XOOPS Brasil

 

1.4. Suporte e Licenciamento do MySQL

Esta seção descreve os contratos de licenciamento e suporte do MySQL.

1.4.1. Suporte Oferecido pela MySQL AB

O suporte técnico do MySQL AB significa respostas individualizadas as seus problemas particulares diretamente dos engenheiros de software que codificaram o MySQL.

Tentamos ter uma visão ampla e inclusiva de suporte técnico. Qualquer problema envolvendo o MySQL é importante par nós se for importante para você. Normalmente os clientes procuram ajuda em como comandos e utilitários diferentes funcionam, remover gargalos de desempenhos, restaurar sistemas com falhas, entender impactos do sistema operacional e rede no MySQL, configurar melhor práticas de backup e restauração, utiluizaar APIs, e assim por diante. Nosso suporte cobre apenar o servidor MySQL e nossos próprios utilitários, e não produtos de terceirosque acessam o servidor MySQL, embora tentamos ajudar com eles quando podemos.

Informações detalhadas sobre nossas várias opções de suporte é dado em

Suporte técnico é como seguro de vida. Você pode viver felizsem ele durante anos, mas quando sua hora chegar ele é de grande importância, mas já é muito tarde para adquirí-lo. Se você utiliza o MySQL Server para aplicações importantes e encontrar dificuldades repentinas, você pode gastar horas tentando resolver os problemas sozinho. Você pode precisar de acesso imediato aos responsáveis pela solução de problemas do MySQL dsiponíveis, contratados pela MySQL AB.

1.4.2. Copyrights e Licenças Usadas pelo MySQL

MySQL AB possui os direitos sobre o código fonte do MySQL, as logomarcas e marcas registradas do MySQL e este manual. Veja mais informações sobre isto na Seção 1.3, “Visão Geral da MySQL AB”. Diversas licenças são relevantes a distribuição do MySQL:

  1. Todo o código específico do MySQL no servidor, a biblioteca mysqlclient e o cliente, assim como a biblioteca GNU readline é coberta pela GNU General Public License. Veja mais informações sobre isto na Apêndice H, GPL - Licença Pública Geral do GNU. O texto desta licença podee ser encontrado no arquivo COPYING na distribuição.

  2. A biblioteca GNU getopt é coberta pela GNU Lesser General Public License. Veja http://www.fsf.org/licenses/.

  3. Algumas partes da fonte (a biblioteca regexp) é coberta por um copyright no estilo Berkeley.

  4. Versões mais antiga do MySQL (3.22 e anteriror) estão sujeitos a uma licença estrita (http://kb.askmonty.org/en/mariadb-license). Veja a documentação da versão específica para mais informação.

  5. O manual de referência do MySQL atualmente não é distribuído sob uma licecnça no estilo da GPL. O uso deste manual está sujeito aos seguintes termos:

    • A conversão para outros formatos é permitido, mas o conteúdo atual não pode ser alterado ou editado de modo algum.

    • Você pode criar uma cópia impressa para seu próprio uso pessoal.

    • Para todos os outros usos, como venda de cópias impressas ou uso (de partes) do manual em outra publicação, é necessários um acordo com a MySQL AB previamente escrito.

    Envie-nos email para para maiores informações ou se você estiver interessado em fazer a tradução.

Para informações sobre como as licenças do MySQL funcionam na prática, de uma olhada em Seção 1.4.3, “Licenças do MySQL”. Veja também Seção 1.4.4, “Logomarcas e Marcas Registradas da MySQL AB”.

1.4.3. Licenças do MySQL

O programa MySQL é distribuído sob a GNU General Public License (GPL), que é provavelmente a melhor licença Open Source conhecida. Os termos formais da licença GPL pode ser encontrado em http://www.fsf.org/licenses/. Veja também http://www.fsf.org/licenses/gpl-faq.html e http://www.gnu.org/philosophy/enforcing-gpl.html.

Como o programa MySQL é distribuído sob a GPL, ele pode ser usa geralmente de graça, mas para certos usos você pode querer ou precisar comprar lincenças comerciais da MySQL AB em http://mariadb.org/. Veja http://kb.askmonty.org/en/mariadb-license para mais informações.

Versões mais antigas do MySQL (3.22 e anteriores) estão sujeitos a uma licença mais estrita (http://kb.askmonty.org/en/mariadb-license). Veja a documentação da versão específica para mais informação.

Note que o uso do programa MySQL sob uma licença comercial, GPL ou a antiga licença do MySQL não dá automaticamente o direito de usar as marcas registradas da MySQL AB. Veja mais informações sobre isto na Seção 1.4.4, “Logomarcas e Marcas Registradas da MySQL AB”.

