XOOPS Brasil

 

Capítulo 8. Introdução ao MaxDB

MaxDB é um banco de dados empresarial. O MaxDB é o novo nome de um sistema de gerenciamento de banco de dados formalmente chamado SAP DB.

8.1. Historia do MaxDB

A história do SAP DB vem do ínicio dos anos 80, quando ele foi desenvolvido como um produto comercial (Adabas). O banco de dados mudou de nome diversas vezes desde então. Quando a SAP AG, uma companhia Alemã tomou conta do desenvolvimento deste sistema de banco de dados, ele foi chamado de SAP DB.

A SAP desenvolve sistemas de banco de dados para servir como um sistema de armazenamento para todas as aplicações pesadas SAP, chamadas R/3. O SAP DB foi criado para fornecer uma alternativa para sistemas de banco de dados como o Oracle, Microsoft SQL Server, ou DB2 da IBM. Em Outubro de 2000, A SAP AG liberou o SAP DB soba licença GNU GPL (see Apêndice H, GPL - Licença Pública Geral do GNU), fazendo dele um programa open source. Em Outubro de 2003, mais de 2000 clientes da SAP AG estavam usando SAP DB como o seu principal sistema de banco de dados, e mais de outros 2000 clientes o estavam usando como um sistema de banco de dados a parte além do banco de dados principal, como parte de uma solução APO/LivaCache.

Em Maio de 2003, uma parceria foi formada entre a MySQL AB e a SAP AG. Esta parceria permite à MySQL AB desenvolver no SQP DB, renomeá-lo e a vender licenças comerciais do SAP DB para clientes que não queiram ser limitados pelas restrições impostas a eles quando usam o sistema de banco de dados sob uma licença GNU GPL (see Apêndice H, GPL - Licença Pública Geral do GNU). Em Agosto 2003, o SAP DB foi renomeado para MaxDB pela MySQL AB.