís ou o Hélio na Data Hosting que eles fazem a configuração do Teleduc 3.1.8, mas ainda não conseguimos fazer o upgrade para a 3.2 que só agora saiu de beta.

O Projeto Ponto-Futuro é uma organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento de aprendizagem, pesquisa e trabalho colaborativo, utilizando redes. Sou o coordenador-geral do projeto que já conta com 650 colaboradores e 6.800 participantes. Tem sido foco de muitas pesquisas da área acadêmica.

wilson  Iniciante   Postagens: 0

Calex.

Possível solução para restrição da criação de cursos.
=====================================

Pesquisei o fórum inteiro de suporte do Claroline e achei uma solução no mínimo "porquinha" para resolver o seu problema com a criação de cursos por qualquer utilizador.

Veja que primor.

http://claroline.net/forum/viewtopic.php?t=275

Agora como a thread é meio antiga, procure lembrar se durante o processo de instalação, ao definir-se o admin, não havia nenhuma deixa sobre o assunto.
Digo isso porque se não me engano, li algo sobre uma correção para próximas versões.

Espero que ajude de alguma maneira.
Abração,
Wilson

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Wilson escreveu:http://claroline.net/forum/viewtopic.php?t=275
Agora como a thread é meio antiga, procure lembrar se durante o processo de instalação, ao definir-se o admin, não havia nenhuma deixa sobre o assunto.

Achei uma solução mais nova e mais elegante.
http://claroline.net/forum/viewtopic.php?t=1980

Já apliquei e parece que deu certo. Agora é ver como colocar o primeiro nome na frente do último.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Instalei o Moodle e ne parece que tudo está exceto por duas coisinhas:

Isso aqui aparece de cara quando acesso o administrador:

Warning: set_time_limit(): Cannot set time limit in safe mode in /moodle/admin/index.php on line 80


Isso aqui aparece quando eu tento mudar a imagem que o sistema atribuiu para mim:
Warning: move_uploaded_file(): SAFE MODE Restriction in effect. The script whose uid is 32102 is not allowed estou access /moodledata/users/1 owned by uid 99 in /moodle/lib/gdlib.php on line 75


Alguém sabe como resolver isso?

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

calex escreveu:
Pô Gisa, é tão complicado assim criar um Forumzinho, enquanto seu Lobo não vem? Ou ele já está em cima?

Acredito! (Corrijam-me se assim não o for...) Fórum sobre e-learning no XOOPS e portal Moodle conectado ao XOOPS são coisas independentes.

Achei o fórum do Moodle muito amarrado. Inscreve-se nele da mesma forma que se inscreve em seus cursos.

Tentando saber mais sobre o autor de alguns comentários seguidamente recebemos a mensagem que o "fulano" não está inscrito naquele "curso" e isso limita a comunicação.

Adotando-se um modelo de portais integrados acredito que será necessário triarmos quais módulos Moodle poderão ser dispensados, no mínimo, por redundância.

Atenciosamente.

Lehy

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

lehy escreveu:
Acredito! (Corrijam-me se assim não o for...) Fórum sobre e-learning no XOOPS e portal Moodle conectado ao XOOPS são coisas independentes.

Achei o fórum do Moodle muito amarrado. Inscreve-se nele da mesma forma que se inscreve em seus cursos.

Acredito que podemos fazer um Forum de e-learning independente do grupo de trabalho não é?

Lehy, eu conversei com o disco rígido sobre o grupo... ele acha que essa integração é melhor com o Claroline.

Ainda vou perguntar porquê isso.

guvilla  Iniciante   Postagens: 2

Com certeza!
Não há como seguir com esse tipo de estrutura.

O que acho de mais interessante em EaD é a interação entre os utilizadores.
Esse tipo de coisa, a meu ver só incomoda. =/

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3


Acho que é possível desativar o Fórum do Moodle.

Gustavo Villa escreveu:
Com certeza!
Não há como seguir com esse tipo de estrutura.

O que acho de mais interessante em EaD é a interação entre os utilizadores.
Esse tipo de coisa, a meu ver só incomoda. =/

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Calex escreveu:
Lehy, eu conversei com o disco rígido sobre o grupo... ele acha que essa integração é melhor com o Claroline. Ainda vou perguntar porquê isso.

