XOOPS Brasil

 

Capítulo 3. Tutorial de Introdução Do MySQL

Este capítulo fornece um tutorial de introdução ao MySQL demonstrando como usar o programa cliente mysql para criar e usar um banco de dados simples. mysql (algumas vezes apresentado como o ``terminal monitor'' ou apenas ``monitor'') é um programa interativo que lhe permite conectar a um servidor MySQL, executar consultas e visualizar os resultados. mysql pode também ser executado em modo batch: você coloca suas consultas em um arquivo, depois diz ao mysql para executar o conteúdo do arquivo. Cobrimos aqui ambas as formas de utilizar o mysql.

Para ver uma lista de opções conhecidas pelo mysql, chame-o com a opção --help:

shell> mysql --help

Este capítulo presume que o mysql está instalado na sua máquina e que um servidor MySQL está disponível para quem puder conectar. Se isto não for verdade, contate seu administrador MySQL. (Se você é o administrador, você precisará consultar outras seções deste manual.)

Este capítulo descreve todo o processo de configuração e uso de um banco de dados. Se você estiver interessado em apenas acessar um banco de dados já existente, podera pular as seções que descrevem como criar o banco de dados e suas respectivas tabelas.

Como este capítulo é um tutorial, vários detalhes são necessariamente omitidos. Consulte as seções relevantes do manual para mais informações sobre os tópicos cobertos aqui.

3.1. Conectando e Desconectando do Servidor

Para conectar ao servidor, normalmente você precisará fornecer um nome de utilizador quando o mysql for chamado e, na maioria dos casos, uma senha. Se o servidor executa em uma máquina diferente de onde você está, você também precisará especificar um nome de máquina. Contate seu administrador para saber quais parâmetros de conexão você deve usar para conectar (isto é, qual máquina, utilizador e senha usar). Uma vez que você saiba quais os parâmetros corretos, você deve estar pronto para conectar da seguinte forma:

shell> mysql -h servidor -u usuario -p
Enter password: ********

Os asteriscos (********) representam sua senha; digite-a quando o mysql mostrar o prompt Enter password:.

Se isto funcionar, você deve ver algumas informações iniciais seguidas de um prompt mysql>

shell> mysql -h host -u user -p
Enter password: ********
Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g.
Your MySQL connection id is 25338 to server version: 4.0.14-log
Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the buffer.
mysql>

O prompt lhe diz que o mysql está pronto para que você digite os comandos.

Algumas instalações MySQL permitem aos utilizadores de se conectarem como utilizadores anônimos ao servidor executando na máquina local. Se isto é o caso na sua máquina, você deve conseguir conectar ao servidor chamando o mysql sem qualquer opção:

shell> mysql

Depois de você conectar com sucesso, você pode disconectar a qualquer hora digitando QUIT (ou \q) no prompt mysql>:

mysql> QUIT
Bye

No Unix, você também pode desconectar pressionando Control-D.

A maioria dos exemplos nas seções seguintes assumem que você já está conectado ao servidor. Isto é indicado pelo prompt mysql>.