XOOPS Brasil

 

Chapter 9. Arquivos de Configuração

Arquivos de configuração são úteis para designers que gerenciam variáveis globais para os templates à partir de um arquivo. Um exemplo são as cores do template. Normalmente se você quisesse mudar o tema de cores de uma aplicação, você teria que abrir cada arquivo de template e alterar as cores. Com arquivos de configurações, as cores podem ser armazenadas em um lugar, e apenas um arquivo precisaria ser alterado.

Example 9.1. Exemplo de sintaxe de um arquivo de configuração


# variáveis globais
tituloPagina = "Menu Principal"
corfundoPagina = #000000
corfundoTabela = #000000
corlinhaTabela = #00ff00

[Consumidor]
tituloPagina = "Informações do Consumidor"

[Login]
tituloPagina = "Login"
focus = "nomeusuario"
Intro = """Este é um valor que ultrapassa uma 
           linha. Você deve colocá-lo 
           dentre três aspas."""

# seção invisível
[.BancoDeDados]
host=meu.dominio.com
bd=LIVRODEVISITAS
usuario=usuario-php
senha=foobar


Valores de variáveis de arquivos de configuração pode estar entre aspas, mas não é necessário. Você pode usar tanto aspas simples como duplas. Se você tiver um valor que ocupe mais de uma linha, coloque-o dentre três aspas ("""). Você pode colocar comentários em arquivos de configuração com qualquer sintaxe que não é válida para um arquivo de configuração. Nós recomendamos usar um # (cancela) no início de cada linha que contém o comentário.

Este arquivo de configuração tem duas seções. Nomes de seções devem estar entre conchetes []. Nomes de seção podem ser string arbritraria que não contenham os símbolos [ ou ]. As quatro variáveis no topo são variáveis globais, ou variáveis que não pertencem à uma seção. Estas variáveis sempre são carregadas do arquivo de configuração. Se uma seção em particular é carregada, então as variáveis globais e as variáveis desta seção também são carregadas. Se uma variável de seção e global já existirem, a variável de seção será utilizada. Se você tiver duas variáveis na mesma seção com o mesmo nome, a última será utilizada.

Arquivos de configuração são carregados no template usando a função embutida config_load.

Você pode esconder as variáveis ou uma seção inteira colocando um ponto antes do nome da seção ou variávei. Isso é útil em casos no qual sua aplicação lê arquivos de configuração e obtém dados sensíveis que não são necessários para o sistema de templates. Se a edição de seus templates é terceirizada, você terá certeza que eles não irão ler os dados sensíveis do arquivo de configuração que é carregado no template.