Na verdade acredito que tanto um quando o outro teremos bons frutos. A dúvida aí é apenas se a razão que o demove não seria por já estar mais envolvido com o Claroline, toda a tradução já feita e coisas assim, temos que evitar o efeito inércia.

Minha visão, acredito, é mais isenta. Estou apenas observando os dois mecanismos pelo lado técnico, apenas pesquisando, mas totalmente por fora do contexto.

Algo relevante é que tenho localizando muitos, mas muitos utilizadores mesmo, satisfeitos com o Moodle, pelo menos em nosso idioma.

O pessoal do Claroline, por outro lado, parecem estar se dividindo demais em seu núcleo. Perdendo com isso força motriz com grandes segmentos de seu desenvolvimento aderindo até a licenças não GNU.

Lembremos do exemplo da licença BSD sobre o "Free BSD", que não impede que pedaços seja fechado e vendido. O sistema fica estagnado pelos interesses comerciais. Existem códigos do "Free BSD" até dentro do Windows.

Por outro lado, produtos sob licenças GNU, com Linux, KDE etc, só crescem, porque impele que toda contribuição seja também aberta.

Atenciosamente.

Lehy

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Olá,!

Calex escreveu:
Lehy, eu conversei com o disco rígido sobre o grupo... ele acha que essa integração é melhor com o Claroline. Ainda vou perguntar porquê isso.

Lehy escreveu:
Na verdade acredito que tanto um quando o outro teremos bons frutos. A dúvida aí é apenas se a razão que o demove não seria por já estar mais envolvido com o Claroline, toda a tradução já feita e coisas assim, temos que evitar o efeito inércia.


Não, o disco rígido não tem nenhuma experiência nem com um nem com o outro, creio. Ele não é educador. Acredito que ele esteja falando em termos de filosofia do sistema. O Claroline é poderosíssimo. Até ferramenta Wiki tem dentro dele.

Estou preocupado com o volume de recursos que ele irá exigir.

lehy escreveu:
Minha visão, acredito, é mais isenta. Estou apenas observando os dois mecanismos pelo lado técnico, apenas pesquisando, mas totalmente por fora do contexto.

Eu ainda não consegui instalar o Moodle. Está dando um problema no safemode:

Warning: set_time_limit(): Cannot set time limit in safe mode in /moodle/admin/index.php on line 80

Não consegue gravar imagens. O suporte diz que não sabe o que pode estar acontecendo. Eles já tentaram com o safe mode desligado e ligado.

Mas o Claroline esté sendo testado.

Afinal de contas quem desenvolveu o Moodle? O Google? Eu não consegui identificar.

lehy escreveu:Algo relevante é que tenho localizando muitos, mas muitos utilizadores mesmo, satisfeitos com o Moodle, pelo menos em nosso idioma.

Eu observei que a solução para o nosso idioma não está tão bem resolvida assim. Há muitos gaps de linguagem. Mas eu só vou poder dizer algo quando conseguir testá-lo.

lehy escreveu:O pessoal do Claroline, por outro lado, parecem estar se dividindo demais em seu núcleo. Perdendo com isso força motriz com grandes segmentos de seu desenvolvimento aderindo até a licenças não GNU.

Não parece que é isso que esta acontecendo. Viu a mensagem na página principal?

De qualquer forma, o Claroline precisa de um imenso esforço de adaptação e tradução. Acho que vocês nem imaginam o que é. Eu conversei sobre isso com o Carlos Seabra que implantou o Claroline na Escola do Futuro.

Tem um monte de gambiarra. Foi o termo que ele usou e eu observei que é isso mesmo.

De qualquer forma eu só vou ter uma posição formada a respeito disso quando puder testar os dois sistemas em um curso com 200 pessoas. Daí eu vou ver se eles são bons para tosse.

O TelEduca aguenta.

wilson  Iniciante   Postagens: 0


Veja o que encontrei: http://moodle.org/download/modules/

Olhem em "Add-On Modules" > pnMoodle 1.1 34.9Kb Moodle 1.1 This is a module for PostNuke that allows an existing Moodle installation estou appear within a PostNuke installation, with single sign-on and even sideblocks.

Um módulo que possibilita uma instalação do Moodle aparecer dentro do PostNuke.

Talvez possa servir de base para nós.

guvilla  Iniciante   Postagens: 2

MARAVILHA! AGORA VAI!

