XOOPS Brasil

 

Chapter 10. Debugging Console

Há um console para debug incluso no Smarty. O console informa à você todos os templates incluídos, variáveis definidas e variáveis de arquivos de configuração do template atual. Um template chamado "debug.tpl" está incluso com a distribuição do Smarty o qual controla a formtação do console. Defina a variável $debugging para true no Smarty, e se necessário defina $debug_tpl com o caminho do diretório onde está o arquivo debug.tpl (o diretório padrão é o da constante SMARTY_DIR). Quando você carrega uma página, um javascript abre uma janela pop-up e fornece à você o nome de todos os templates incluídos e variáveis definidas ara a página atual. Para ver as variáveis disponíveis para um template específico, veja a função {debug}. Para desabilitar o console de debug, defina a variável $debugging para false. Você também pode ativar temporariamente o console de debug colocando na URL, caso você tenha ativado esta opção na variável $debugging_ctrl.

Nota Técnica

O console de debug não funciona quando você usa a API fetch(), somente quando você estiver usando display(). Isto é um conjunto de comandos em javascript adicionados ao final do template gerado. Se você não gosta de javascript, você pode editar o template debug.tpl para exibir saída no formato que você quiser. Dados do debug não são armazenados em cache e os dados do debug.tpl não são inclusos no console de debug.

Note

O tempo de carregamento de cada template e arquivo de configuração são exibidos em segundos, ou então frações de segundo.