XOOPS Brasil

 

Block Functions

void smarty_block_name( $params,  
  $content,  
  &$smarty);  
array $params;
mixed $content;
object &$smarty;
 

Funções de Block são funções da forma: {func} .. {/func}. Em outras palavras, ele enclausura um bloco de template e opera no conteúdo deste bloco. Funções de Block tem precedência sobre funções customizadas com mesmo nome, assim, você não pode ter ambas, função customizável {func} e função de Bloco {func} .. {/func}.

Por definição a implementação de sua função é chamada duas vezes pela Smarty: uma vez pela tag de abertura, e outra pela tag de fechamento (veja &$repeat abaixo para como mudar isto).

Apenas a tag de abertura da função de bloco pode ter atributos. Todos os atributos passados para as funções de template estão contidos em $params como um array associativo. Você pode ou acessar esses valores diretamente, i.e. $params['start'] ou usar extract($params) para importá-los para dentro da tabela símbolo. Os atributos da tag de abertura são também acessíveis a sua função quando processando a tag de fechamento.

O valor da variável $content depende de que se sua função é chamada pela tag de fechamento ou de abertura. Caso seja a de abertura, ele será null, se for a de fechamento o valor será do conteúdo do bloco de template. Note que o bloco de template já terá sido processado pela Smarty, então tudo que você receberá é saída do template, não o template original.

O parâmetro &$repeat é passado por referência para a função de implementação e fornece uma possibilidade para ele controlar quantas vezes o bloco é mostrado. Por definição $repeat é true na primeira chamada da block-function (a tag de abertura do bloco) e false em todas as chamadas subsequentes à função de bloco (a tag de fechamento do bloco). Cada vez que a implementação da função retorna com o &$repeat sendo true, o conteúdo entre {func} .. {/func} é avaliado e a implementação da função é chamada novamente com o novo conteúdo do bloco no parâmetro $content.

Se você tem funções de bloco aninhadas, é possível descobrir qual é a função de bloco pai acessando a variável $smarty->_tag_stack. Apenas faça um var_dump() nela e a estrutura estaria visível.

See also: register_block(), unregister_block().

Example 16.5. função de bloco

<?php
/*
 * Smarty plugin
 * -------------------------------------------------------------
 * File:     block.translate.php
 * Type:     block
 * Name:     translate
 * Purpose:  translate a block of text
 * -------------------------------------------------------------
 */
function smarty_block_translate($params, $content, &$smarty)
{
    if (isset($content)) {
        $lang = $params['lang'];
        // do some intelligent translation thing here with $content
        return $translation;
    }
}