Wilson escreveu:

Veja o que encontrei: http://moodle.org/download/modules/

Olhem em "Add-On Modules" > pnMoodle 1.1 34.9Kb Moodle 1.1 This is a module for PostNuke that allows an existing Moodle installation estou appear within a PostNuke installation, with single sign-on and even sideblocks.

Um módulo que possibilita uma instalação do Moodle aparecer dentro do PostNuke.

Talvez possa servir de base para nós.

CAlex Fagundes  Iniciante De: São Paulo - Brasil  Postagens: 3

Bem.. consegui instalar o Moodle e já posso dizer que o lehy tem plena razão: o sistema é incrivel e excelente.

Só não sei se suporta muitos utilizadores e muitos cursos. Se isso não vai se degradando e em que proporção.

Seria bom dar uma analisada na estrutura do DB.

O Wilson já tinha observado - e eu constatei - que o Claroline vai criando um monte de tabelas (umas 20 para cada curso).

Imaginem que para 20 cursos seriam 400 tabelas a mais. E eu já tenho 46 cursos prontos no Ponto-Futuro.

Acho que devemos analisar todos esses fatores, além dos aspectos de integração com o XOOPS.

Giovanni Farias  Iniciante De: Campina Grande PB  Postagens: 7

calex escreveu:
Bem.. consegui instalar o Moodle.

Só não sei se suporta muitos utilizadores e muitos cursos.

Imaginem que para 20 cursos seriam 400 tabelas a mais. E eu já tenho 46 cursos prontos no Ponto-Futuro.

Acho que devemos analisar todos esses fatores, além dos aspectos de integração com o XOOPS.

Gostaria de saber quais são os cursos que você tem disponível, porque tenho canais de implantação deles, e isso pode te interessar muito. Mesmo que você utilize no Ponto Futuro, isso pode não ser impedimento para você implantar em outros portais.

Outra coisa: se possível gostaria que você me informasse sobre o resultado da análise do banco de dados do Moodle, porque me interesso muito em saber se há condições técnicas de manter dezenas de cursos rodando simultaneamente.

Giovanni Farias  Iniciante De: Campina Grande PB  Postagens: 7

Não, o disco rígido não tem nenhuma experiência nem com um nem com o outro, creio. Ele não é educador. Acredito que ele esteja falando em termos de filosofia do sistema. O Claroline é poderosíssimo. Até ferramenta Wiki tem dentro dele.

O Moodle é melhor que o Claroline pedagogicamente, tem ferramenta Wiki e não tem gambiarras. É melhor do que algumas das mais caras ferramentas do mercado como o WebCT e SABA. Apenas não tem uma boa integração com controle acadêmico e sistema ERP.

Afinal de contas quem desenvolveu o Moodle? O Google? Eu não consegui identificar.

Foi Martin Dougiamas, um australiano em sua tese de doutorado. Por isso que o Moodle é tão bom, porque foi feito por alguém que entende de tecnologia e demanda pedagógica.

Eu observei que a solução para o nosso idioma não está tão bem resolvida assim. Há muitos gaps de linguagem. Mas eu só vou poder dizer algo quando conseguir testá-lo.

A tradução também é feita via ambiente, através de ferramenta de tradução onde o usuário determina TODOS os termos a serem usados em sua língua. Quase nada é traduzido através de manipulação de código.

De qualquer forma, o Claroline precisa de um imenso esforço de adaptação e tradução. Acho que vocês nem imaginam o que é. Eu conversei sobre isso com o Carlos Seabra que implantou o Claroline na Escola do Futuro.

Tem um monte de gambiarra. Foi o termo que ele usou e eu observei que é isso mesmo.

De qualquer forma eu só vou ter uma posição formada a respeito disso quando puder testar os dois sistemas em um curso com 200 pessoas. Daí eu vou ver se eles são bons para tosse.

O TelEduca aguenta.

O que está acontecendo com o Claroline é que um funcionário da universidade detentora do projeto saiu e fundou o Dokeos, que é o próprio Claroline, argumentando que alguém registrou a marca, por isso o projeto Claroline seria suspenso e passaria para Dokeos. Mas a universidade dis na página inicial do Claroline que isso não procede e que o projeto vai continuar.

Ou seja, provavelmente é um funcionário que está passando a perna na Instituição.

O Claroline parece estar atrasado em relação à maturidade do Moodle, além do mais o suporte do Moodle é mais participativo. O software sofre 3 ou 4 upgrades por ano, o Claroline raramente isso ocorre. E o processo de substituição de versão do Moodle é ridicularmente simples.

