XOOPS Brasil

 

8.4. Diferenças de Recursos entre o MaxDB e o MySQL

A lista a seguir fornece um pequeno resumo das principais diferenças entre o MaxDB e o MySQL; ela não esta completa.

  • MaxDB funciona como um sistema cliente/servidor. O MySQL pode fincionar como um sistema cliente/servidor ou como um sistema embutido.

  • O MaxDB não pode ser executado em todas as plataformas suportadas pelo MySQL. Por exemplo, o MaxDB não funciona no OS/2 da IBM.

  • O MaxDB usa um protocolo de rede proprietário para comunicação cliente servidor, enquanto o MySQL usa o TCP/IP (com ou sem criptografia SSL), sockets (sob sistemas do tipo Unix) ou named pipes (sob sistemas da familia Windows-NT).

  • O MaxDB suporta stored procedures. Para o MySQL, stored procedures não estão programadas para implementação até a versão 5.0. O MaxDB também suporta programação de triggers por meio de extensão SQL, que está previsto para o MySQL 5.1. O MaxDB contém um depurador para linguagens com stored procedures, pode fazer cascade de triggers aninhados e suporta vários triggers por ação e linha.

  • O MaxDB é distribuído com interface de utilizadores em modo texto, gráfico ou baseado web. O MySQL é distribuído apenas com interfaces de utilizadores em modo text; uma interface gráfica do utilizador (MySQL Control Center) é distribuída separadamente da distribução principal. Interfaces com o utilizadores baseada em Web para o MySQL são ofereceidas por terceiros.

  • O MaxDB suporta um número de interfaces de programação também suportadas pelo MySQL. No entanto, o MaxDB não suporta RDO, ADO, ou .NET, os quais são suportadas pelo MySQL. O MaxDB suporta SQL embarcado apenas com C/C++.

  • O MaxDB contém recursos administrativos que o MySQL não tem: Agendamento de tarefas por hora, evento, e alerta , e permite enviar mensagens para um administrador de banco de dados nos avisos.