1.4.3.1. Usando o Programa MySQL Sob uma Licença Comercial

A licença GPL é contagiosa no sentido de que quando um programa é ligado a um programa GPL, todo o código fonte para todas as partes do produto resultante também devem ser distribuídas sob a GPL. Se você não seguir esta exigência do GPL, você quebra os termos da licença e perde o seu direito de usar o programa GPL incluído. Você também corre riscos.

Você precisará de uma licença comercial:

  • Quando você liga um programa com qualquer código GPL do programa MySQL e não que que o produto resultante seja licenciado sob a GPL, talvez porque você queira criar um produto comercial ou manter fechado o código não GPL adicionado por outras razões. Ao comprar a lincença comercial, você não está usando o programa MySQL sob GPL embora o código seja o mesmo.

  • Quando você distribui uma aplicação não GPL que funciona com o programa MySQL e a entrega com o programa MySQL. Este tipo de solução é considerada mesmo se feita em uma rede.

  • Quando você distribui cópias do programa MySQL sem fornecer o código fonte como exigido sob a licença GPL.

  • Quando você quiser dar suporte adional ao desenvolvimento do banco de dados do MySQL mesmo se você não precisar formalmente de uma licença comercial. Comprar o suporte diretamente da MySQL AB é outro bom modo de contribuir com o desenvolvimento do programa MySQL, com vantagens imediatas para você. Veja mais informações sobre isto na Seção 1.4.1, “Suporte Oferecido pela MySQL AB”.

Se você requisita uma licecnça, você precisará de uma para cada instalação do programa MySQL. Ela cobre qualquer número de CPUs na máquina, e nãp há nenhum limite artificial no número de clientes que conectam aom servidor de qualquer modo.

Para licenças comercias, ,visite o nosso site web em http://kb.askmonty.org/en/mariadb-license. Para contrato de suporte, veja http://www.mysql.com/support/. Se você tiver necessidades especiais ou tiver acesso restrito a Internet, contate a nossa quipe de vendas via email em .

1.4.3.2. Usando o Programa MySQL Sem Custo Sob GPL

Você pode utilizar o programa MySQL sem custo sob a GPL se você concordar as condições do GPL. Para detalhes adicionais, incluindo respostas a duvidas comuns sobre a GPL, veja o FAQ gencio da Free Software Foundation em http://www.fsf.org/licenses/gpl-faq.html. Usos comuns da GPL incluem:

  • Quando você distribui sua própria aplicação e o código fonte da MySQL com o seu produto.

  • Quando você distribui o código fonte do MySQL junto com outros programas que não são ligados ou dependentes do sistema do MySQL para suas funcionalidades mesmo se você vender a distribuição comercialmente. Isto é chamado agregação na licença GPL.

  • Quando você não está distribuindo qualquer parte do sistema do MySQL, você pode usá-lo de graça.

  • Quando você for um Provedos de Serviços de Internet (Internet Service Provider - ISP), oferecendo hospedagem web com serviodres MySQL para seus clientes. Encorajamos as pessoas a usarem provedroes que possuem suporte ao MySQL, já que isto lhes dará a confiança qie seus provedores terão, de fato, os recursos para resolver qualquer problema que eles possam experimentar com a instalação do MySQL. Mesmo se um provedor não tiver uma licença comercial ara o MySQL Server, seus clientes devem ter acesso de leitura ao fonte da instalação do MySQL para que seus clientes verifiquem que ela está correta.

  • Quando você usa o banco de dados MySQL em conjunto com um servidor web, você não precisa de uma licença comercial (uma vez que este não é um produto distribuído por você). Isto é verdade mesmo se você executar um servidor web comercial que utilize MySQL Server, pois você não está distribuindo qualquer parte do sistema MySQL. No entanto, neste caso nós gostariamos que você adquirisse o suporte ao MySQL pois o MySQL está ajudandoa sua empresa.

Se o seu uso do banco de dados MySQL não exige uma licença comercial, lhe encorajamos a adquirir um suporte da MySQL AB de qualquer forma. Deste modo você contribui com o desenvolvimento do MySQL e também ganha vantegens imediatas. Veja mais informações sobre isto na Seção 1.4.1, “Suporte Oferecido pela MySQL AB”.

Se você utiliza o bancdo de dados MySQL em um contexto comercial e obtem lucro com o seu uso, pedimos que você ajude no desenvolvimento do MySQL adquirindo algum nível de suporte. Sentimos que se banco de dados MySQL ajudou os seus negócios, é razoável pedirmos que você ajude a MySQL AB. (De outra forma, se você nos pedir suporte, você não só estará usando de graça algo em que colocamos muito trabalhom mas também pedindo que lhe forneçamos suporte de graça também).