Não imaginem que estou sendo passional com o Moodle, tenho dúvidas apenas em sua capacidade de gerenciamento de muitos alunos simultaneamente. Por isso gostaria de ter a colaboração de vocês. O Claroline, segundo depoimentos no portal, aguente tranco, já foi testado em instituição com 72000 alunos. Não sei se é verdade.

Calex, aguardo seu retorno quando ao teste com o Moodle.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

Em face de ausência momentânea dos administradores transferimos esta postagem, ao nível de utilizador, para o tópico(tread): "65 - Moodle", solicitamos aos demais proprietários de "posts" aqui contidos, relativos a soluções em direção aos mecanismos, traduções para o português de manuais, etc... que também façam essa transferência.

Estaremos colaborando para que nossos pensamentos tornem-se mais compreensivos ao leitor!

Atenciosamente.

Lehy.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

Em face de ausência momentânea dos administradores transferimos esta postagem, ao nível de utilizador, para o tópico(tread): "20 - Textos relevantes", solicitamos aos demais proprietários de "posts" relativos a bons textos publicados que também façam essa transferência.

Estaremos colaborando para que nossos pensamentos se tornem mais compreensivos ao leitor!

Atenciosamente.

Lehy.

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Boa Lehy, vale a pena mesmo pessoal..
VAmos dar uma olhadinha lá.

Parabéns pela iniciativa de implementar o instalador do XOOPS via servidor a servidor conforme scripts do Lucas, parabens a ambos.

Ricardo  Membro   Postagens: 172

Cara.

Realmente esta thread já deu bastante conteúdo altamente interessante.
Podem contar comigo referente a converão do moodle ou outro qualquer.
Como tinha conversado já com alguns eu havia iniciado o desenvolvimento (estava na parte de estruturação final do banco de dados) para algo voltado ao ensino.
Porém vendo produtos de boa qualidade presentes já, não vejo porque continuar do zero se já temos um ótimo ponto de partida.
Como disse... precisando de ajuda em algo... estou na área

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

... podem contar comigo referente a converão do moodle ou outro qualquer...

Seria bem-vindo um conector XOOPS <-> moodle ao nível de dados de utilizador sem unificar os avatares. A ideia é ser possivel "vestir" o uniforme do curso se o aluno assim o desejar.

Veja o que o Wilson encontrou:
"Add-On Modules" > pn : this is a module for PostNuke that allows an existing Moodle installation estou appear within a PostNuke installation, with single sign-on and even sideblocks.

Um módulo que possibilita uma instalação do Moodle aparecer dentro do PostNuke pode ser adaptado para o XOOPS.

RedEye continuou:
... havia iniciado o desenvolvimento (estava na parte de estruturação final do banco de dados) para algo voltado ao ensino.
Porém vendo produtos de boa qualidade presentes já, não vejo porque continuar do zero se já temos um ótimo ponto de partida..

Essa foi uma de nossas primeiras discussões, até em OFF, que nos fez pensar em conectar dois mecanismos. A criação de um módulo tornaria-se algo menor, e o que é pior, abandonariamos um sistema vivo e pulsante movido por milhares de educadores e técnicos.

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

Em face de ausência momentânea dos administradores transferimos esta postagem, ao nível de utilizador, para o tópico(tread): "20 - Textos relevantes", solicitamos aos demais proprietários de "posts" relativos a bons textos publicados que também façam essa transferência.

Estaremos colaborando para que nossos pensamentos se tornem mais compreensivos ao leitor!

Atenciosamente.

Lehy.

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Bom dia!

Gustavo Villa escreveu:
... tenho uma pesquisa que fiz a respeito de outros sistemas de EaD onde identifiquei os pontos fortes de cada um deles...

Seria interessante postar esta pesquisa em forma de "chamadinha" para acesso por aqui, enquanto não ganhamos um fórum direcionado ao e-learning.

... convivi com alunos que utilizaram o sistema e não sabiam o que era fórum por exemplo (palavra comum em nosso meio), assim como não entendiam o que significa login... enfim... o sistema a ser desenvolvido tem que contemplar PRINCIPALMENTE isso.

Acredito que diminuiremos essa deficiência montando intranet em escolas populares, laboratórios de sindicatos, etc.

A princípio parece algo sem objetivo econômico, instalações gratuitas de intranets e essas coisas, porém isso auxilia na interação com a comunidade, gerando economia com marketing.

Utilizando-se o programa "partimage" e gravando em CD apenas "uma instalação modelo" a seguir clona-se em quantos equipamentos desejar. A tarefa torna-se muito rápida, eficiente e com ótimos frutos.

Atenciosamente.

Lehy.

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Opa, fórum E-learning no ar...!
Agora é só criar os temas individuais para podermos ir apreciando e se possivel auxiliando

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa noite!

Conforme citado anteriormente:

Escalabilidade é a capacidade de amplitude de um sistema em atender demandas ...o Moodle, altamente escalável, opera desde pequenos cursos até uma grande universidade.
Segue-se aí uma consequência natural: um sistema mais escalável possuirá uma comunidade maior.

Eis uma notícia que demonstra o conceito acima:
Registramos mais de 1000 portais Moodle!
Por Martin Dougiamas - Domingo, 28 Março 2004, 12:08 PM

Recentemente quebramos a barreira dos 1000 portais Moodle registrados, distribuídos entre 75 países!

Atente para o fato que tratam-se apenas de portais registrados. Sem nenhuma dúvida existem muitos portais sem o registro : O Moodle é baixado mais de 300 vezes por dia.

Caso esteja utilizando o mecanismo Moodle e ainda não efetuou seu registro, por gentileza mostre nos sua solução. Adicione seu endereço em nossa lista de portais Moodle - existe um botão para este fim em sua página de administração.

Veja aqui a "pequena"... lista

Atenciosamente.

Lehy

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

calex escreveu:
Bem.. consegui instalar o Moodle e já posso dizer que o lehy tem plena razão: o sistema é incrivel e excelente.

Estou contente por ter auxiliado!

Legal a menção da comunidade Moodle na página de seu novo projeto:
Curso: Matemática Financeira:

Utiliza o novo ambiente de aprendizagem, o Moodle! Simplesmente a plataforma mais completa para e-learning que existe no cenário mundial e que o Projeto Ponto-Futuro tem a honra de participar da comunidade open-source que a desenvolve permanentemente.
Leia mais...

Ocorreu-me colecionarmos links de colaboradores e participantes do grupo em nosso idioma, quem mais montar seu portais, além do clique para o Moodler.org, será bem-vinda uma divulgação por aqui.

Atenciosamente.

Lehy

Celso Goya  Iniciante De: São Paulo - SP - Brasil  Postagens: 0

Para o deleite.

http://psych.utah.edu/learn/olms/index.html

Encontrei esse sistema outro dia, me pareceu bem legal e já conversa SCORM pelo que entendi.

Tem um lance que eu ainda não saquei exatamente como funciona, chamado OKI Open Knowledge Initiative, se alguém tiver mais informações eu agradeço.

[]'s.
Celso Goya.
Moinho.net

Gislaine  Ocasional   Postagens: 36

Oki escreveu:
Para o deleite.

http://psych.utah.edu/learn/olms/index.html

Encontrei esse sistema outro dia, me pareceu bem legal e já conversa SCORM pelo que entendi.

Tem um lance que eu ainda não saquei exatamente como funciona, chamado OKI Open Knowledge Initiative, se alguém tiver mais informações eu agradeço.

[]'s.
Celso Goya.
Moinho.net

Rapa.
Mas em um e que tem mesmo, ehehehe.
Standards.
OKI(Open Knowledge Initiative)
IMS Global Learning Consortium.
Advanced Distributed Learning Co-Lab (ADL)
(ADL includes Sharable Courseware Object Reference Model (SCORM) )

Num entendi nada ainda, mas temos que dar uma olhada mesmo..

Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132

Boa tarde!

Oki escreveu:
...Eu encontrei um software muito legal no Sourceforge chamado BELTS que utiliza estes padrões, mas infelizmente ainda não o testei.

Fiz o download, mas não vi indícios de tradução para nosso idioma e achei-o demasiado grande, 11 MB compactado, extendido ficaria apertado no 50free !.

Nota: reprodução de um post de 15/02/04

Atenciosamente.

Lehy

guvilla  Iniciante   Postagens: 2
wilson  Iniciante   Postagens: 0
Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132
guvilla  Iniciante   Postagens: 2
Lehy Matheus  Participativo De: Ponta Grossa  Postagens: 132
guvilla  Iniciante   Postagens: 2
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