1.4.4. Logomarcas e Marcas Registradas da MySQL AB

Muitos utilizadores do banco de dados MySQL deseja mostar o logo do golfinho da MySQL AB em seus web sites,livros ou produtos fechados. Isto é bem vindo, mas deve haver anotações indicando que a palavra MySQL e o logo do golfinho da MySQL são marcas registradas da MySQL AB e só podem ser usadas como indicado na nossa política de marcas registradas em http://www.mysql.com/company/trademark.html.

1.4.4.1. O Logo Original do MySQL

O logo do golfinho do MySQL foi desenhado pela Finnish advertising agency Priority em 2001. O golfinho foi escolhido como um símbolo para o baco de dados MySQL já que ele é esperto, rápido e um animal ágil, se esforándo em navegar pelos oceanos de dados. Nós também gostamos de golfinos.

O logo original MySQL só podem ser usados pr representates da MySQL AB e aqueles que possuem um acordo escrito permitndo-os de fazê-lo.

1.4.4.2. Logomarcas da MySQL que Podem Ser Usadas Sem Permissão de Alteração

Projetamos um conjunto de logos especiais de Uso Condicionale que podem se encontrados em nosso site web em http://www.mysql.com/press/logos.html e usado em sites web de terceiros sem permissões de escrita da MySQL AB. O uso destas logomarcas não são totalmente irrestritas mas, como o nome indica, sujeitos a nossa política de marcas registradasque também está disponível em nosso site. Você deve ler a política de marcas registradas se plabeja usá-las. As exigências são basicamente as apresentadas aqui:

  • Use a logomarca que você preciisa como mostrado no site MySQL. Você pode mudar sua escala para servir as suas necessidades, mas não pode alterar cores ou o desenho, ou alterar os graficos de forma alguma.

  • Deixe evidente que você, e não a MySQL AB, é o criado e proprietário do site que mostra a logomarca do MySQL.

  • Não use a logomarca em detrimento à MySQL AB ou ao valor das marcas registradas da MySQL AB. Nos reservamos o direito de revogar o diretiro de uso da marcas registradas da MySQL AB.

  • Se você utilizar as maracas em um site da web, faça com que ele contenha um link para MySQL.

  • Se você utilizar o banco de dados MySQL sob GPL em uma aplicação, sua aplicação deve ser Open Source deve estar apta a conectar a um servidor MySQL.

Contate-nos via e-mail em para saber sobre os nosso acordos especiais que sirvam as suas necessidades.

1.4.4.3. Quando Você Precisa de Permissão de Alteração para Usar as Logomarcas do MySQL?

Você precisa de permissão escrita da MySQL AB antes de usar as logomarcas do MySQL nos seguintes casos:

  • Quando exibir qualquer logomarca da MySQL AB em qualquer lugar diferente so seu site.

  • Quando exibir qualquer logomarca da MySQL AB exceta as de Uso Condicional mencionadas anteiormente em sites ou outro lugar.

Devido a razões comerciais e legais monitoramos o so das marcas registradas do MySQL em proutos, livros e outros itens. Normalmente exigimos um valor para a exibição das logomarcas da MySQL AB em produtos comerciais, já que achamos razoável que parte dos rendimentos seja retornado para financiar o desenvolvimento do banco de dados MySQL.

1.4.4.4. Logomarcas dos Parceiros da MySQL AB

As logomarcas de parceria do MySQL podem ser usados apenas por companhias e pessoas que possuem um acordo de parceria por escrito com a MySQL AB. Parceiras incluem certificação com treinador ou consultor do MySQL. Para mais informações, Seção 1.3.1.5, “Parcerias”.

1.4.4.5. Usando a Palavra MySQL em Texto Impresso ou Apresentação

A MySQL AB considera bem vindas as referências ao banco de dados MySQL mas deve ser indicado que a palavra MySQL é uma marca registrada da MySQL AB. Por isto, você deve adicionar o simbolo de marca registrada (TM) ao primeiro ou mais proeminente uso da palavra MySQL em um texto e, onde apropriadom indicar que MySQL é uma marca registrada da MySQL AB. Para mais informações, veja nossa política de marcas registradas em http://www.mysql.com/company/trademark.html.

1.4.4.6. Usando a Palavra MySQL em Nomes de Companhias e Produtos

O uso da palavra MySQL em nomes de produtos ou companias ou em dominios de Internet não é permitida sem permissão escrita da MySQL AB.